Cais – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cais para a prática de canoagem, em Ontário, no Canadá.

Um cais (do céltico, através do francês antigo quai) é uma estrutura, geralmente uma plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de uma abra ou de um porto, onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.[1][2] Inclui atracadouros (local para amarras) e pode também incluir píeres, armazéns e outros equipamentos necessários para manipular barcos.

Um cais é também um nível mais alto, ou calçada, geralmente recoberto de pedras, ao longo de um rio ou canal, ou a avenida que passa ao longo dessas calçadas.

Diferença entre cais, ancoradouro e píer[editar | editar código-fonte]

Um cais é uma estrutura ou região construída paralelamente à água, usualmente destinada para embarcações aportarem nela, numa abra ou porto.[3] Uma avenida construída paralelamente à água, ou perto de um cais, pode ser conhecida como um cais, como os quais em Paris ou o Cais José Estelita, na Ilha de Antônio Vaz, em Recife, Pernambuco. (sentido de região ou calçada paralela à água)

Cais Mauá, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil.

Um ancoradouro, embarcadouro ou desembarcadouro é uma estrutura construída especificamente para os navios aportarem, carregarem e descarregarem carga, e para passageiros embarcarem e desembarcarem das embarcações, podendo ser construída em qualquer direção, geralmente em uma área portuária.

Um píer é uma trilha, passarela ou estrutura que avança na água perpendicularmente à terra. É geralmente bem leve, construída a maioria das vezes para pessoas passarem ou trabalharem, mas também serve para embarcações aportarem.[4]

Resumindo: um cais é uma estrutura ou região paralela à água, com o objetivo de embarcações atracarem e pessoas trabalharem, geralmente em um porto. Um ancoradouro tem o objetivo principal de os navios ancorarem[5] e cargas e pessoas terem acesso a ele, e os píeres são estruturas que avançam na água, diferentemente dos cais, que são paralelos à água. Então, uma vez que um ancoradouro está desativado, não sendo usado mais para navios ancorarem, ele é um píer ou um cais, dependendo de sua direção. Um cais usado para navios ancorarem é também um ancoradouro, e um píer pode ser um ancoradouro também, apesar de as estruturas leves dos píeres às vezes serem mais adequadas para pessoas andarem e passarem do que para embarcações atracarem.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Quay». American Heritage Dictionary/Dictionary.com. Consultado em 8 de fevereiro de 2010 
    «Wharf». American Heritage Dictionary/Dictionary.com. Consultado em 8 de fevereiro de 2010 
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 314.
  3. http://www.glen.ufc.br/geslog/admin/documentos/(1)Ciro_Marques2008.pdf
  4. http://www.funtrivia.com/askft/Question84893.html
  5. http://uk.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090121043831AA8WDgZ
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cais