Cadel Evans – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cadel Evans
Nascimento 14 de fevereiro de 1977
Katherine
Estatura 174 cm
Cidadania Austrália
Ocupação ciclista desportivo (en)
Prémios Medalha Australiana dos Esportes, Membro da Ordem da Austrália, Sir Hubert Opperman Trophy & Medal, Sir Hubert Opperman Trophy & Medal, Sir Hubert Opperman Trophy & Medal, Sir Hubert Opperman Trophy & Medal
Página oficial
www.cadelevans.com.au
Estatísticas
Cadel Evans no ProCyclingStats
Cadel Evans em 2011.

Cadel Lee Evans (Katherine, 14 de fevereiro de 1977) foi um ciclista profissional australiano. Aposentou-se em 2015 e defendia a equipe BMC Racing Team onde de integrou em 2010. A sua carreira foi marcada por inúmeras lesões mas conseguiu obter bons resultados no decorrer dos últimos anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Foi oitavo no Tour de France de 2005, fechou entre os cinco melhores colocados em 2006 e foi segundo em 2007 a 23 segundos do jovem Alberto Contador. Venceu a edição de 2006 da Volta à Romandia deixando o seu rival do Tour de 2007 em terceiro.

Em junho de 2007, foi segundo na prova que é considerada como o último teste à forma dos candidatos a vencer o Tour, o Dauphiné Libéré. Já foi Maglia Rosa no Giro, chegando a Milão nesse ano, na 14ª posição.

É um excelente escalador e um grande contra-relogista. No Tour de 2007 foi segundo nos dois contra-relógios, sendo batido por Alexandre Vinokourov e Levi Leipheimer respectivamente, mas poderá ser declarado vencedor do 1º contra-relógio já que o cazaque da Astana acusou positivo num controlo antidoping realizado após a etapa.

Em 2011, alcançou uma grande conquista em sua carreira após ficar em 2º lugar no Tour de France. Ele já havia vencido a 4º etapa do Tour no mesmo ano. Onde a chegada foi muito disputada com Alberto Contador, depois de uma breve subida ao final da etapa. Nessa etapa só foi possível ver quem cruzou a linha de chegada na frente com o recurso do photofinish. Depois de puxar o pelotão principal sozinho, por aproximadamente 9 km de subidas nos Alpes, para ir em busca da fuga de Andy Schleck, diminuindo assim o tempo que Schleck poderia colocar aos outros, e, até mesmo ter decidido o Tour. Evans chegou a 20º etapa atrás de Schleck 57 segundos e, num memorável contra-relógio, conseguiu não só tirar essa diferença, mas também, vencer com o tempo de 1m e 34 segundos, tempo esse que o fez vencer a edição 2011 do Tour de France.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cadel Evans
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.