C – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura a linguagem de programação criada em 1972, veja C (linguagem de programação). Para outros significados, veja C (desambiguação).
 Nota: Devido a limitações técnicas, "C#" redireciona aqui. Para a linguagem criada pela Microsoft, veja C Sharp.
C c
C
A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.
Sistema de escrita alfabeto latino
Representações alternativas
Alfabeto fonético da OTAN charlie
Código Morse –·–·
Código internacional de navegação marítima
Telégrafo óptico
Braille
Alfabeto manual estadunidense

C (plural "cês") é a terceira letra do alfabeto latino. É pronunciado "cê".[1] Tem aparência idêntica à décima nona letra do alfabeto cirílico, С, que equivale foneticamente ao S latino.

História[editar | editar código-fonte]

Na língua etrusca, as consoantes oclusivas não tinham uma pronunciação específica, por isso, usaram o Γ (gama) do alfabeto grego para escrever o seu som /k/. No início, os romanos utilizavam o C tanto para representar o som /k/ como o /g/. Só mais tarde se acrescentou um segmento reto horizontal na zona central direita para produzir o G. É possível, ainda que incerto, que o C tenha apenas representado o /g/ no início, enquanto que a letra K seria utilizada para o som /k/.[2]

Alguns académicos defendem que o ג (gimel) semítico representava um camelo.

Proto-semitic Gimel
Proto-semitic Gimel
Phoenician Gimel Early Greek gamma Greek gamma Etruscan C
Gimel proto-semítico Gimel fenício Gamma do grego primitivo Gamma grego C etrusco

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Português[editar | editar código-fonte]

C é a segunda consoante e terceira letra do alfabeto.

Pronuncia-se /k/ antes das vogais A, O e U e consoantes.

Pronuncia-se /s/ antes das vogais E e I.

Ç (pronuncia-se "cê cedilha") só se pode usar antes das vogais A, O e U.

O dígrafo CH pronuncia-se /ʃ/ em português, histórica e ainda dialetalmente /tʃ/.

Antes da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, era letra muda em algumas palavras no Português europeu, eventualmente servindo para abrir a vogal anterior.

C representa cem na numeração romana.

Outras línguas[editar | editar código-fonte]

Pronúncias de Cc
Pronúncia mais comum: /k/

Idiomas em itálico não usam o alfabeto latino

Língua Dialeto(s) Pronúncia (IPA) Condição Notas
Albanês /ts/
Árabe Árabe cipriota /ʕ/ Latinização
Azeri //
Berbere /ʃ/ Latinização
Bukawa /ʔ/
Catalão /k/
/s/ Antes de e, eu
Tártaro da Crimeia //
Córnica /s/ Formulário Escrito Padrão
Tcheco /ts/
Dinamarquês /k/
/s/ Antes de e, i, y, æ, ø
Neerlandês /k/
/s/ Antes de e, i, y
// Antes de e,i,y em empréstimos do italiano
Inglês /k/
/s/ Antes de e, i, y
Fijiano /ð/
Filipino /k/
/s/ Antes de e, eu
Francês /k/
/s/ Antes de e, i, y
Fula //
Gagauz //
Galego /k/
/θ/ Antes de e, eu
/s/ Antes de e, eu em áreas Seseu
Hausa //
Húngaro /ts/
Indonésio //
Irlandês /k/
/c/ Antes de e, i; ou depois que eu
Italiano /k/
// Antes de e, eu
Curdo Kurmanji //
Letão /ts/
Malaio //
Mandarim Chinês padrão /tsʰ/ Pinyin latinização
Mandingo //
Polonês /ts/
Romeno // Antes de e, eu
/k/
Romanche /ts/ Antes de e, eu
/k/
Gaélico Escocês //
kʰʲ Antes de e, i; ou depois que eu
Servo-Croata /ts/
Eslovaco /ts/
Esloveno /ts/
somali /ʕ/
Espanhol Tudo /k/
Maior parte do Espanhol europeu /θ/ Antes de e, i, y
das Américas, da Andaluzia, das Ilhas Canárias /s/ Antes de e, i, y
Sueco /k/
/s/ Antes de e, i, y, ä, ö
Tártaro /ʑ/
Turco //
Valenciano /k/
/s/ Antes de e, eu
Vietnamita /k/
Palavra-final
/kp/ Palavra-final depois de u, ô, o
Galês /k/
Xhosa /ǀ/
Yabem /ʔ/
Yup'ik do Alasca central //
Zulu /ǀ/

Significados de C[editar | editar código-fonte]

C em Símbolo de direitos Autorais

Alguns académicos defendem que o ג (gimel) semítico representava um camelo. C representa cem na numeração romana.

Histórico[editar | editar código-fonte]

"C" vem da mesma letra que "G". Os semitas deram-lhe o nome de gimel. O sinal é possivelmente adaptado de um hieróglifos egípcios para um bastão de funda de bastão, que pode ter sido o significado do nome gimel. Outra possibilidade é que retratasse um camelo, cujo nome semítico era gamal. Barry B. Powell, um especialista na história da escrita, afirma: "É difícil imaginar como gimel = "camelo" pode ser derivado da imagem de um camelo (pode mostrar sua corcunda, ou sua cabeça e pescoço!)".[3]

Na língua etrusca, essa consoante plosivas não tinha fonação|voz] contrastante, assim, o grego 'Γ' adotado no alfabeto etrusco para representar /k/. Já no alfabeto grego ocidental, Gamma primeiro tomou uma forma '' no etrusco antigo, então ' ' em etrusco clássico. Em latim, eventualmente, assumiu a forma '|c' em latim clássico. Nas primeiras inscrições em Latim, as letras 'c k q' eram usadas para representar os sons /k/ e /ɡ/ (que não eram diferenciado por escrito). Destes, 'q' foi usado para representar /k/ ou /ɡ/ antes de uma vogal arredondada, 'k' antes 'a', e 'c' em outro lugar.[4] Durante o século III aC, um caractere modificado foi introduzido para /ɡ/, e 'c' em si foi mantido para /k/} }. O uso de 'c' (e sua variante 'g') substituiu a maioria dos usos de 'k' e 'q'. Assim, no período clássico e depois, 'g' era tratado como o equivalente da gama grega, e 'c' como o equivalente de kappa; isso mostra na romanização das palavras gregas, como em 'ΚΑΔΜΟΣ', 'ΚΥΡΟΣ', e 'ΦΩΚΙΣ' veio para o latim como 'cadmvs', 'cyrvs' e 'phocis', respectivamente.

Outros alfabetos têm letras homoglíficas para 'c', mas não análogos em uso e derivação, como a letra Cirílico Es (С, с) que deriva do semilunar sigma (letra), nomeado devido à sua semelhança com a lua crescente.

Uso posterior

Quando o alfabeto romano foi introduzido na Grã-Bretanha, ⟨c⟩ representava apenas /k/, e esse valor da letra foi mantido em empréstimos para todas as línguas celtas insulares: em galês,[5] Irlandês e Gaélico Escocês, ⟨c⟩ representa apenas /k/. O Sistema de escrita baseado em latim inglês antigo foi aprendido com os celtas, aparentemente da Irlanda; portanto, ⟨c⟩ em inglês antigo também representava originalmente /k/; as palavras em inglês moderno kin, break, broken, thick e seek vêm todas de palavras em inglês antigo escritas com ⟨c⟩: cyn, brecan, brocen, þicc, e séoc. No entanto, durante o período do inglês antigo, /k/ antes das vogais anteriores (/e/ e /i/) eram palatalizidos, tendo mudado no século X para [tʃ], embora ⟨c⟩ ainda fosse usado, como em cir(i)ce, wrecc(e)a. No continente, entretanto, uma mudança fonética semelhante também estava acontecendo (por exemplo, em italiano).

Em latim vulgar, /k/ tornou-se palatalizado para [tʃ] na Itália e na Dalmácia; na França e na Península Ibérica, tornou-se [ts]. No entanto, para esses novos sons ⟨c⟩ ainda era usado antes das letras ⟨e⟩ e ⟨i⟩. A carta representa assim

Inglês

Em ortografia inglesa, ⟨c⟩ geralmente representa o valor "soft" de /s/ antes das letras ⟨e⟩ (incluindo os dígrafos derivados do latim { {angbr e ⟨oe⟩, ou as ligaduras correspondentes ⟨æ⟩ e ⟨œ⟩), ⟨i⟩ e ⟨y ⟩, e um valor "hard" de k antes de qualquer outra letra ou no final de uma palavra. No entanto, há várias exceções em inglês: "soccer" e "pronúncia céltica" são palavras que têm k onde s seria esperado.

O "suave" ⟨c⟩ pode representar o som ʃ no dígrafo ⟨ci⟩ quando este precede uma vogal, como nas palavras 'delicious' e 'appreciate ', e também na palavra "oceano" e seus derivados.

O dígrafo ⟨ch⟩ mais comumente representa tʃ, mas também pode representar k (principalmente em palavras de [ [idioma grego antigo|grego]] origem) ou /ʃ/ (principalmente em palavras de origem francês). Para alguns dialetos do inglês, também pode representar x em palavras como loch, enquanto outros falantes pronunciam o som final como k. O trigrafo ⟨tch⟩ sempre representa tʃ.

O dígrafo ⟨ck⟩ é frequentemente usado para representar o som k após vogais curtas, como "wicket".

C é a décima segunda letra mais usada no idioma inglês (depois de E, T, A, O, I , N, S, H, R, D e L), com uma frequência de cerca de 2,8% em palavras.

Outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Nas línguas românicas francês, espanhol, italiano, romeno e português, ⟨c⟩ geralmente tem um valor "hard" de /k/ e um valor "soft" cuja pronúncia varia de acordo com o idioma. Em francês, português, catalão e espanhol da América Latina e alguns lugares na Espanha, o valor ⟨c⟩ suave é /s/ como em inglês. No espanhol falado na maior parte da Espanha, o ⟨c⟩ suave é uma fricativa dental surda /θ/. Em italiano e romeno, o ⟨c⟩ suave é [t͡ʃ].

As línguas germânicas geralmente usam c para empréstimos ou dígrafos românicos, como ⟨ch⟩ e ⟨ck⟩, mas as regras variam entre os idiomas. Holandesa usa mais ⟨c⟩, para todos os empréstimos românicos e o dígrafo ⟨ch⟩, mas ao contrário do inglês, não usa ⟨c⟩ para nativo Palavras germânicas como komen, "venha". Alemão usa ⟨c⟩ nos dígrafos ⟨ch⟩ e ⟨ck⟩, e o trígrafo ⟨sch⟩, mas apenas por si só em palavras emprestadas e nomes de lugares não assimilados. dinamarquês mantém suave ⟨c⟩ em palavras românicas, mas muda duramente ⟨c⟩ para ⟨k⟩. Sueco tem as mesmas regras para soft e hard ⟨c⟩ que o dinamarquês, e também usa ⟨c⟩ no dígrafo ⟨ck⟩ e a palavra muito comum och, "e". Norueguês, Africâner e Islandês são as mais restritivas, substituindo todos os casos de ⟨c⟩ por ⟨k} } ou ⟨s⟩, e reservando ⟨c⟩ para palavras emprestadas e nomes não assimilados.

Todas as línguas balto-eslavas que usam o alfabeto latino, bem como albanês, húngara, pashto, várias línguas sami, Esperanto, Ido, Interlíngua e notação fonética americanista e naquelas línguas aborígenes da América do Norte cuja ortografia prática deriva dele) use ⟨c⟩ para representar /t͡s/, o som alveolar surdo]] ou o africado sibilante dental surdo. Em Hanyu Pinyin, a romanização padrão de Chinês Mandarim, a letra representa uma versão aspirada deste som, /t͡sh/.

Entre as línguas não europeias que adotaram o alfabeto latino, ⟨c⟩ representa uma variedade de sons. Yup'ik, Indonésia, Malaio, e várias línguas africanas como Hausa, Fula, e Mandinga compartilham o valor italiano suave de /t͡ʃ/. Em Azeri, Tártaro da Crimeia, Curmanji curdo, e Turco ⟨c⟩ significa o contraparte sonora desse som, a africada pós-alveolar sonora /d͡ʒ/. Em língua Yabem e idiomas semelhantes, como Bukawa, ⟨c⟩ significa uma glotal stop oclusiva /ʔ/. Xhosa e Zulu usam esta letra para representar o clique /ǀ/. Em algumas outras línguas africanas, como no alfabeto latino berbere e o alfabeto berbere Tifinagh⟩

1 Também para codificações baseadas em ASCII, incluindo as famílias de codificações DOS, Windows, ISO-8859 e Macintosh

Em Unicode, C também é codificado em vários estilos de fonte para fins matemáticos; ver Símbolos Alfanuméricos Matemáticos.

Outras representações[editar | editar código-fonte]

Letras a outros representações |NATO=Charlie |Morse=–•–• |Caráter=C3 |Braile=⠉ |digitalização=C


Referências

  1. "C" Oxford English Dictionary, 2nd edition (1989); Merriam-Webster's Third New International Dictionary of the English Language, Unabridged (1993); "cee", op. cit.
  2. Sihler, Andrew L. (1995). New Comparative Grammar of Greek and Latin illustrated ed. New York: Oxford University Press. 21 páginas. ISBN 0195083458 
  3. Powell, Barry B. (27 de março de 2009). Escrita: Teoria e História da Tecnologia da Civilização. [S.l.]: Wiley Blackwell. p. 182. ISBN 978 -1405162562 
  4. Sihler, André L. (1995). Nova Gramática Comparativa do Grego e do Latim ilustrado ed. Nova York: Oxford University Press. p. 21. ISBN 0-19-508345-8 
  5. «Lendo galês médio -- 29 ortografia medieval». www.mit.edu. Consultado em 19 de novembro de 2019