Filippo Brunelleschi – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Brunelleschi" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Brunelleschi (desambiguação).
Filippo Brunelleschi
Filippo Brunelleschi
Estátua de Brunelleschi próxima ao Duomo de Florença.
Nome completo Filippo di ser Brunellesco Lapi
Nascimento 1377
República Florentina
Morte 15 de abril de 1446 (69 anos)
República Florentina
Nacionalidade Florentino
Movimento Renascimento
Obras notáveis Santa Maria del Fiore
Hospital dos Inocentes
Capela Pazzi (em parte)

Filippo Brunelleschi (nascido Filippo di ser Brunellesco Lapi; Florença, 1377Florença, 1446) foi um arquiteto e escultor renascentista. Filippo Brunelleschi nasceu em uma família de classe média de Florença; era filho de Giuliana Spini e Brunellesco di Lippo, um advogado. Seu pai tentou influenciá-lo a ser também advogado, mas Filippo preferiu a arte e arquitetura. Começou a vida como ourives e foi, posteriormente, um arquiteto, o pioneiro desta arte na Renascença. Entrou para a história ao concluir a Santa Maria del Fiore, em Florença, uma das primeiras catedrais em estilo renascentista.

Obra[editar | editar código-fonte]

A sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença. Construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octogonal.

Brunelleschi também projetou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituíam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de uma forma racional.

Outra grande obra deste artista é o Palácio Pitti, sendo este o protótipo do estilo palaciano renascentista.

As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capela Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica e, é de salientar ainda que só os elementos arquitetônicos participavam, ou seja, todos os elementos supérfluos foram dispensados: nem retábulos, nem imagens de santos (exceto uns medalhões de Donatello).

O encontro com a perspetiva cônica[editar | editar código-fonte]

Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, Brunelleschi redescobriu os princípios da perspetiva cônica, que, estudados por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Restabeleceu na prática o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distância e a redução no tamanho dos objetos. Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objetos tridimensionais no plano com surpreendente verossimilhança. Um de seus mestres foi o matemático Paolo dal Pozzo Toscanelli, que lhe ensinou geometria linear.

Influência romana na arquitetura

Quando foi chamado a projetar novas igrejas ou outros edifícios, decidiu abandonar inteiramente o estilo tradicional e adotar o programa daqueles que ansiavam por um renascimento da grandeza romana. Consta que ele viajou para Roma e mediu as ruínas de templos e palácios, fazendo esboços de suas formas e ornamentos. Jamais foi sua intenção copiar literalmente esses antigos edifícios. Dificilmente eles poderiam ser adaptados às necessidades da Florença quatrocentista. O que Brunelleschi tinha em mira era a criação de um novo processo de construção, em que as formas da arquitetura clássica fossem livremente usadas para criar novos modos de harmonia e beleza.[1]

Principais trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. E.H. Gombrich (1979). A história da Arte. [S.l.: s.n.] 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escultor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) arquiteto(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.