Brida – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nota: Se procura pela telenovela homônima, veja Brida (telenovela).
Brida
Autor(es) Paulo Coelho
Idioma Português
País  Brasil
Género Romance
Gênero Ficção brasileira
Arte de capa Alceu Nunes
Editora Paralela
Lançamento 2017
Páginas 272
ISBN 9788584390694
Edição portuguesa
Editora Pergaminho
Lançamento 1991
Páginas 289
ISBN 972-711-027-4

Brida é um livro do escritor brasileiro Paulo Coelho, que conta a história de uma bruxa. Considerado um best-seller[1], foi transformado em uma novela na extinta TV Manchete, mas não obteve muito sucesso, e foi interrompida abruptamente no meio da trama.

Com temática extremamente inspiradora, Brida foi publicado pela primeira vez em 1990, com uma tiragem incrível de 100 mil exemplares, e teve sucesso imediato. Ficou mais de cem semanas entre os títulos mais vendidos - um sucesso que se prolonga até os dias de hoje. Em julho de 2017 foi relançado pelo selo Paralela da editora Companhia das Letras uma nova edição do livro.

"Brida é um livro sobre o amor. Todos nós temos a obrigação de achar no mundo nossa alma gêmea. E o amor é essa busca: é decepção, é correr riscos..."[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um romance inspirador que mistura amor, paixão e espiritualidade.

Brida é uma garota irlandesa de 21 anos apaixonada por magia, mas que busca algo além. Isso a leva a conhecer pessoas muito especiais, como um sábio, Mago de Folk, que a ensina a confiar na bondade do mundo e uma mulher, Wicca, que lhe mostra a importância de buscar seu dom e sua alma gêmea. Seu desafio, então, passar a ser conciliar seus relacionamentos com o desejo de ser bruxa.

Sua evolução espiritual e sua busca pela Outra Parte (a famosa alma gêmea) estão retratadas neste livro emocionante e tão interessante quanto os outros livros do autor - segue contudo, o estilo altamente "místico" como "O Diário de um Mago" e "O Alquimista"

Para escrever este romance, Paulo Coelho se inspirou nas histórias contadas pela jovem Brida O'Fern, irlandesa que conheceu durante sua peregrinação pelo Caminho de Roma. O resultado é uma mistura de amor, paixão, mistério e espiritualidade.

"O caminho da sabedoria é não ter medo de errar"[3]

Publicação[editar | editar código-fonte]

Brida foi relançado pelo selo Paralela da editora Companhia das Letras em julho de 2017.

Autor[editar | editar código-fonte]

Nascido em 1947, no Rio de Janeiro, Paulo Coelho atuou como encenador, dramaturgo, jornalista e compositor, antes de se dedicar à literatura. É autor do clássico O Alquimista, o livro brasileiro mais lido de todos os tempos. Paulo Coelho é considerado um fenômeno literário, com sua obra publicada em mais de 170 países e traduzida para 80 idiomas. Juntos, seus livros já venderam 210 milhões de exemplares em todo o mundo. Entre os inúmeros prêmios e condecorações internacionais que recebeu ao longo de sua carreira, estão o Crystal Award, do Fórum Econômico Mundial, e o prestigioso título de Chevalier de L’Ordre National de la Legion d’Honneur. Desde 2002 é membro da Academia Brasileira de Letras e, a partir de 2007, tornou-se Mensageiro da Paz das Nações Unidas.

Referências

  1. O Globo. «paulo-coelho-relata-tortura-sofrida-na-ditadura-militar-isso-que-bolsonaro-quer-celebrar». Consultado em 29 de junho de 2019 
  2. COELHO, Paulo (2017). Brida. São Paulo: Paralela. pp. Orelha 
  3. COELHO, Paulo (2017). Brida. São Paulo: Paralela. 37 páginas 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

COELHO, PAULO. Brida. São Paulo: Paralela, 2017. 272p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.