Brasão do Acre – Wikipédia, a enciclopédia livre

Brasão do Acre
Brasão do Acre
Brasão do Acre
Detalhes
Adoção 1991 ou 1992
Selo da República do Acre

Brasão do estado do Acre é um dos símbolos oficiais desta unidade federativa. O lema presente na borda do brasão, Nec Luceo Pluribus Impar, significa "Não brilho diferente dos outros".

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

Primeira feitura[editar | editar código-fonte]

O primeiro Escudo (brasão) do Acre foi criado no período do Estado Independente do Acre, com a seguinte estrutura:

Selo postal com o brasão da República do Acre em 1899
  • No centro, Estado Independente do Acre - 7 de Agosto de 1902, e um laço com uma frase escrita - "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN".

Segunda feitura[editar | editar código-fonte]

o brasão do estado na heráldica da segunda feitura na capa da Constituição do Estado do Acre 1967.

Em 24 de maio de 1922, o Governador Epaminondas Jácome através da Resolução no 45, criou o segundo brasão, obedecendo a seguinte estrutura:

  • No centro, uma estrela vermelha.
  • Na parte inferior do laço, do lado esquerdo, a data de 6-8-1902. No lado direito a data 24-1-1903, início e término da Revolução Acreana.
  • Contornando a estrela, os dizeres: NEC LUCEO PLURIBUS IMPAR.

Terceira feitura[editar | editar código-fonte]

O brasão Acreano reajustado na administração do Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, valorizando as duas primeiras feituras do brasão.

  • Escudo Oval, com bordadura prata carregada com a divisa: NEC LUCEO PLURIBUS IMPAR - Não inferior a muitas estrelas, encimado pelo Barrete Frígio;

Regulamento[editar | editar código-fonte]

O uso é regulementado pela Lei Estadual N. 1.173, DE 22 de dezembro de 1995, que Regulamenta e define a forma e apresentação do Brasão de Armas do Estado do Acre, sancionada pelo governador Orleir Cameli.[2]

O Brasão faz parte da composição da faixa de governador do Acre.

Descrição heráldica[editar | editar código-fonte]

O brasão do estado do Acre é um dos símbolos oficiais e é inspirado no brasão proposto por Plácido de Castro, também durante a Revolução Acreana.

Como principal referência tem-se a Revolução Francesa, sendo representada pelo boné vermelho que está acima da marca para identificar os Jacobinos. Traz ainda dois ramos de café e tabaco, entrelaçadas por espadas de punho que ilustram a força e a disposição em defender sua terra. Centralizado no escudo, um leopardo simboliza a ferocidade, agilidade e a força. Atrás do animal, uma seringueira representa a riqueza acreana.[3]

A inscrição em latim da frase ‘NEC LUCEO PLURIBUS IMPAR’, significa “Não inferior a muitas estrelas”, outra referência ao estado francês através da figura do Rei Sol Luis XIV.

Versões anteriores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Resolução numero 45 do governo do Território Federal do Acre datada de 24/05/1922
  2. Lei Estadual N. 1.173, DE 22 de dezembro de 1995
  3. «No aniversário de 59 anos do Acre, significados da bandeira, brasão e hino do estado que lutou para ser brasileiro». 15 de junho de 2021. Consultado em 1 de agosto de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.