Brasão de armas de São Marinho – Wikipédia, a enciclopédia livre

O brasão de armas de São Marinho provavelmente originário do século XIV, pode ser visto como um todo, como símbolo da liberdade e da independência da república mais antiga do mundo.

Brasão[editar | editar código-fonte]

Descrição[editar | editar código-fonte]

  • No escudo azul há três montanhas verdes com três torres de prata, que são decoradas com uma vane meteorológica com uma pena de avestruz de prata. As torres simbolizam as três cidadelas de São Marinho (La Guaita, Cesta e La Montale), enquanto as colinas representam as três cimeiras do Monte Titano.
  • O lema "LIBERTAS" (em latim, liberdade). Possivelmente se refere à tomada das vítimas de perseguição política nos anos anteriores de São Marinho, e para a manutenção da independência surpreendente no meio de muitos estados maiores. O lema também poderia ter evoluído a partir das alegadas últimas palavras do fundador Marinu: "Relinquo vos liberos ab utroque homine" (em latim, "Deixo-lhe livre de ambos os homens").[1]
  • Um ramo de carvalho e outro de loureiro, que rodeia o brasão de armas, são símbolos para a estabilidade da república e a defesa da liberdade.
  • A coroa, que serve como símbolo da soberania.

Utilizações[editar | editar código-fonte]

O brasão de armas de São Marinho adorna, entre outras coisas, a bandeira do país e o logotipo da equipa de futebol Sammarinese FSGC.

Notas e referências

  1. Esta frase é um pouco misteriosa na maior probabilidade de se referir, para os dois "homens", cujo poder opressivo de São Marinho tinha decidido separar-se, tornando-se um eremita no Monte Titano: respectivamente o Imperador e ao Papa. Esta afirmação de liberdade, tanto do Estado e da Igreja, porém lendária, sempre foi a inspiração da pequena república. (Fonte: "A República de São Marinho", William Miller, The American Historical Review, vol. 6, N º 4 (Jul., 1901), pp. 633-649)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.