Brasão de armas da Finlândia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Brasão de armas da Finlândia
Brasão de armas da Finlândia
Brasão de armas da Finlândia
Detalhes
Detentor República da Finlândia
Adoção Documentado pela primeira vez na década de 1580.
Versão atual oficial desde 1978.

O Brasão de armas da Finlândia é composto por um leão coroado num campo vermelho, sobre uma espada, a pata dianteira substituída por uma mão blindada brandindo também uma espada. Oficial apenas desde 1978, o brasão de armas foi originalmente criado por volta do ano 1580.

O brasão de armas nacional foi finalmente oficializado em 1978, quando a lei de 26 de Maio de 1978 (381/78) descreveu o brasão de armas da seguinte forma: Num campo vermelho, um leão coroado, em que a pata dianteira é substituída por uma mão brandindo uma espada, em que este está sobre outra espada, e coroado e armado, o leão provido de guarda, armas e armaduras guarnecida a ouro, as pás e as armaduras de prata, o campo coberto com nove rosas de prata.[1]

O brasão de armas aparece na bandeira finlandesa. O leão finlandês também é usado numa ampla variedade de emblemas de diferentes entidades estatais, muitas vezes modificado para descrever as atribuições da unidade ou da autoridade. Por outro lado, os municípios e as regiões costumam usar motivos heráldicos retirados de outro lugar, deixando o leão para utilização do estado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.