Brasão de armas da Alemanha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Brasão de Armas da Alemanha
Brasão de Armas da Alemanha
Brasão de Armas da Alemanha
Detalhes
Detentor República Federal da Alemanha
Adoção 20 de Janeiro de 1950
Escudo De ouro, com uma águia de sable, bicada, lampassada, sancada e armada de goles

O Brasão de Armas da Alemanha é um dos símbolos nacionais da Alemanha. A principal característica do brasão é uma águia. As cores do brasão são similares aos da bandeira da Alemanha (preto, vermelho e dourado). É um dos mais antigos símbolos nacionais da Europa e um dos mais antigos do Mundo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Germanos[editar | editar código-fonte]

Para os Germanos, o corvo negro era o pássaro do deus Odin. Os Romanos reservaram a imagem da águia somente para os mais reverenciados seres, como o Deus supremo e o Imperador; e isso servia como metáfora de invencibilidade. Mais tarde, foi representada através da sua águia imperial, referida em alemão como o Reichsadler, em solo alemão; provavelmente data da época de Carlos Magno (742-814).

Sacro Império Romano-Germânico[editar | editar código-fonte]

Baú da Águia

Em torno do ano de 1200, o ícone da águia preta num campo dourado era geralmente reconhecido como o brasão imperial de armas. Em 1433 a águia de duas cabeças foi adotada pela primeira vez por Sigismundo da Germânia. Desde então águia de duas cabeças começou a ser usada como símbolo do Imperador Romano-Germânico, e também como brasão de armas do Sacro Império Romano-Germânico. A partir da metade do século XV, os respectivos imperadores puseram o emblema de sua dinastia no Baú da Águia. Depois do fim do Sacro Império Romano-Germânico em 1806, um estado germânico e um emblema estatal unificado deixou de existir.

Confederação Germânica[editar | editar código-fonte]

Em 1815, uma Confederação Germânica (Bund) de 39 estados germânicos fundaram no território do império germânico anterior. Ainda em 1848, a confederação não tinha um brasão de armas dela própria. A reunião do congresso federal (Bundestag) em Frankfurt am Main usava um brasão que tinha o emblema do Império Austríaco, pois a Áustria havia tomado a liderança da união. Nela havia uma águia negra de duas cabeças, que os austríacos haviam adotado pouco antes da dissolução do Sacro Império Romano-Germânico.

Durante a Revolução de 1848, um novo brasão de armas do Reich foi adotado pela assembleia nacional alemã, reunida na igreja de São Paulo em Frankfurt. A águia negra de duas cabeças foi mantida, mas sem os quatro símbolos do imperador: a espada, a orbe, o cetro e a coroa. A águia permanecia sobre um escudo dourado; acima, havia uma estrela dourada de cinco pontas. Nos dois lados o escudo era bordeado por duas bandeiras com as cores preto-vermelho-dourado. O emblema, entretanto, jamais ganhou aceitação geral.

Em 1867, a Confederação da Alemanha do Norte foi estabelecida sem a Áustria e os estados do sul alemão, e sob a liderança do Reino da Prússia (ver brasão de armas da Prússia). Um novo brasão de armas foi adoptado, que consistia em um escudo com as cores preto-branco-vermelho, suportado por dois homens selvagens segurando bastões e de pé sobre um pedestal.


Galeria Histórica dos Brasões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entenda o significado do brasão da Alemanha, culturaeviagem.com, 24 de junho de 2013

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brasões da Alemanha
Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.