Blogger – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura pelo termo blogger, veja blogueiro.
Blogger
Google LLC
Slogan Create your free Blog USA
Crie seu blog gratuito BR
Proprietário(s) Google
Requer pagamento? Não
Gênero Blogs
Cadastro Público
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) Inglês, português, etc.
Lançamento Agosto de 1999
Desenvolvedor Pyra Labs
Endereço eletrônico www.blogger.com
Captura de tela do Blogger.Ajuda

Blogger é um serviço do Google criado pela Pyra Labs, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, de forma semelhantemente ao WordPress, mais indicado para usuários que nunca tenham criado um blog, ou que não tenham muito familiaridade com a tecnologia.

O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google e que adotam o endereço. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no Blogspot incluem uma barra de navegação do Blogger, que agora pode ser removida apenas selecionando a opção Desativar Barra de Ferramenta no Menu de Gadgets do Blogger.

História[editar | editar código-fonte]

Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e frequentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador e o texto imediatamente aparece no site.

O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML.

Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores. A Navbar está disponível em várias cores e é configurada na guia Layout da interface do Blogger. Basta clicar no link "Editar" no elemento da página cujo nome é Navbar.[1]

Em julho de 2018, a empresa de segurança Sucuri alertou que invasores digitais estão compartilhando códigos maliciosos em metadados de imagens. As fotos, que parecem ser inofensivas, também estão sendo hospedadas no Blogger. A imagem pode ser visualizada normalmente, sem causar danos ao computador. Entretanto. essas imagens maliciosas, quando processadas de outra forma, podem se transformar em códigos maliciosos que permitiria ataques de hackers.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]