Blink-182 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Blink-182

Performance da banda durante um concerto no Texas, em 2016. Mark Hoppus (esquerda), Travis Barker (fundo) e Matt Skiba (direita).
Informação geral
Origem
País Estados Unidos
Gênero(s)
Período em atividade
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Integrantes Mark Hoppus
Travis Barker
Tom DeLonge
Ex-integrantes Scott Raynor
Matt Skiba
Página oficial blink182.com

Blink-182 (também estilizado como Blink 182[1][2] ou blink-182) é uma banda de rock americana formada no ano de 1992, na Califórnia. Atualmente, o grupo é composto por Mark Hoppus (vocal e baixo), Travis Barker (bateria e percussão) e Tom DeLonge (vocal e guitarra). Fundada originalmente por Hoppus, Tom DeLonge (guitarra e vocal) e Scott Raynor (bateria), a banda focou seu estilo musical no punk rock da Califórnia, ganhando notoriedade no cenário musical através dos concertos e implementando humor escatológico.[nota 1] Hoppus é o único membro constante da banda.

O grupo alcançou grande fama em 1999 com o lançamento do álbum Enema of the State. Em fevereiro de 2005, a banda anunciou em seu site um hiato indefinido. Contudo, em 8 de fevereiro de 2009, eles se reuniriam novamente após quatro anos com planos de voltar aos palcos e estúdios de gravação.

Em 2015, o fundador Tom DeLonge deixou a banda, dando lugar ao vocalista e guitarrista do Alkaline Trio, Matt Skiba.[4] A banda lançou os álbuns California e Nine sem a presença de Delonge.

Em outubro de 2022, a banda anunciou a volta de Tom Delonge a banda e a confirmação de um novo álbum. [5]

História[editar | editar código-fonte]

O início[editar | editar código-fonte]

O Blink-182 era formado por três membros: Thomas Matthew DeLonge, Jr. (Tom) na guitarra e no vocal, Mark Allan Hoppus (Mark) no baixo e vocal, Scott Raynor (Scott) na bateria. O grupo era conhecido no mundo todo por suas melodias pop punk que se tornaram sucessos nas paradas musicais e pelo seu humor nas canções. A banda diferenciava-se das outras bandas punks pelo seu conteúdo humorístico, em contraste às letras de outras bandas do gênero, que apresentam um engajamento político-social; e pela pegada mais pop de seu som.

A história da banda começou quando Scott e Tom se conheceram no ensino médio. Logo após conheceram Mark e o inseriram na banda. Mark ficou ausente do grupo por um tempo, pois tinha problemas com uma namorada, voltando logo após para completar a formação e começar a carreira de sucesso.

Até o fim de 1993 a banda lançou Flyswatter. A demo tape foi gravada com material caseiro, o que explica a fraca qualidade de som. Quem escuta essa demo percebe como a qualidade da banda mudou desde então. Antes do fim do ano, a banda lançou outro cassete conhecido como Buddha. Em torno de mil cópias foram produzidas pela Filter Records. No início de 1994 o Blink lançou seu primeiro álbum de estúdio, Cheshire Cat, lançado pela Grilled Cheese Records. O álbum continha várias novas versões de músicas que apareciam no demo Buddha.

Pouco após o lançamento de Cheshire Cat, o grupo foi ameaçado legalmente por uma banda techno da Irlanda de mesmo nome. Para evitar um processo demorado, o Blink adicionou o número 182 no final de seu nome. Apesar de haver rumores do motivo pelos quais estes números foram escolhidos, todos os membros da banda deixaram claro que eles são totalmente aleatórios, porém há rumores de que o número originou-se do filme Scarface, no qual Al Pacino fala 182 vezes a palavra fuck.

O sucesso[editar | editar código-fonte]

Devido ao estouro do punk rock na década de 1990 (com bandas como Green Day e The Offspring), o Blink-182 assinou com os gigantes da MCA Records. Após mudar-se para Encinitas, Califórnia, a banda gravou o álbum Dude Ranch com o produtor Mark Trombino. O álbum foi um sucesso e os singles, "Josie" e "Dammit" ficaram no topo das paradas dos Estados Unidos.

Travis Barker

Em 1998 a banda teve um problema com Scott, pelo forte consumo de bebidas. Apesar de que alguns acreditam que ele deixou o grupo para conseguir seu diploma na faculdade, ou talvez que ele preferisse ficar na cena underground, ainda não foi esclarecido o que aconteceu. Quando Scott desapareceu durante uma turnê pelos Estados Unidos, a banda precisou de outro baterista para substituí-lo por um concerto. Travis Barker, que estava tocando com a banda The Aquabats, com quem o Blink-182 estava em turnê, decidiu tocar com eles aquela noite. Após aprender todo o set da banda em trinta minutos e tocando todas as canções com facilidade, Mark e Tom decidiram que Travis era o homem que a banda precisava e Scott foi separado do grupo.

Em 1999 foi lançado o aguardado Enema of the State. O álbum teve sucesso, e o Blink-182 ficou famoso entrando para o cenário musical central com aparições na MTV, com singles como "All the Small Things", "What's My Age Again?" e "Adam's Song". "All The Small Things" foi uma canção que humilhava todas as boy bands, incluindo principalmente a banda Backstreet Boys. A canção de Enema of the State teve sua origem no mesmo estilo seguido por bandas como NOFX, Green Day e The Offspring, mas era mais acessível para o rádio e tinha letras com que mais adolescentes podiam identificar-se. Isso fez com que o Blink -182 perdesse sua credibilidade na cena punk principalmente pelo fato de que agora eles dividiam espaço com outras bandas populares de garotos, como os Backstreet Boys e o *NSYNC e foram tachados de "banda de garotinha adolescente" e de "terem se vendido por dinheiro".

Em 2000 foi lançado o único álbum ao vivo da banda, The Mark, Tom, and Travis Show (The Enema Strikes Back!).

Em 2001 o Blink-182 gravou Take Off Your Pants and Jacket, que seguia as mesmas fórmulas básicas do sucesso Enema of the State. A banda continuou sem ganhar nenhuma credibilidade, mas seu sucesso no "mundo rock" ainda era evidente. No mesmo ano, apareceram na capa da revista CosmoGirl e ganharam um prêmio no Nickelodeon's Kids' Choice Award. Essas duas coisas fizeram com que a popularidade do Blink-182 caísse ainda mais no cenário punk, mas projetos laterais de Tom DeLonge e de Travis Barker (Transplants e Box Car Racer) fizeram com que sua credibilidade começasse a crescer lentamente.

Tom DeLonge e Travis Barker em concerto com Mark Hoppus em agosto de 2003 no Bahrein.

Durante esse tempo, o grupo fez outro álbum de sucesso, lançado em 2003. Descrita como uma auto-meditação na decadência romântica, seu quinto álbum de estúdio, Blink-182, (sem título) apresentava os singles "Feeling This", "I Miss You", "Down" e uma influência dos anos 1980, "Always". Travis Barker confirmou que a banda deixou o álbum sem título para representar um Blink totalmente novo. O álbum apresenta um tipo de música mais profundo do que qualquer outra coisa que o Blink-182 já tenha feito, e fez com que ganhassem mais credibilidade no rock moderno enquanto ainda eram exibidos na MTV e em estações de rádio populares. Os críticos falaram que seu som ficou parecido com o estilo do The Police e do U2, apesar de que os membros da banda alegam ter tido maior influência do The Cure, cujo membro Robert Smith apareceu em "All of This". Segundo os ouvintes do álbum, as canções, junto com as letras, ficaram mais profundas. Uma turnê com a banda No Doubt no verão de 2004 também foi um sucesso. Depois da turnê, eles decidiram visitar a Irlanda para conhecer aqueles que já foram seus "inimigos", a banda Blink irlandesa.

Hiato[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2005, o Blink-182 anunciou em seu site oficial um hiato indefinido. No final do mesmo ano a banda lançou a coletânea Greatest Hits. Originalmente, "Carousel" não estava na lista de canções, mas a pedido dos fãs ela foi incluída.

Mark Hoppus e Travis Barker se envolveram em um projeto musical chamado +44, cujo primeiro álbum de estúdio, When Your Heart Stops Beating, saiu em 14 de novembro de 2006. A canção "No It Isn't", feita por Mark para Tom, contém trechos polêmicos como "vamos cortar os nossos pulsos e queimar algo bonito" e "por favor entenda, isso não é apenas um adeus, isso é um eu não agüento você",[6] explicando assim o motivo do fim do Blink-182.

Tom DeLonge também está em uma nova banda, Angels and Airwaves, comentou sobre seu novo projeto: «Assim que acabou toda a confusão do Blink-182 quando estávamos na Europa, tive uma visão muito estranha. Meu coração estava batendo muito rápido durante três semanas seguidas de um jeito que nunca tinha acontecido antes. "Eu senti como se eu tivesse sido tocado por algo e tinha que fazer algo concreto". Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em 23 de maio de 2006, We Don't Need To Whisper. Mark comentou sobre o álbum: "É tudo longo e repetitivo demais. Eu sempre amei a simplicidade das composições e letras do Tom, mas esse disco soa forçado e pretensioso demais".[7] A banda Angels and Airwaves faz covers de algumas canções do Blink-182 como: "Down" e "I Miss You", já o +44, faz covers de "Dammit", "The Rock Show" e "What's My Age Again?".

Mark Hoppus em entrevista para os sites da MTV e B182.com confirmou o fim da banda. De acordo com ele, através de seu empresário, Tom não continuaria na banda por não ter "controle pleno das ações e querer mais tempo com a família". Mark também comentou que o grupo tinha sido uma democracia desde o primeiro dia, mas perto do fim, Tom estava querendo decidir tudo sozinho, segundo Mark ele nem mesmo ligou para acabar com a banda, foi seu empresário que fez isso.[8] Travis Barker em entrevista acusou Tom de ter sido o causador tanto das brigas entre os integrantes, quanto do fim do Blink, dias depois em outra entrevista ele começou a chorar afirmando que Tom nunca mais falou com ele nem com o Mark. Segundo Mark, o que se sabe é que nos últimos tempos o Blink ainda estava junto, mas Tom só se comunicava com ele e Travis por meio do empresário e quando havia reuniões da banda, Tom ficava de cabeça baixa de um lado da sala ao lado do empresário enquanto Mark e Travis ficavam de outro lado. Tom DeLonge também deu várias entrevistas, contando um pouco sobre o hiato, em uma delas na época, afirmava que havia uma possibilidade do grupo lançar um último álbum e encerrar as atividades após esse lançamento.[9]

Retorno e o sexto álbum de estúdio[editar | editar código-fonte]

Em 8 de fevereiro de 2009 Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker reapareceram juntos pela primeira vez, desde a separação, na cerimônia do Grammy Awards. Hoppus anunciou o retorno do grupo, fato confirmado por uma mensagem deixada no mesmo dia no site oficial da banda. O logo da banda também foi atualizado, com um novo visual cromado e agora com seis flechas ao invés de cinco. Tom Delonge confirmou também que o Blink-182 participaria de um grande evento em 2009; e que o Angels & Airwaves não havia acabado, ao contrário do +44, que teve suas atividades encerradas. DeLonge também disse que o novo álbum do Blink-182 será uma fusão de todos os trabalhos que eles já fizeram.

Eles haviam dito que iriam lançar um single antes da turnê de verão e o nome da música também havia sido divulgado: "Up All Night". Porém, posteriormente em uma entrevista, o baixista Mark Hoppus disse que talvez não lançariam durante essa turnê, que começou no dia 23 de julho em Las Vegas e tem mais de 50 shows agendados nos Estados Unidos e Canadá.

Blink-182 se apresentando em 2009.

Em entrevista à Billboard, Tom DeLonge contou que o Blink-182 estava em negociação com a gravadora Interscope e por isto o novo disco apenas ficou pronto em 2011. Tom também estava trabalhando no novo álbum de sua banda paralela, o Angels and Airwaves. Porém na tarde do dia 26 de janeiro de 2010 Mark Hoppus postou em seu Twitter: "2011 está tão longe, farei de tudo para ter o novo álbum do Blink-182 em 2010."

A banda também estava trabalhando em um filme, intitulado Blinkumentary, na qual provavelmente falará um pouco sobre o hiato, a história da banda, sobre sua recente reforma, a gravação de seu novo álbum, e ambos os circuitos reunião. Em 26 de agosto de 2009, um trailer oficial do documentário foi publicado no Youtube. O segundo trailer apareceu no dia 7 de novembro de 2009, e, em seguida, mais um trailer no dia 10 de janeiro de 2010.

O trio esteve no estúdio trabalhando em seu sexto álbum que no momento estava sem título (Neighborhoods), depois de embarcar em uma turnê européia no verão de 2010, sendo eles a atração principal do Reading and Leeds Festival.

No dia 21 de junho de 2010, a estação de rádio KROQ anunciou que a banda iria virar manchete da estação Epicenter Festival no outono de 2010 (ao lado de Eminem e Kiss), causando uma pequena controvérsia envolvendo a desinformação entre a comunidade de fãs, o DJ Stryker, e Mark Hoppus, na qual foi dito que o Blink-182 iria tocar uma nova música. Mas Mark Hoppus esclareceu a polêmica no dia seguinte, revelando que após a realização Epicenter a banda vai voltar ao estúdio para terminar o álbum para o resto de 2010

A turnê européia da banda começou no dia 16 de agosto de 2010, em Aberdeen, na Escócia. O trio irá retornar no início de setembro de 2010 para iniciar os preparativos para o Festival Epicenter 2010. E, além disso, Mark Hoppus estará apresentando um programa de Televisão denominado "A Different Spin with Mark Hoppus".

Em uma entrevista com Tom DeLonge no dia 30 de agosto de 2010, ele disse que você pode ouvir exatamente como será o novo álbum da banda ao ouvir os três projetos laterais dos membros da banda (Angels & Airwaves, +44 e Transplants). Ele também comentou o novo álbum será uma mistura de drum and bass, indie rock e stadium rock. E Tom Delonge também comentou: "Não posso dizer-lhes que fizemos algo parecido antes, mas você pode ver a ponta do Iceberg no último registro".

Além de descrever o álbum como estranho e ambicioso, Mark Hoppus disse à MTV News que o novo álbum do Blink-182 será expansivo. "Passamos por um monte de fatos realmente pesados nos últimos anos. Há uma abundância de material pesado e obscuro para escrever sobre isso ". Nós ainda estamos apenas começando em todo o processo de escrita. Temos cerca de três ou quatro músicas prontas que eu não diria que vai ser um registro obscuro;... nós acho que é realmente um registro expansiva. Há coisas que soa como o que estávamos fazendo registros sobre o Blink-182 de antigamente, e há coisas que soa como o que estávamos fazendo há 10 anos e outras coisas que nunca fizemos antes. ". DeLonge descreveu o novo álbum como uma combinação de diversos projetos laterais da banda, e também tem um certo tom de brincadeira.

Em novembro de 2010 foi anunciado que a banda iria embarcar em mais uma turnê pelo Reino Unido, a partir de 8 de julho até 18 de julho, com mais locais do que sua última turnê. Esta turnê incluiu um desempenho no festival escocês T in the Park 2011. Mais datas foram anunciadas também para a Europa.

Hoppus afirmou em seu blog em novembro de 2010 que o álbum seria concluído em abril ou maio de 2011 e o álbum seria lançado logo depois, em tempo para a turnê. Entretanto, posteriormente Hoppus afirmou em seu Facebook que o lançamento do álbum e a turnê serão adiados para o final de 2011: "A questão é que não queríamos nos apressar e lançar um álbum abaixo do esperado e do que podemos fazer. Nós também não queremos ser uma banda que depende de sucessos passados e toca apenas as mesmas músicas em todas turnês, mesmo que toquemos sempre músicas antigas também. blink-182 precisa fazer novas músicas. Para vocês, e para nós. Eu dei uma longa entrevista para a Kerrang! sobre o adiamento da tour, e espero que tudo possa se explicar. (...) Este precisa ser o melhor álbum que já gravamos e estamos trabalhando duro para alcançar esse objetivo." O novo álbum, intitulado Neighborhoods, foi lançado em 27 de setembro de 2011.[10] O primeiro single, a canção "Up All Night", foi lançado oficialmente em 15 de julho de 2011.[11] O segundo single, lançado no dia 6 de setembro de 2011, foi a faixa "After Midnight". Ambas as canções ganharam clipes, além de um ao vivo para "Heart's All Gone". "Wishing Well" foi lançada como single promocional para a Alternative Radio no dia 21 de novembro de 2011 e também ganhou um vídeo com cenas do nunca lançado documentário "Blinkumentary".[12]

Para promover o novo disco, a banda foi headline da 10th Honda Civic Tour, de 2011, e teve como banda de abertura o My Chemical Romance, além de datas adicionais no Canadá com o suporte de Rancid e Against Me!. Em 2012, embarcaram em uma turnê em comemoração de seu vigésimo aniversário.

Em dezembro de 2012, a banda lançou o EP Dogs Eating Dogs,[13] com cinco faixas, incluindo uma participação especial nos vocais de "Pretty Little Girl", por Yelawolf - rapper que já trabalhou em outros projetos com Barker. Em 2013, a banda saiu em turnê pela Austrália e Travis não participou pelo seu trauma de viajar em aviões. Em seu lugar, foi chamado o baterista Brooks Wackerman, que também substituiu Scott, em 1996.[14] Além desses shows, em 2013 a banda fez uma turnê em comemoração aos 10 anos do disco blink-182, tocando algumas canções que nunca haviam sido apresentadas ao vivo.

Saída de Tom DeLonge e Era Skiba[editar | editar código-fonte]

Matt Skiba em performance com o Blink-182 em 2015.

No final de Janeiro de 2015, a rádio CBS revelou que o guitarrista Tom DeLonge havia deixado o grupo. Segundo a declaração publicada, DeLonge não estava mais interessado em trabalhar com a banda e desejava dedicar-se "a outras atividades fora do mundo da música". Na mesma ocasião, Matt Skiba do Alkaline Trio foi confirmado como substituto temporário de DeLonge,[15] tendo participado de três shows com a banda, inclusive no Musink Festival, organizado por Barker.

Em 2016, a banda anunciou a gravação do sétimo álbum de estúdio, agora com Skiba nos vocais e guitarra.[16] Em abril, 27, o trio lançou uma das canções do álbum, intitulada como Bored to Death, e revelou que o novo trabalho irá se chamar "California" que, segundo Travis Barker, é um "encontro de Enema of the State com Self-Titled".[17]

No dia 1 de julho de 2016 a banda lança seu mais recente trabalho de estúdio, California, produzido por John Feldmann. O álbum recebeu boas críticas de modo geral, mesmo com as inevitáveis comparações entre Matt Skiba e Tom DeLonge. Foi o segundo álbum da banda (além, apenas, de "Take Off Your Pants and Jacket", de 2001) a chegar ao topo da Billboard 200, e o primeiro disco da banda indicado ao Grammy[18]. Destaca-se ainda que, apesar de não haver nenhuma participação especial nos vocais, Patrick Stump (Fall Out Boy) participou da composição das faixas "Sober" e "San Diego", e David Hodges (Ex-Evanescence) de "Home Is Such a Lonely Place", "Teenage Satellites" e "Kings of the Weekend". Esse foi, também, o primeiro álbum da banda a ser indicado ao Grammy.[19]

O álbum foi anunciado no dia 27 de abril de 2016. O single "Bored to Death" estreou no mesmo dia.

No dia 11 de outubro de 2016, o segundo single do álbum, "She's Out Of Her Mind", foi anunciado. No dia 20 de outubro de 2016, seu clipe estreou no quadro Flash Frame, do Spotify. O video faz uma releitura do clássico "What's My Age Again", do álbum "Enema Of The State", de 1999. É estrelado pelas estrelas do Vine, Lele Pons, Hannah Stocking e Vale Genta, além do comediante Adam Devine.

Para promover o álbum, a banda fez uma grande turnê pelos Estados Unidos (com abertura de bandas com A Day To Remeber, All Time Low e The All-American Rejects) além de alguns shows pelo Canadá. Sem Travis Barker (que não anda de avião), passou por alguma cidades na Europa com sets curtos e acústicos para anunciar que em 2017 também haverá uma tour europeia pelo novo disco, na qual tocarão em diversos festivais. Em novembro de 2016, o baterista anunciou que, ainda nesse ano, a banda voltaria ao estúdio para trabalhar numa versão deluxe do álbum ou em um EP com músicas que foram compostas mas acabaram não fazendo parte do "California".[20] Em 19 de maio de 2017, o disco California ganhou uma versão deluxe, com 11 faixas inéditas (muitas delas, originadas das sessões de gravação da versão original do álbum) além de uma versão acústica do single Bored to Death.[21]

O segundo álbum com Matt Skiba na banda, NINE, foi anunciado no dia 25 de julho de 2019[22], e lançado no dia 20 de setembro do mesmo ano. Na mesma época, Mark Hoppus anunciou pelo Reddit uma mudança no cânone oficial da banda, ao considerar Buddha (1994) o primeiro álbum de estúdio do blink-182.[23] Antes da divulgação do trabalho completo, foram lançados os singles "Blame It On My Youth", "Happy Days", "Generational Divide", "Darkside" e "I Really Wish I Hated You". Porém, a controversa[necessário esclarecer] reação aos singles impactou em seu número de vendas e streams na semana de estreia, e o álbum alcançou a terceira colocação na Billboard 200[24]. "Generational Divide"[25] e "Darkside"[26] ganharam vídeos oficiais em junho e agosto de 2019, e contribuíram ainda mais para as reações diversificadas pré-lançamento do álbum. Ao final do ano, a banda lançou participações em músicas do The Chainsmokers, XXXTentacion e Goody Grace, além de um single de natal acompanhado de um clipe divertidíssimo para "Not Another Christmas Song".[27] O portal Loudwire elegeu Nine como um dos 50 melhores discos de rock de 2019.[28]

Em 2019 a banda afirmou que faria uma turnê em comemoração aos 20 anos do Enema of the State, contando com nova participação no festival Musink - que marcou a entrada de Skiba na banda, em 2015.[29]

Volta de DeLonge e "One More Time"[editar | editar código-fonte]

Em 2021, o fundador da banda Mark Hoppus confirmou em suas redes sociais estar em tratamento de um câncer ao publicar uma foto no consultório médico ao lado de equipamentos, com a legenda: "Sim, olá. Um tratamento de câncer, por favor." [30] O membro do Blink informou em setembro de 2022 que estava curado e agradeceu aos fãs pelo apoio. Após diversas sessões de quimioterapia e muito apoio de amigos, família e fãs, o baixista se curou da doença e escreveu: "Acabei de me consultar com o oncologista, e estou livre do câncer!!" [31][32]

Em outubro de 2022 após boatos, o Blink 182 anunciou oficialmente o retorno do membro fundador, Tom DeLonge, além do lançamento de uma nova música Edging. [33][34]

A banda anunciou o lançamento de um novo álbum, o primeiro com DeLonge desde 2011[35] O álbum marcado para lançamento em outubro de 2023, com os lançamentos dos singles "One More Time" e "Dance With Me". [36][37]

Membros[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Blink-182
Álbuns de estúdio

Notas

  1. É um tipo de humor negro relacionado a coprologia, envolvendo defecação, micção, flatulência e outras funções corporais.[3]

Referências

  1. Dude Ranch (liner notes). Blink-182. U.S.: Cargo Music. 1997 
  2. Buddha (remaster) (liner notes). Blink-182. U.S.: Kung Fu. 1998 
  3. Praeger 2007.
  4. Kreps, Daniel; Kreps, Daniel (26 de janeiro de 2015). «Tom DeLonge Leaves Blink-182». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 9 de fevereiro de 2020 
  5. «Blink-182 volta à formação original, anuncia novo single e shows no Brasil». Exame. 11 de outubro de 2022. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  6. «todascifras.com.br Página visitada dia 8 de julho de 2008.» 
  7. «cifraclub.terra.com.br Página visitada dia 8 de julho de 2008.» 
  8. «rockwave.com.br Página visitada dia 8 de julho de 2008.» 
  9. «rockwave.com.br Página visitada dia 8 de julho de 2008.» 
  10. «Blink-182's New Album to Be Titled Neighborhoods». NME.com. NME. 15 de julho de 2011. Consultado em 21 de setembro de 2011 
  11. «Blink-182 to premiere new single 'Up All Night' on Friday (July 15)». NME. 15 de julho de 2011. Consultado em 21 de setembro de 2011 
  12. «Neighborhoods (Blink-182 album)». Wikipedia (em inglês). 9 de novembro de 2016 
  13. Dan Hyman (13 de novembro de 2012). «Blink-182 EP 'A Hundred Times Better' Than Neighborhoods, Says Travis Barker». Rolling Stone. Consultado em 1 de janeiro de 2013 
  14. "Travis Barker Still Struggles with Fear of Flying after Fatal Crash". Página acessada em 16 de junho de 2013.
  15. «Tom DeLonge deixa o Blink 182; Matt Skiba assume o posto temporariamente». MPSIROCK. 26 de janeiro de 2014 
  16. «blink-182 anuncia capa e data de lançamento do novo disco, "California"». Action182.com. 28 de abril de 2016. Consultado em 17 de maio de 2016 
  17. «Travis Barker sobre novo disco: "É um encontro do Enema of The State com Self-Titled"». Action182.com. 2 de maio de 2016. Consultado em 17 de maio de 2016 
  18. «Blink-182 receive first-ever Grammy nomination». Consequence of Sound (em inglês). 6 de dezembro de 2016. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  19. «blink-182 é indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Rock com "California"». Action182.com. 6 de dezembro de 2016 
  20. «California (álbum)». Wikipédia, a enciclopédia livre. 12 de novembro de 2016 
  21. «California (Blink-182 album)». Wikipedia (em inglês). 24 de janeiro de 2020 
  22. «blink-182 Announce New Album NINE, Share New Song: Listen». Pitchfork (em inglês). Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  23. «r/Blink182 - meaning behind the album title». reddit (em inglês). Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  24. «blink-182 Chart History». Billboard. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  25. Hahne, Stephanie (21 de junho de 2019). «blink-182 resgata lado punk na curta e pesada "Generational Divide"; ouça». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  26. Aiex, Tony (28 de agosto de 2019). «blink-182 faz festa no parquinho em novo clipe de "Darkside"; assista». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  27. Childers, Chad. «Blink-182 Issue 'Not Another Christmas Song,' Guest on Two Tracks». Loudwire (em inglês). Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  28. «The 50 Best Rock Albums of 2019». Loudwire (em inglês). Townsquare Media. 5 de dezembro de 2019. Consultado em 13 de março de 2021 
  29. «Blink-182 to play 'Enema Of The State' in full on upcoming tour». NME Music News, Reviews, Videos, Galleries, Tickets and Blogs | NME.COM (em inglês). 5 de junho de 2019. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 
  30. Redação (6 de dezembro de 2021). «Blink-182: Mark Hoppus anunciou diagnóstico de câncer acidentalmente; entenda». Rolling Stone. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  31. «Mark Hoppus, do Blink-182, diz que está curado do câncer: 'Um dia incrível'». G1. 29 de setembro de 2021. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  32. Redação (6 de dezembro de 2021). «Blink-182: Mark Hoppus anunciou diagnóstico de câncer acidentalmente; entenda». Rolling Stone. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  33. «blink-182 confirma retorno de Tom DeLonge à banda e anuncia turnê e single!». Vagalume. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  34. «Tom DeLonge e o retorno ao Blink-182: Os altos e baixos da banda». GQ. 11 de outubro de 2022. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  35. Santos, Lucas Henrique dos (4 de janeiro de 2023). «Blink-182: novo álbum será o melhor da banda até aqui, garante Tom DeLonge». Ok Music Play. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  36. Ribeiro, Pedro Henrique (21 de setembro de 2023). «Blink-182 lança single e clipe "One More Time"; assista». Omelete. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  37. End, Lucas Tavares-Front End / Adriano Franco- Back (18 de setembro de 2023). «Blink-182 anuncia lançamento de seu novo álbum "One More Time..."». A Rádio Rock - 89,1 FM - SP. Consultado em 11 de outubro de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Blink-182