Bill Haywood – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bill Haywood
Bill Haywood
Nascimento 4 de fevereiro de 1869
Salt Lake City
Morte 18 de maio de 1928 (59 anos)
Moscovo
Sepultamento necrópole da Muralha do Kremlin, Haymarket Martyrs' Monument
Cidadania Estados Unidos
Ocupação socialista, sindicalista, político, labor leader
Causa da morte acidente vascular cerebral
Assinatura

William Dudley "Big Bill" Haywood (4 de fevereiro de 1869 – 18 de maio de 1928) foi um operário e sindicalista norte-americano, membro fundador e líder da Industrial Workers of the World (IWW) e membro do comitê executivo do Partido Socialista da América. Durante as duas primeiras décadas do século 20, esteve envolvido em vários importantes conflitos trabalhistas, incluindo as guerras trabalhistas do Colorado, a greve têxtil de Lawrence, e outras greves têxteis em Massachusetts e Nova Jersey.

Haywood foi um defensor do sindicalismo industrial,[1] uma filosofia de trabalho que favorece a organização de todos os trabalhadores de uma indústria em um único sindicato, independentemente de ofício específico ou nível de habilidade; isto contrastava com os sindicatos de ofício segmentados que eram prevalentes na época, como a AFL.[2] Sua crença de que os trabalhadores de todas as etnias deviam estar unidos também entrava em confronto com muitos sindicatos.[3] Sua preferência por ação direta a táticas políticas alienou-o da liderança do Partido Socialista e contribuiu para sua remoção do comitê executivo do partido, em 1913.[4]

Nunca se recusando a conflitos violentos,[4] Haywood era frequentemente alvo de procuradores. Seu julgamento pelo assassinato de Frank Steunenberg em 1907 (do qual ele foi absolvido) chamou a atenção nacional; em 1918, ele foi um dos 101 membros da IWW condenados por violar a Lei de Espionagem de 1917 durante o Primeiro Perigo Vermelho. Em 1921, enquanto estava fora da prisão durante um apelo de sua condenação, Haywood fugiu para a Rússia bolchevique, onde passou os anos restantes de sua vida.[5]

Referências

  1. https://www.pbs.org/weta/thewest/people/d_h/haywood.htm "New Perspectives on the West – William 'Big Bill' Haywood", PBS.org; retrieved March 20, 2006.
  2. William Cahn, A Pictorial History of American Labor. New York: Crown Publishers, 1972; pp. 137, 169.
  3. Howard Zinn, A People's History of the United States. Revised and Updated. New York: HarperCollins, 2009; pp. 337–39.
  4. a b
    Revolutionary Tendencies in American Labor – Part 2," The American Labor Movement: A New Beginning. Resurgence.
  5. "Big Bill Haywood Weds. Can't Speak Russian and Russian Wife Can't Speak English," New York Times, January 14, 1927.