Bill Evans – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bill Evans
Bill Evans
Bill Evans se apresentando no Festival de Jazz de Montreux com o seu trio: Marc Johnson (baixo) e Philly Joe Jones (bateria), 13 de julho de 1978 Foto: Brian McMillen
Informação geral
Nome completo William John Evans
Nascimento 16 de agosto de 1929
Local de nascimento Plainfield, Nova Jérsei
Estados Unidos
Morte 15 de setembro de 1980 (51 anos)
Local de morte Nova Iorque, Nova Iorque
Estados Unidos
Gênero(s) Jazz, modal jazz, hard bop, terceira corrente, cool jazz
Instrumento(s) Piano
Outras ocupações Pianista, compositor, arranjador
Gravadora(s) Riverside Records
Verve Records
Fantasy Records
Afiliação(ões) George Russell
Miles Davis
Cannonball Adderley
Philly Joe Jones
Scott LaFaro
Paul Motian
Eddie Gomez
Marty Morell

William John "Bill" Evans (Plainfield, 16 de agosto de 1929Nova Iorque, 15 de setembro de 1980) foi um pianista norte-americano, considerado um dos mais importantes músicos de jazz da história, sendo até hoje uma das referências do piano de jazz pós-50.

Seu uso da harmonia impressionista, suas interpretações inventivas do repertório tradicional de jazz e suas linhas melódicas sincopadas e polirrítmicas influenciaram toda uma geração de pianistas, incluindo Herbie Hancock, Denny Zeitlin, Chick Corea e Keith Jarrett. Seu trabalho continua a influenciar jovens pianistas como Fred Hersch, Esbjörn Svensson, Bill Charlap e Lyle Mays, e músicos que tocam outros instrumentos, como o guitarrista John McLaughlin.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua mãe era pianista amadora com interesse em compositores clássicos modernos, o que originou sua formação clássica ao piano aos 6 anos de idade. Aprendeu flauta aos 13 anos e também tocava violino.

Nos anos 40, tocou boogie woogie em vários clubes novaiorquinos. Recebeu uma bolsa na Southeastern Louisiana University e se formou em 1950 em piano e ensino de música. Mais tarde, estudou composição na Mannes College of Music. Após algum tempo no exército, tocava em vários clubes de dança com clarinetistas e guitarristas de jazz.

Trabalhando em Nova Iorque na década de 1950, Evans ganhou fama como sideman em bandas tradicionais e as chamadas Third Stream.

Durante esta época, ele teve a oportunidade de gravar em vários contextos com alguns dos maiores nomes do jazz, entre eles George Russell, Charles Mingus, Oliver Nelson e Art Farmer.

Em 1956 lançou seu álbum de estreia, New Jazz Conceptions, para a Riverside Records, já incluindo aquela que se tornaria a sua mais conhecida composição, "Waltz for Debbie".

Em 1958 Evans era o único músico branco no afamado sexteto de Miles Davis. Apesar da pouca duração ( foram só 8 meses) foi uma das colaborações mais frutíferas da história do jazz. Fruto dessa colaboração é o álbum Kind of Blue (lançado em 1959), do qual participaram também Cannonball Adderley (saxo alto), John Coltrane (saxo tenor), Paul Chambers (baixo) e Jimmy Cobb (bateria). Kind of Blue é o álbum mais vendido da história do jazz. Evans deixou o sexteto por conta de seu desejo de trabalhar em projetos próprios, pelos problemas com o uso de drogas e conflitos com outros membros da banda.

No começo da década de 1960 Evans liderou um trio com o baixista Scott LaFaro e o baterista Paul Motian, um dos mais aclamados trios de jazz de todos os tempos. Gravaram Portrait in Jazz, (1959), Explorations, Sunday at the Village Vanguard e Waltz for Debby, todos em 1961.

A morte prematura de LaFaro, aos 25 anos de idade, num acidente automobilístico, lançou Evans e Motian numa profunda crise, com uma interrupção no trabalho em trio, da qual começaram a sair com a chegada do contrabaixista Chuck Israels.

Bill tocou também com Jim Hall, Freddie Hubbard, Stan Getz, com orquestras dirigidas por Claus Ogerman, e com Tony Bennett.

Sua carreira foi encurtada devido a problemas com drogas, que minaram severamente sua saúde; no entanto, Evans conseguiu manter um alto padrão de qualidade musical em sua discografia.

De acordo com o famoso crítico de jazz Joachim E. Berendt, Evans foi o primeiro pianista moderno "modal". Seu fraseado elegante e suas harmonias sofisticadas indicam influências de Debussy, Ravel e, recuando um pouco no tempo, até mesmo Chopin.

Morreu de insuficiência hepática e hemorragia interna provocadas pelo uso continuado de heroína e cocaína.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Riverside Records
United Artists Records
Verve Records
  • Trio '64 (1964)
  • Trio '65 (1965)
  • Bill Evans Trio with Symphony Orchestra (1965)
  • Bill Evans at Town Hall (1966)
  • Intermodulation (com Jim Hall) (1966)
Fantasy Records
  • I Will Say Goodbye (1977)
MPS Records
  • Symbiosis (1974)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]