Betânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Betânia (desambiguação).
Tumba de Lázaro, em Betânia.

Betânia (em língua grega: Βηθανία, em aramaico: ܒܝܬ ܥܢܝܐ Bēṯ ʿAnyā), chamada localmente em árabe de Al-Eizariya ou al-Aizariya (árabe: العيزرية, "[local] de Lázaro"), é uma cidade na Palestina, na Cisjordânia, separada de Jerusalém Oriental pelo muro israelense na Cisjordânia. O nome árabe atual da cidade faz referência à figura de Lázaro de Betânia, que, segundo o Novo Testamento, no Evangelho de João, foi ressuscitado por Jesus na cidade.[1]

O local tradicional do milagre na cidade, o Túmulo de Lázaro, é um local de peregrinação. Nas suas proximidades, há uma mesquita e uma igreja.[1]

A cidade de Betânia está localizada na encosta sudeste do Monte das Oliveiras, e faz divisa com Jerusalém. Com uma população de 22.928 habitantes, segundo o Escritório Central de Estatísticas Palestino, é a segunda maior cidade na província de Jerusalém do Estado da Palestina, depois apenas de Jerusalém Oriental, que foi anexada por Israel e está completamente sob controle de Israel, embora essa anexação não seja reconhecida internacionalmente. Portanto, Betânia é a maior cidade na província sob controle palestino.

É a cidade natal também das personagens bíblicas de Marta e Maria, as irmãs de Lázaro.[2]

Betânia é mencionada diversas vezes (doze, mais exatamente) na Bíblia, como um local visitado por Jesus Cristo. Seu nome foi dado a diversas outras localidades em todo o mundo, de acordo com as variantes em cada idioma.

Há outra Betânia bíblica, a Betânia do Além-Jordão, onde Jesus foi batizado, que se encontra na atual Jordânia e não deve ser confundida com a Betânia próxima a Jerusalém.

Betânia no Novo Testamento[editar | editar código-fonte]

  • Estando próximos de Jerusalém, perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos. (Mc.11/1)
  • Ora Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. (Jo.11/18)
  • Chegaram a Jerusalém, Jesus entrou no templo e, depois de ter examinado tudo quanto o rodeava, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze.
  • Depois afastou-se deles saiu da cidade e foi para Betânia, onde pernoitou.(Mt.21/17)
  • Estava então doente um certo homem, Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. (Jo. 11/1).
  • Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu.(Lc.24/50).
  • Ao aproximar-se de Betfagé, de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos… (Lc.19/29).

Referências

  1. a b «Betânia». Custodia Terrae Sanctae. Consultado em 30 de janeiro de 2024 
  2. Shahin, 2005, p. 332.