Bent Larsen – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bent Larsen
Bent Larsen
Nascimento Jørgen Bent Larsen
4 de março de 1935
Tilsted Parish (Dinamarca)
Morte 9 de setembro de 2010 (75 anos)
Buenos Aires (Argentina)
Cidadania Reino da Dinamarca
Ocupação jogador de xadrez, escritor
Prêmios
Causa da morte hemorragia intracerebral
 Nota: Se procura outros significados, veja Larsen.

Jørgen Bent Larsen (Thisted, 4 de março de 1935 - Buenos Aires, 9 de setembro de 2010) foi um enxadrista dinamarquês.[1]

Bent Larsen foi por vários anos um dos principais enxadristas europeus e um candidato constante, embora pouco feliz, ao mundial.

Estilo de jogo[editar | editar código-fonte]

Larsen costumava usar aberturas pouco convencionais, não só pelo fator surpresa, mas também porque acreditava que elas são perfeitamente sólidas e subestimadas pelos outros grandes-mestres. Assim, ressuscitou a abertura Bird, 1. f4 d5 2.Cf3, e também a que hoje costuma ser chamada de abertura Larsen, 1.b3.

A grande força de Larsen residia no meio-jogo e em seu enfoque inventivo que lhe permitia jogar agressivamente pela vitória. Ele disse que não gostava da rotineira tática profissional de jogar pela vitória com as brancas e pelo empate com as pretas. Existem mais ataques pelos flancos em suas partidas do que de qualquer outro grande-mestre, e isso é deliberado: o ataque pelo lado tem chances de levar a uma simplificação e ao empate, e se falhar ainda da tempo de reagrupar suas peças.

Referências

  1. «Bent Larsen». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 15 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bent Larsen