Benelux – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para a região do noroeste continental europeu, veja Países Baixos (região).
Benelux
Logótipo
Benelux
Logotipo da Benelux
Benelux
Bandeira da Benelux

Os estados-membros da Benelux no continente europeu.
Tipo Organização internacional
Fundação 1943
Sede Bruxelas
Membros
Línguas oficiais Neerlandês e francês
Líderes
Sítio oficial www.benelux.int

Benelux é uma organização econômica da Europa, que gerou o que seria mais tarde a União Europeia.[1] Compreende a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, sendo inicialmente uma área de livre comércio entre estes três países, e mais tarde, a adição da Itália, Alemanha Ocidental e França acabou por criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Posteriormente, esses seis países criaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE).

O Tratado de criação do Benelux (Union Économique Benelux) - União Econômica Benelux, foi firmado durante a Segunda Guerra Mundial em 1944, pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e entrou em vigor em 1 de novembro de 1960. O nome Benelux foi utilizado pela primeira vez neste tratado; é formado pelas iniciais dos nomes dos três países: BElgique, NEderland e LUXembourg. O Benelux tinha como objetivos estimular o comércio e eliminar as barreiras alfandegárias.

Política[editar | editar código-fonte]

A organização é regida pelo denominado Parlamento da Benelux, fundado em 1955. O Parlamento é composto de 49 membros, sendo 21 da Bélgica, 21 dos Países Baixos e 7 de Luxemburgo. O tratado que estabeleceu oficialmente a Benelux garante também o direito de livre comércio e deslocamento de cidadãos entre os países-membros, dando-lhes estímulo comercial. Bruxelas, além de ser a sede da UE, também é reconhecida como a cidade-sede da Benelux.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Geografia da Bélgica

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Benelux