Batman no cinema – Wikipédia, a enciclopédia livre

O personagem fictício Batman, um super-herói de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, tem aparecido em vários filmes desde sua criação. Ele apareceu pela primeira vez em dois seriados da década de 1940, Batman e Batman e Robin. O personagem também apareceu no seriado de 1966, Batman, que foi uma estrelada por Adam West.

Perto do final da década de 1980, os estúdios Warner Bros. começaram a produzir uma série cinematográfica para o personagem, começando com o filme de 1989, Batman, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton. Burton e Keaton retornaram para o filme de 1992, Batman Returns, e em 1995, Joel Schumacher dirigiu Batman Forever, estrelado por Val Kilmer. Schumacher também dirigiu o filme de 1997, Batman & Robin, estrelado por George Clooney. Batman & Robin foi mal recebido tanto pelos críticos quanto pelos fãs do personagem. Depois de um longo tempo em que múltiplos scripts foram desenvolvidos para um possível quinto filme, a Warner Bros decidiu reiniciar a franquia em 2005 com Batman Begins, dirigido por Christopher Nolan. Nolan também dirigiu a sequência de 2008, The Dark Knight, com Bale reprisando seu papel. O terceiro e último filme, The Dark Knight Rises, foi lançado nos cinemas do Brasil no dia 27 de Julho de 2012.

Batman também tem aparecido em vários filmes de animação, enquanto a maioria dos filmes foram lançados diretamente em vídeo, a animação de 1993, Batman: Mask of the Phantasm, foi lançado nos cinemas.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Título original Lançamento original Direção Roteiro Produção Distribuição
Batman: The Movie 30 de julho de 1966 Leslie H. Martinson Lorenzo Semple Jr. William Dozier 20th Century Fox
Enredo: O milionário Bruce Wayne (Adam West) e seu parceiro Dick Grayson (Burt Ward) patrulham as ruas de Gotham City sob as identidades secretas de Batman e Robin. A dupla é convocada pelo Comissário de Polícia James Gordon (Neil Hamilton) para combater a nova ameaça de uma gangue de supervilões liderada por Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith), Charada (Frank Gorshin) e Mulher-Gato (Julie Newmar) que planeja assumir o controle do Conselho de Segurança das Nações Unidas e, assim, dominar o planeta.
Batman 23 de junho de 1989 Tim Burton Sam Hamm
Warren Skaaren
Jon Peters
Peter Guber
Warner Bros.
Enredo: A cidade de Gotham City está mergulhada no caos político e criminoso e acaba controlada pelo mafioso Carl Grissom (Jack Palance). O excêntrico Jack Napier (Jack Nicholson), braço-direito de Grissom, aparentemente morre durante um embate com o Departamento de Polícia de Gotham City. Para a surpresa de todos os seus rivais, Napier ressurge do incidente sob a alcunha de "Coringa" e aterroriza a população local. O milionário Bruce Wayne (Michael Keaton) deixa sua vida reclusa para combater reinado de terror de Coringa enquanto tentar lidar com sua repentina paixão pela repórter Vicki Vale (Kim Bassinger).
Batman Returns 19 de junho de 1992 Tim Burton Daniel Waters Denise Di Novi
Tim Burton
Warner Bros.
Enredo: Gotham City testemunha a ascensão repentina de um excêntrico líder político conhecido como "Pinguim" (Danny DeVito) que conta com os esquemas políticos do bilionário Max Shreck (Christopher Walken) para vencer as eleições locais. O próprio Shreck tem suas ambições secretas alcançar o poder e acaba se tornando alvo dos planos de vingança de Selina Kyle (Michelle Pfeiffer) enquanto tentar tirar seu rival Bruce Wayne (Michael Keaton) de jogada. Com o desenrolar da trama, Selina - agora conhecida como "Mulher-Gato" - e Pinguim juntam esforços para controlar a cidade e eliminar seus rivais em comum.
Batman Forever 16 de junho de 1995 Joel Schumacher Akiva Goldsman Tim Burton
Peter MacGregor-Scott
Warner Bros.
Enredo: O magnata Bruce Wayne (Val Kilmer) se torna alvo da vingança de dois grandes criminosos de Gotham City. Enquanto o antigo promotor público Harvey Dent (Tommy Lee Jones) o culpa pelo acidente que desfigurou seu rosto, seu antigo funcionário Dr. Edward Nigma (Jim Carrey) busca vingança pelas humilhações sofridas nas Empresas Wayne. Enquanto tenta formar sua imagem como filantropo e figura pública de Gotham, Wayne se aproxima cada vez mais da psicóloga Chase Meridan (Nicole Kidman) e abriga o ex-acrobata Dick Grayson (Chris O'Donnell), único sobrevivente de uma tragédia causada pelos novos chefes do crime da cidade.
Batman & Robin 20 de junho de 1997 Joel Schumacher Akiva Goldsman Peter MacGregor-Scott Warner Bros.
Enredo: Após anos defendendo as ruas da violenta e sombria Gotham City, a dupla de vigilantes Batman (George Clooney) e Robin (Chris O'Donnell) enfrenta suas primeiras tensões pessoais. A dupla precisa unir forças novamente para deter Victor Fries (Arnold Schwarzenegger) e Hera Venenosa (Uma Thurman) que planejam implantar um inverno definitivo na cidade ameaçando toda a população. Os heróis precisam correr contra o tempo para salvar a vida de seu mordomo Alfred Pennyworth (Michael Gough) e contam com a ajuda de sua sobrinha Barbara Wilson (Alicia Silverstone).
Batman Begins 25 de junho de 2005 Christopher Nolan David S. Goyer Charles Roven
Emma Thomas
Warner Bros. Pictures
Enredo: Após o assassinato de seus pais e uma infância conturbada, o bilionário Bruce Wayne (Christian Bale) ingressa em uma vida sabática na Ásia, onde é treinado pelo enigmático Ra's al Ghul (Ken Watanabe) em todas as formas de combate e defesa mental. Após anos de mistério, Wayne retorna com a promessa de combater o sistema de corrupção e criminalidade que domina sua cidade natal enfrentando os interesses de mentes perversas como Jonathan Crane (Cillian Murhphy) e Carmine Falcone (Tom Wilkinson). Para tal, o bilionário conta com o apoio de seu mordomo Alfred Pennyworth (Michael Caine), seu funcionário e pesquisador Lucius Fox (Morgan Freeman) e o inflexível Comissário de Polícia James Gordon (Gary Oldman).
The Dark Knight 18 de julho de 2008 Christopher Nolan Christopher Nolan
Jonathan Nolan
David S. Goyer
Emma Thomas
Charles Roven
Christopher Nolan
Warner Bros. Pictures
Enredo: Os principais mafiosos de Gotham City são presos e enfrentam os tribunais quando o tenente James Gordon (Gary Oldman) e o procurador de justiça Harvey Dent (Aaron Eckhart) iniciam uma campanha pública de combate à corrupção. A população local vive tempos de esperança até que a cidade volta a ser atormentada por um misterioso e sádico criminoso conhecido como "Coringa" (Heath Ledger). O milionário Bruce Wayne (Christian Bale) volta às ruas como Batman para combater Coringa enquanto confronta seus próprios dilemas pessoais.
The Dark
Knight Rises
20 de julho de 2012 Christopher Nolan Jonathan Nolan
Christopher Nolan
Emma Thomas
Charles Roven
Christopher Nolan
Warner Bros. Pictures
Enredo: Anos após o reinado de terror e rastro de destruição deixado pelo Coringa, a cidade de Gotham City está se reerguendo enquanto o milionário Bruce Wayne (Christian Bale) assume uma vida total reclusa. O poderoso e cruel Bane (Tom Hardy) assumiu o controle da Liga das Sombras e agora planeja destruir a cidade. Wayne deixa sua vida reclusa e conta com escassos aliados em um jogo de poder e enigmas que o coloca lado a lado com a ladra Selina Kyle (Anne Hathaway) e a misteriosa Miranda Tate (Marion Cotillard).
Joker 4 de outubro de 2019 Todd Phillips Todd Phillips
Scott Silver
Todd Phillips
Bradley Cooper
Emma Tillinger Koskoff
Warner Bros. Pictures
Enredo: O complexo e instável Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) busca alcançar uma vida de estrelato como palhaço profissional enquanto tenta lidar com suas inquietações internas e cuidar de sua mãe, a doente Penny Fleck (Frances Conroy). Conforme mergulhe em seu sombrio e intricado passado, Fleck assume cada vez mais uma violenta e sádica personalidade conhecida como "Coringa".
The Batman 4 de março de 2022 Matt Reeves Matt Reeves
Peter Craig
Matt Reeves
Dylan Clark
Warner Bros. Pictures
Enredo: Após dois anos como vigilante noturno, Bruce Wayne (Robert Pattinson) continua lutando contra os traumas de seu passado enquanto Gotham City se torna palco de uma série de jogos enigmáticos promovidos por um misterioso serial killer conhecido apenas como "Charada" (Paul Dano). Lidando com rivais e aliados no corrupto sistema político de Gotham, Wayne tenta capturar o criminoso e descobrir o verdadeiro legado deixado por seu pai no comando das Empresas Wayne. A intricada rede de ligações criminosas no submundo de Gotham City envolve ainda as atividades ilegais de Selina Kyle (Zoë Kravitz) e Pinguim (Colin Farrell), encarregado do negócio lucrativo do mafioso Carmine Falcone (John Turturro).

Seriados[editar | editar código-fonte]

Lewis Wilson interpretou o Batman na primeira aparição do personagem no filme Batman, em 1943.

The Batman (1943)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Batman

The Batman foi um seriado de 15 capítulos lançado em 1943 pela Columbia Pictures. O filme estrelou Lewis Wilson como Batman e Douglas Croft J. como Robin. Carrol Naish interpretou o vilão, um personagem exclusivo, chamado Dr. Daka. Para completar o elenco estava Shirley Patterson como Linda Page (um interesse amoroso de Bruce Wayne), e William Austin como Alfred. O enredo apresenta Batman, um agente do governo das EUA, tentando derrotar os agentes japoneses do Dr. Daka, no auge da Segunda Guerra Mundial.

O filme é notável por ser a primeira aparição, em live-action, do personagem e também por ter fornecido dois elementos principais da mitologia Batman.[1] O filme introduziu "A Caverna do Morcego" e a entrada do relógio de pêndulo. William Austin, que interpretou Alfred, tinha um físico esbelto e usava um bigode fino, enquanto a versão das revistas em quadrinhos Alfred estava acima do peso e bem barbeado, antes do lançamento da série. A versão em quadrinhos de Alfred foi alterada para coincidir com Austin, e permaneceu assim.

Batman & Robin (1949)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batman & Robin (1949)

Batman & Robin foi outro seriado de 15 capítulos lançado em 1949 pela Columbia Pictures. Robert Lowery interpretou Batman, enquanto Johnny Duncan interpretou Robin. O elenco de apoio inclui Jane Adams como Vicki Vale e o ator veterano Lyle Talbot como Comissário Gordon. O enredo abordou a dupla dinâmica enfrentando Wizard, um vilão encapuzado cuja identidade permanece em mistério em todos os capítulos.

Quadrilogia Batman (1989-1997)[editar | editar código-fonte]

Batman (1989)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batman (1989)
Tim Burton, o diretor de Batman e Batman Returns.

Tim Burton assumiu a direção do primeiro filme da série em 1986. Steve Englehart e Julie Hickson escreveram tratamentos para o filme antes de Sam Hamm escrever o primeiro roteiro.[2] Vários atores foram considerados para o papel de Batman antes de Michael Keaton ser escalado. Keaton causou uma controvérsia, em 1988, pois ele se destacava mais como ator de comédias e muitos observadores duvidaram que ele pudesse retratar um papel sério e dramático. Jack Nicholson aceitou fazer o papel do personagem Coringa, sob condições estritas, que ditou um alto salário, uma parcela dos lucros de bilheteria e seu cronograma de filmagem. Diz-se que o último salário de Nicholson chegou a $ 50 milhões.[3][4] As filmagens foram realizadas no Pinewood Studios e começaram em Outubro de 1988 e terminaram em janeiro de 1989.[5] O orçamento inicial saltou de US$ 30 milhões para US$48 milhões. O filme recebeu críticas positivas, quebrando recordes de inúmeras bilheterias, e ganhou o Oscar de melhor direção de arte. O filme arrecadou mais de US$ 400 milhões, e deixou um legado sobre a percepção moderna do gênero de filmes de super-heróis.[6]

Batman Returns (1992)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batman Returns

Originalmente, Burton não queria dirigir uma continuação por causa de suas emoções com o filme anterior. O primeiro roteiro, escrito por Sam Hamm, mostrava Pinguim e Mulher-Gato em busca de um tesouro perdido. Daniel Waters escreveu um segundo roteiro que deixou Burton satisfeito e acabou o convencendo de reprisar seu papel como diretor. Wesley Strick fez mudanças no roteiro, excluindo as aparições de Harvey Dent e Robin e reescrevendo o clímax.[7] Várias atrizes foram consideradas para o papel da Mulher-Gato antes de Michelle Pfeiffer ser escalada, enquanto Danny DeVito foi escolhido para retratar o Pinguim.[8] As filmagens começaram, em Burbank, Califórnia, em junho de 1991. Batman Returns foi um sucesso financeiro, mas a Warner Bros estava decepcionada com o filme, principalmente pela bilheteria ter rendido menos do que o filme anterior. No entanto, o filme ainda recebeu críticas positivas, mas também recebeu críticas negativas por conta de sua violência e insinuações sexuais que poderiam ser inadequados para crianças. Por conta disso, o McDonald's resolveu não vender o McLanche Feliz do filme.[9]

Batman Forever (1995)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batman Forever
Joel Schumacher, o diretor de Batman Forever e Batman & Robin.

Apesar de Batman Returns ter sido um sucesso financeiro, a Warner Bros sentiu que o filme deveria ter rendido mais dinheiro. O estúdio decidiu mudar a direção da franquia, com a ídeia de um filme menos sombrio e mais familiar. Joel Schumacher substituiu Tim Burton como diretor, enquanto Burton decidiu permanecer como produtor.[10] No entanto, Michael Keaton decidiu não reprisar seu papel por não ter gostado do roteiro do filme,[11] e assim foi substituído por Val Kilmer. Chris O'Donnell foi introduzido como Robin, Jim Carrey estrelou como o Charada, enquanto Tommy Lee Jones estrelou como Duas-Caras. As filmagens começaram em setembro de 1994, e Schumacher teve dificuldades em trabalhar com Kilmer e Jones.[12] Batman Forever foi lançado em 16 de junho de 1995 como um sucesso financeiro, ganhando 350 milhões de dólares em todo o mundo e três indicações ao Oscar, nas categorias de melhor som, melhores efeitos sonoros e melhor fotografia, mas o filme teve revisões misturadas dos críticos.

Batman & Robin (1997)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batman & Robin

O desenvolvimento para Batman & Robin começou após Batman Forever, e Val Kilmer não reprisou seu papel, por causa de conflitos de agenda com The Saint,[13] e foi substituído por George Clooney. Arnold Schwarzenegger estrelou como Senhor Gelo, enquanto Uma Thurman estrelou como Hera Venenosa e Alicia Silverstone como Batgirl. Chris O'Donnell reprisou seu papel como Robin. As filmagens começaram em Setembro de 1996[14] e terminaram em Janeiro de 1997,[15] duas semanas à frente do cronograma de filmagem.[16] Batman & Robin foi lançado em 20 de junho de 1997, e foi alvo de bastantes críticas negativas.[17] Os observadores criticaram o filme por causa de sua abordagem toyetic e camp, e por insinuações homossexuais que foram adicionadas por Schumacher. Ainda assim, o filme foi um sucesso financeiro,[18] mas continua a ser o menos bem sucedido da série de filmes Batman. O filme recebeu inúmeras indicações ao Framboesa de Ouro[19] e está entre os piores filmes de super-heróis de todos os tempos.[20][21]

Batman Triunfante[editar | editar código-fonte]

Batman Triunfante (conhecido também como Batman Unchained ou Batman Triumphant)[22] seria o quinto filme da série Batman,[23] a ser lançado entre 1998 e 1999. George Clooney (Batman) e Chris O'Donnell (Robin) voltariam em seus respectivos papéis e, o vilão principal seria o Espantalho. No entanto, após o fiasco de Batman & Robin (1997), os fãs decidiram que, Joel Schumacher não merecia mais confiança. Mais tarde, Joel decidiu trabalhar na adaptação de Batman: Ano Um, mas, a Warner recusou a ideia. George Clooney foi precipitado ao assinar um contrato para dois filmes. Provavelmente, nem leu o roteiro do primeiro. A Warner decidiu então aproveitar a ideia de Batman: Ano Um, mas, nas mãos de outro homem. Assim, em 2005, saiu Batman Begins, o filme do Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Christian Bale, que recebeu conselhos de Adam West e George Clooney.

Trilogia Batman de Christopher Nolan (2005-2012)[editar | editar código-fonte]

Batman Begins (2005)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batman Begins
Christopher Nolan, o diretor da Trilogia O Cavaleiro das Trevas.

O diretor/roteirista Christopher Nolan e o co-roteirista David S. Goyer começaram a trabalhar em Batman Begins no início de 2003 [24] com o objetivo de um tom mais sombrio e realista, com a humanidade e realismo sendo a base do filme.[25] O filme, que foi filmado principalmente na Inglaterra e Chicago,[26][27] contou com acrobacias tradicionais e modelos em escala, imagens geradas por computador foram usadas minimamente. Christian Bale estrelou como Batman. Liam Neeson estrelou como Ra's al Ghul (embora disfarçado de Henri Ducard) e Cillian Murphy estrelou como O Espantalho. Katie Holmes também autou no filme como o interesse amoroso de Bruce Wayne, Rachel Dawes. Um novo Batmóvel (chamado de Tumbler) e uma nova Bat-roupa foram criados especialmente para o filme.[28][29] Batman Begins recebeu várias críticas positivas e foi comercialmente bem sucedido. O filme estreou em 15 de junho de 2005 nos Estados Unidos e Canadá em 3858 cinemas. O filme arrecadou EUA $ 48 milhões em sua semana de estreia, acabou ganhando 370 milhões dólares em todo o mundo. Recebeu uma taxa de aprovação de 85% total de Rotten Tomatoes, e foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia. Os críticos observaram que o "medo" era um tema comum ao longo do filme, e comentaram que tinha um tom mais escuro em relação aos quatro filmes da franquia anterior do Batman. O filme também popularizou a noção de reinicializações de franquias em Hollywood.[30]

The Dark Knight (2008)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Dark Knight

Christopher Nolan repetiu suas funções como diretor, e trouxe seu irmão, Jonathan, para co-escrever o roteiro do segundo filme. The Dark Knight apresenta Christian Bale, reprisando seu papel como Batman / Bruce Wayne, Heath Ledger como Coringa e Aaron Eckhart como Harvey Dent / Duas-Caras. As filmagens começaram em abril de 2007, em Chicago. O filme também foi filmado em outros locais, incluindo Pinewood Studios e Hong Kong. Em 22 de janeiro de 2008, depois que terminou de gravar as cenas do filme, Ledger morreu de overdose após tomar seu remédio para dormir. A Warner Bros tinha criado uma campanha de publicidade viral para o filme, desenvolvimento de sites promocionais e trailers destacaram capturas de tela de Ledger como o Coringa, mas após a morte de Ledger, o estúdio focalizou a sua campanha promocional.[31][32] O filme foi lançado em 16 de julho de 2008 (na Austrália) e 18 de julho de 2008 (na América do Norte), o filme foi recebido com críticas positivas após o seu lançamento, e se tornou o segundo filme do Batman a ganhar mais de US$ 500 milhões em bilheteria, e o primeiro filme do Batman a faturar mais de um bilhão de dólares no mundo inteiro, e definir numerosos outros registros no processo. Ele recebeu oito indicações ao Oscar, e ganharam dois prêmios no Oscar 2009: Melhor Ator Coadjuvante (uma vitória póstuma para Heath Ledger) e Melhor Edição de Som, tornando-se o segundo filme do Batman a receber uma vitória no Oscar.

The Dark Knight Rises (2012)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Dark Knight Rises

Mais uma vez dirigido por Christopher Nolan e escrito por Nolan e seu irmão Jonathan, "Dark Knight Rises" é o terceiro e último filme da série cinematográfica Batman de Nolan. Christian Bale reprisa como Bruce Wayne/Batman, bem como o retorno ao elenco de Michael Caine como Alfred Pennyworth, Gary Oldman como James Gordon, Morgan Freeman como Lucius Fox e Cillian Murphy como o Dr. Jonathan Crane. O filme também introduz os personagens Selina Kyle, interpretada por Anne Hathaway,[33] uma ladra gatuna cuja presença em Gotham City põe em movimento uma cadeia de eventos que levarão Batman a sair de sua aposentadoria, e Bane, interpretado por Tom Hardy,[33] o antagonista da história.

Nolan inicialmente se mostrou hesitante sobre uma terceira continuação da série, mas concordou em voltar depois de desenvolver uma história com seu irmão e David Goyer, que em sua opinião seria uma conclusão satisfatória para a série.[34] O filme se inspira na série de quadrinhos Batman: Knightfall (1993), série que marcou o surgimento do vilão Bane; em The Dark Knight Returns (1987), em que Batman volta a Gotham City após uma ausência de dez anos, e em Terra de Ninguém (1999), em que um grande terremoto abala Gotham.[35][36] As filmagens ocorreram em várias partes do mundo, incluindo Índia, Londres, Glasgow, Los Angeles, Nova Iorque e Pittsburgh. Nolan usou câmeras IMAX durante a maior parte das filmagens para otimizar a qualidade da imagem. Tal como aconteceu com The Dark Knight, as campanhas de marketing viral começaram cedo para ajudar a promover o filme. Quando as filmagens foram concluídas, a Warner Bros. focalizou a sua campanha, com o desenvolvimento de sites promocionais, liberando os seis primeiros minutos do filme e o trailer de cinema, e enviando peças aleatórias de informações sobre o enredo do filme para várias empresas.

Universo Estendido DC[editar | editar código-fonte]

Batman vs Superman: Dawn of Justice (2016)[editar | editar código-fonte]

Zack Snyder sentiu que um Batman mais velho seria uma justaposição para um Superman mais jovem.

Em 13 de junho de 2013, uma fonte ligada à Warner Bros. afirmou ao jornal The Wrap a existência de discussões sobre mais filmes no gancho de Man of Steel, assim como um possível filme reunindo os dois personagens e Mulher-Maravilha e Aquaman.[37] Posteriormente, a Warner Bros. anunciou a produção de um novo filme co-protagonizado por Batman e Superman. O filme seria uma sequência aos eventos de Man of Steel (2013) e baseado nos quadrinhos The Dark Knight Returns.[38][39][40] Goyer confirmou que a trama seria entorno de um embate entre os dois personagens e admitiu dois supostos títulos: Superman vs Batman ou Batman vs Superman.[41]

Em agosto de 2013, The Holywood Reporter anunciou a contratação de Ben Affleck como Bruce Wayne no novo longa-metragem.[42][43] Em janeiro do ano seguinte, foi anunciada a nova data de estreia para 6 de maio de 2016 visando dar aos produtores "mais tempo para realizar inteiramente sua concepção, dada a natureza complexa da história".[44] O lançamento do filme foi alterado novamente para 25 de março de 2016, desta vez "para evitar uma disputa direta com Captain America: Civil War".[45] Em certo ponto da trama, a Mansão Wayne seria incendiada e Bruce e Alfred Pennyworth mudariam-se para uma residência provisória na Batcaverna. Durante o filme, Bruce é subitamente manipulado por Lex Luthor ao pensar que Superman é um elemento não confiável e uma verdadeira ameaça aos seres humanos. Os pensamentos obscuros de Wayne resultam supostamente do assassinato de Jason Todd pelo Coringa em algum ponto do passado anterior aos eventos do filme. Contudo, ao confrontar Superman com a kryptonita, Batman percebe que este não passa de um ser humano com poderes.

Lançado no início de 2016, Batman vs Superman: A Origem da Justiça (que continua a partir de O Homem de Aço) marca o primeiro encontro entre Batman e Superman, interpretado por Henry Cavill. O elenco inclui também Gal Gadot (como Mulher-Maravilha) e Jesse Eisenberg (como Lex Luthor).

Esquadrão Suicida (2016)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Esquadrão Suicida (filme)

Em fevereiro de 2009, a Warner Bros. estava a desenvolver um filme com o Esquadrão Suicida, tendo Dan Lin como produtor e Justin Marks como roteirista.[46] Em setembro de 2014, David Ayer foi contratado para dirigir e escrever o roteiro principal do filme. Charles Roven também foi contactado para integrar-se ao time de produtores.[47][48] Em novembro de 2014, a companhia anunciou a participação dos personagens Pistoleiro, Harley Quinn, Crocodilo e Coringa, que seriam interpretados respectivamente por Will Smith, Margot Robbie, Adewale Akinnuoye-Agbaje e Jared Leto.[49][50][51] Batman aparece brevemente em flashbacks na captura de Pistoleiro, além de uma breve retratação de sua trama com Crocodilo. Na conclusão do filme, Amanda Waller - que conhece a verdadeira identidade de Batman - pede-lhe proteção após o recente ataque de Magia.

Liga da Justiça (2017)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Liga da Justiça (filme)

Logo após a conclusão da filmagens de Man of Steel, a Warner Bros. contratou Will Beall para produzir um roteiro de um novo longa-metragem sobre a Liga da Justiça.[52] Com o lançamento de Man of Steel em junho de 2013, Goyer foi contratado para escrever o novo filme em substituição a Beall. Em abril de 2014, Zack Snyder foi anunciado como diretor do novo filme, enquanto Goyer permaneceria como roteirista.[53] A companhia supostamente considerou a contratação de Chris Terrio para reescrever o roteiro após seu aclamado trabalho em Batman v Superman.[54]

Em 2017, Ben Affleck retornou como Batman em Liga da Justiça, também teve personagens como Flash (Ezra Miller), Aquaman (Jason Momoa) e Ciborgue (Ray Fisher).

The Batman[editar | editar código-fonte]

Matt Reeves está definido para dirigir The Batman.
Ver artigo principal: The Batman (filme)

Em outubro de 2014, a Warner Bros. anunciou que um filme solo do Batman estava em desenvolvimento, com Affleck definido para reprisar o papel.[55] Em julho de 2015, foi relatado que Affleck estava em negociações para também dirigir e co-escrever o roteiro com Geoff Johns.[56] Após o lançamento de Batman v Superman, o co-presidente da William Morris Endeavour, Patrick Whitesell, confirmou que Affleck havia escrito um roteiro para um filme solo do Batman que ele esperava que fosse escolhido pela Warner Bros.[57] O presidente da Warner Bros, Kevin Tsujihara, confirmou em abril de 2016 que o estúdio estava avançando com o filme solo do Batman, de Affleck, que o ator estrelaria e dirigiria.[58] Em maio de 2016, Jeremy Irons confirmou que ele estaria aparecendo em The Batman,[59] enquanto Affleck afirmou que seu filme solo do Batman iria pegar algumas coisas emprestadas de "grandes histórias em quadrinhos", mas criando uma "história original".[60] Affleck foi oficialmente confirmado como o diretor do filme na San Diego Comic-Con em julho de 2016.[61] Em agosto de 2016, Affleck postou em redes sociais um vídeo de teste de filmagens com o Exterminador. Geoff Johns mais tarde confirmou que o personagem será interpretado por Joe Manganiello.[62] No início de outubro de 2016, Affleck afirmou que o título pretendido para o filme seria The Batman,[63] acrescentando: "Pelo menos é com esse nome que estamos trabalhando. Mas pode mudar."[64] Em dezembro de 2016, Affleck confirmou que o filme estava no caminho certo para começar a ser filmado na primavera de 2017.[65] Mais tarde naquele mês, o executivo da Warner Bros, Greg Silverman, afirmou que o filme seria lançado em 2018.[66] Em janeiro de 2017, Affleck anunciou que estava se afastando como diretor, a fim de se concentrar no papel. Ele continuará a atuar como roteirista, produtor e estrela do filme.[67] Após o anúncio da saída de Affleck da cadeira do diretor, foi reportado que o roteirista de Batman v Superman, Chris Terrio, chegou a reescrever o roteiro original de Affleck e Johns.[68] Em fevereiro de 2017, a Warner Bros anunciou o título de The Batman e que Matt Reeves dirigiria e co-produziria o filme.[69] Em maio de 2019, o ator britânico Robert Pattinson foi confirmado como Batman / Bruce Wayne. [70]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os intérpretes de Bruce Wayne/Batman no cinema, a partir de 1966. Da esquerda para a direita: Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck. Bale estrelou o maior número de filmes do personagem, na Trilogia Cavaleiro das Trevas (2005-2012); seguido por Keaton, que viveu o super-herói em dois filmes. Kilmer e Clooney estrelaram Batman Forever e Batman & Robin, respectivamente. Em 2013, Affleck assumiu o papel nos filmes produzidos para o Universo Estendido DC e Robert Pattinson estrelou no filme The Batman (filme) de 2022

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Filme Data de lançamento Rendimento da bilheteria Ranking Orçamento Ref(s)
Norte América Outros
territórios
No mundo todo Todos os tempos
América do Norte
Todos os tempos
No mundo todo
Batman 23 de junho de 1989 $251,188,924 $160,160,000 $411,348,924 #71
#50(A)
#156 $35 milhões [71]
Batman Returns 19 de junho de 1992 $162,831,698 $103,990,656 $266,822,354 #206
#167(A)
#338 $80 milhões [72]
Batman: Mask of the Phantasm 25 de dezembro de 1993 $5,617,391 $5,617,391 #4,653 [73]
Batman Forever 16 de junho de 1995 $184,031,112 $152,498,032 $336,529,144 #148
#140(A)
#231 $100 milhões [74]
Batman & Robin 20 de junho de 1997 $107,325,195 $130,881,927 $238,207,122 #460 #394 $125 milhões [75]
Batman Begins 15 de junho de 2005 $206,852,432 $167,366,241 $374,218,673 #120 #182 $150 milhões [76]
The Dark Knight 18 de julho de 2008 $534,858,444 $469,700,000 $1,004,558,444 #4
#29(A)
#14 $185 milhões [77]
The Dark Knight Rises 20 de julho de 2012 $448,139,099 $636,300,000 $1,084,439,099 #7
#63(A)
#8 $250 milhões [78]
Batman v Superman: Dawn of Justice 25 de março de 2016 $328,843,925 $542,232,023 $871,075,948 #45 #46 $250 milhões [79]
Batman: The Killing Joke 25 de julho de 2016 $3,775,000 $586,038 $4,361,038 $3.5 milhões [80]
Total $2,233,463,220 $2,363,714,917 $4,597,178,137 $1.178 bilhão
Lista de indicadore(s)
  • Uma célula cinza escuro indica que a informação não está disponível.
  • (A) indica os totais ajustados com base nos preços dos bilhetes atuais (calculado pelo Box Office Mojo).
  • Bilheterias de Batman Begins e The Dark Knight incluem re-lançamentos de 2012.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Filme Rotten Tomatoes
Batman (1966) 80% (30 resenhas)[81]
Batman (1989) 72% (68 resenhas)[82]
Batman Returns 81% (71 resenhas)[83]
Batman: Mask of the Phantasm 82% (28 resenhas)[84]
Batman Forever 40% (58 resenhas)[85]
Batman & Robin 10% (85 resenhas)[86]
Batman Begins 84% (268 resenhas)[87]
The Dark Knight 94% (324 resenhas)[88]
The Dark Knight Rises 87% (335 resenhas)[89]
Batman v Superman: Dawn of Justice 27% (360 resenhas)[90]
Batman: The Killing Joke 45% (31 resenhas)[91]
The Lego Batman Movie 90% (250 resenhas)[92]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Daniels, Les (1999). Batman: The Complete History. [S.l.]: Chronicle Books. pp. 57–59. ISBN 0-8118-4232-0 
  2. Englehat, Steve. «Batman». SteveEnglehart.com. Consultado em 25 de novembro de 2007. So I got to do the second treatment with just the characters that eventually hit the screen: Bruce Wayne, the Batman, Silver St. Cloud, Boss Thorne, and the Joker. 
  3. Stephen Rebello (novembro de 1989). «Sam Hamm - Screenwriter». Cinefantastique. pp. 34–41 
  4. Iain Johnstone (agosto de 1989). «Dark Knight in the City of Dreams». Empire. pp. 46–54 
  5. Joe Morgenstern (1989-04-09). "Tim Burton, Batman and The Joker", The New York Times. Retrieved on 26 October 2008.
  6. Geoff Boucher (15 de outubro de 2008). «Tim Burton talks about Johnny Depp, 'Alice in Wonderland' and 'The Dark Knight'». Los Angeles Times 
  7. David Hughes (2003). «Batman». Comic Book Movies. [S.l.]: Virgin Books. pp. 33–46. ISBN 0-7535-0767-6 
  8. «Big-Game Hunting». Entertainment Weekly. 9 de agosto de 1991. Consultado em 14 de agosto de 2008 
  9. Olly Richards (September 1992). "Trouble in Gotham", Empire, pp. 21—23. Retrieved on 2008-08-14.
  10. «Batman 3». Entertainment Weekly. 1 de outubro de 1993. Consultado em 16 de agosto de 2008 
  11. Jeff Gordinier (15 de julho de 1994). «Next at Batman». Entertainment Weekly. Consultado em 16 de agosto de 2008 
  12. Benjamin Svetkey (12 de julho de 1996). «Holy Happy Set!». Entertainment Weekly. Consultado em 16 de agosto de 2008 
  13. Joel Schumacher, Peter MacGregor-Scott, Chris O'Donnell, Val Kilmer, Uma Thurman, John Glover, Shadows of the Bat: The Cinematic Saga of the Dark Knight Part 6-Batman Unbound, 2005, Warner Home Video
  14. Degen Pener (13 de setembro de 1996). «Holy Hearsay». Entertainment Weekly. Consultado em 11 de novembro de 2008 
  15. Anita M. Busch (10 de janeiro de 1997). «Schumacher on 'Popcorn'». Variety. Consultado em 11 de novembro de 2008 
  16. Michael Mallory; Michael Fleming (5 de março de 1997). «Holy caped caper, IV». Variety. Consultado em 11 de novembro de 2008 
  17. «Batman & Robin Metacritic. Consultado em 20 de junho de 2005 
  18. Dave Karger (11 de julho de 1997). «Big Chill». Entertainment Weekly. Consultado em 11 de novembro de 2008 
  19. «1998 Razzie Awards». Internet Movie Database. Consultado em 14 de novembro de 2008 
  20. «Comix Worst to Best: Batman & Robin (1997)». Rotten Tomatoes. Consultado em 14 de novembro de 2008 
  21. David Fear. «Men in Tights». MSN Movies. Consultado em 14 de novembro de 2008 
  22. Before 'Batman Begins': Secret History of the Movies That Almost Got Made
  23. 10 filmes de Batman e Super-Homem que quase foram feitos
  24. Michael Flemming (27 de janeiro de 2003). «Batman captures director Nolan». Variety. Consultado em 17 de outubro de 2008 
  25. Marc Graser; Cathy Dunkley (8 de fevereiro de 2004). «The bat and the beautiful». Variety. Consultado em 2 de novembro de 2006 
  26. «Batman Begins goes to the source». The Kansas City Star. 25 de junho de 2004 
  27. «35 East Wacker Drive». Emporis. 2007. Consultado em 14 de maio de 2007 
  28. Brain, Marshall. «How the Batmobile Works». HowStuffWorks. Consultado em 5 de novembro de 2006 
  29. «Batman Begins Production Notes – The Batsuit & Gadgetry». Warner Bros. Consultado em 6 de novembro de 2006 
  30. Shawn Adler (14 de agosto de 2008). «He-Man Movie Will Go Realistic: "We're Not Talking About Putting Nipples On The Trapjaw Suit"». MTV Movies Blog. Consultado em 3 de setembro de 2008 
  31. Marshall Crook; Peter Sanders (24 de janeiro de 2008). «Advertising: Will Marketing Change After Star's Death?». The Wall Street Journal. pp. B1. Consultado em 4 de junho de 2008 
  32. «Ledger's Death Puts Last Films in a Bind». CNN. 24 de janeiro de 2008. Consultado em 10 de julho de 2008 
  33. a b O'Hara, Helen (21 de novembro de 2011). «News On The Dark Knight Rises». Empire. Bauer. Consultado em 23 de novembro de 2011 
  34. "Merrick" (pseudônimo) (5 de dezembro de 2008). «Nolan Talks Dark Knight Blu-Ray, a 100,000 Person Screening of the Film (Featuring Live Q & A w/ Nolan), TDK Sequel, and More!!». Ain't It Cool News. Consultado em 6 de dezembro de 2008  WebCitation archive.
  35. «Bat Signal Up : Here's what we know so far about The Dark Knight Rises». moviehole.net. 12 de dezembro de 2011. Consultado em 14 de dezembro de 2011 
  36. Brooker, Will (7 de junho de 2012). «Clues from the Comics About Batman's Fate in The Dark Knight Rises». Io9.com. Consultado em 21 de julho de 2012 
  37. «Why 'Man of Steel' Holds the Key to Warner Bros.' Future Franchises». The Wrap 
  38. Sperling, Nicole (20 de julho de 2013). «Comic-Con 2013: 'Superman & Batman' movie will follow 'Man of Steel'». Los Angeles Times 
  39. «Superman and Batman Film set for Comic-Con Reveal». The Hollywood Reporter. 20 de julho de 2013 
  40. Anders, Charlie Jane (20 de julho de 2013). «They're doing a Superman/Batman movie... but that's not the big news». io9 
  41. Collura, Scott (23 de julho de 2013). «Comic-Con: Man of Steel Sequel Likely Called Batman Vs. Superman». IGN 
  42. «Ben Affleck is Batman for 'Man of Steel' sequence». The Hollywod Reporter. 22 de agosto de 2013 
  43. Schillaci, Sophie (22 de agosto de 2013). «Ben Affleck Is Batman for 'Man of Steel' Sequel». The Hollywood Reporter 
  44. «Warner Bros. Pictures Pushes Batman vs. Superman Back to 2016». ComingSoon.net. 17 de janeiro de 2014 
  45. Sneider, Jeff; Cunningham, Todd (6 de agosto de 2014). «Warner Bros. Blinks in Marvel Showdown: 'Batman v Superman' Avoids 'Captain America 3'». The Wrap 
  46. McNary, David. «Warner Bros. sets up 'Suicide Squad'». Variety 
  47. «Warner Bros. circling David Ayer for adaptation of DC Comics 'Suicide Squad'». Variety 
  48. Kit, Borys (25 de fevereiro de 2009). «Scribe In for 'Suicide Squad' Pact». The Hollywood Reporter 
  49. «'Suicide Squad' Cast Revealed: Jared Leto to Play the Joker, Will Smith is Deadshot». Variety. 2 de dezembro de 2014 
  50. Goldberg, Matt (10 de novembro de 2014). «Exclusive: Margot Robbie to Play Harley Quinn in SUICIDE SQUAD». Collider 
  51. «Suicide Squad Casts Adewale Akinnuoye-Agbaje As Killer Croc». Comic Book. 31 de março de 2015 
  52. Sneider, Jeff (5 de junho de 2012). «Beall writing 'Justice League' for Warner Bros.». Variety 
  53. Stedman, Alex (27 de abril de 2014). «Zack Snyder to direct 'Justice League movie'». Variety 
  54. Fleming, Mike (25 de julho de 2014). «'Batman V Superman' Scribe Chris Terrio For 'Justice League'». Deadline 
  55. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome 2014 slate
  56. Kroll, Justin. «'Batman': Ben Affleck in Talks to Star in, Co-Write, Possibly Direct Standalone Movie». Variety (em inglês). Consultado em 13 de julho de 2015 
  57. McMillan, Graeme (30 de março de 2016). «Ben Affleck Has Written His Own 'Batman' Script». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 30 de março de 2016 
  58. Betancourt, David (12 de abril de 2016). «Ben Affleck will star in and direct a solo Batman film, in his apparent master plan to rule DC's Gotham» (em inglês). The Washington Post 
  59. «Jeremy Irons Says Batman V Superman Deserved Its Critical Mauling» (em inglês). 29 de maio de 2016 
  60. M Smith, Nigel (2 de junho de 2016). «Ben Affleck's Batman film will be 'original story' independent of comics». The Guardian (em inglês). Consultado em 8 de maio de 2017 
  61. Rosen, Christopher (23 de julho de 2016). «Ben Affleck confirmed as Batman solo movie director». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2017 
  62. Fritz, Ben (8 de setembro de 2016). «Joe Manganiello Will Play Deathstroke in Ben Affleck's Batman Movie». The Wall Street Journal (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2017 
  63. Terry, Joshua (4 de outubro de 2016). «Ben Affleck Announces Title of His Standalone Batman Film». Variety (em inglês). Consultado em 19 de dezembro de 2016 
  64. «Ben Affleck's Batman Movie May Not Be Called The Batman After All». Slashfilm (em inglês). 7 de outubro de 2016. Consultado em 19 de dezembro de 2016 
  65. Lang, Brent (14 de dezembro de 2016). «Ben Affleck Says 'The Batman' On Track to Shoot in Spring: 'Everything Is Coming Together'». Variety (em inglês). Consultado em 14 de dezembro de 2016 
  66. Fleming, Mike, Jr. (14 de dezembro de 2016). «Warner Bros Shakeup: Greg Silverman Steps Down, Toby Emmerich Takes Top Production Post; Duo Set To Run NL» (em inglês). Deadline. Consultado em 16 de dezembro de 2016 
  67. Justin, Kroll (30 de janeiro de 2017). «Ben Affleck Will Not Direct 'The Batman' (Exclusive)». Variety (em inglês). Consultado em 31 de janeiro de 2017 
  68. Fleming Jr, Mike (30 de janeiro de 2017). «Ben Affleck Not Directing Batman» (em inglês). Deadline. Consultado em 1 de fevereiro de 2017 
  69. Fleming Jr., Mike (23 de fevereiro de 2017). «As You Read Here, Matt Reeves Is New 'Batman' Director» (em inglês). Deadline. Consultado em 23 de fevereiro de 2017 
  70. Kroll, Justin; Kroll, Justin (17 de maio de 2019). «Robert Pattinson to Play 'The Batman' for Matt Reeves and Warner Bros. (EXCLUSIVE)». Variety (em inglês). Consultado em 17 de maio de 2019 
  71. «Batman (1989)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  72. «Batman Returns (1992)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  73. «Batman: Mask of The Phantasm (1993)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  74. «Batman Forever (1995)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  75. «Batman and Robin (1997)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  76. «Batman Begins (2005)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  77. «The Dark Knight (2008)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  78. «The Dark Knight Rises (2012)». Box Office Mojo. Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  79. «Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)». Box Office Mojo. Consultado em 27 de maio de 2016 
  80. «Batman: The Killing Joke». The Numbers. Consultado em 15 de agosto de 2016 
  81. «Batman: The Movie (1966)». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 13 de agosto de 2013 
  82. «Batman». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 7 de maio de 2014 
  83. «Batman Returns». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 7 de maio de 2014 
  84. «Batman: Mask of the Phantasm». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 21 de janeiro de 2008. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2008 
  85. «Batman Forever». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 22 de agosto de 2012 
  86. «Batman & Robin». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 22 de agosto de 2012 
  87. «Batman Begins». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 2 de novembro de 2012 
  88. «The Dark Knight». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 7 de maio de 2014 
  89. «The Dark Knight Rises». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 16 de janeiro de 2013 
  90. «Batman v Superman: Dawn of Justice». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 28 de março de 2016 
  91. «Batman: The Killing Joke (2016)». Rotten Tomatoes. Consultado em 29 de julho de 2016 
  92. «The Lego Batman Movie (2017)». Rotten Tomatoes. Consultado em 9 de fevereiro de 2017