Bateria da Lomba – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Bateria da Lomba localizava-se na povoação e freguesia da Lomba, concelho das Lajes das Flores, na costa essudeste da ilha das Flores, nos Açores.

Em posição dominante sobre a ribeira do Gil, constituiu-se em uma bateria destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

Dela existe alçado e planta, com o título "Bateria da Lomba", de autoria do sargento-mor do Real Corpo de Engenheiros, José Rodrigo de Almeida (1822).[1]

O padre José António Camões (1777-1827), na primeira década do século XIX, refere a fortificação da Lomba:

"Passada a ponta do ilheo Furado segue-se ao pé de uma rocha chamada a rocha do ilheo furado um porto muito rediculo chamado o Coutinho, onde varam os barcos da freguesia da Lomba, tem capacidade ao menos para 4 ou 5 barcos pequenos, mas não tem refugio senão para dois, quando muito correndo para sueste cahe uma ribeira chamada a ribeira do Gil, sobre a rocha da parte d’além está um forte com uma casa boa, e tem três peças.".[2]

O historiador acrescenta que esta fortificação foi erguida em 1820 (1810?), "de faxina, e por isso se acha já derrotado em parte", com o recurso à mão-de-obra dos habitantes da ilha, obrigados a dar dias de trabalho à Coroa, razão pela qual o cuidado na sua construção não fora muito.

A estrutura não chegou até aos nossos dias.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Artur Teodoro de (coord.). "Documentação sobre as Fortificações dos Açores existentes nos Arquivos de Lisboa – Catálogo". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. L, 1992.
  • TRIGUEIRO. José Arlindo Armas (ed.). Padre José António Camões: Obras. Lajes das Flores (Açores): Câmara Municipal das Lajes das Flores, 2006.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]