Batalha de Novara – Wikipédia, a enciclopédia livre

Batalha de Novara
Parte da Primeira Guerra de Independência Italiana
Data 22 - 23 de março de 1849
Local Novara, Sardenha
Desfecho Vitória austríaca decisiva, abdicação de Carlos Alberto da Sardenha
Beligerantes
Sardenha Império Austríaco Império Austríaco
Comandantes
Wojciech Chrzanowski Império Austríaco Josef Radetzky von Radetz
Forças
85.636 de infantaria
156 canhões
72.380 de infantaria
156 canhões
Baixas
Desconhecido Desconhecido

A Batalha de Novara ou Batalha de Bicocca (Bicocca é um bairro de Novara) foi uma das batalhas travadas entre o Império Austríaco e o Reino da Sardenha[nota 1] durante a Primeira Guerra de Independência Italiana, no período da unificação italiana. Com duração de todo o dia de 22 de março de 1849 e terminando na madrugada do dia 23 de março, que resultou em uma severa derrota e retirada do exército sardo.

Um armistício desconfortável feito em 1848 entre a Áustria e Sardenha durou menos de sete meses, antes de Carlos Alberto, rei da Sardenha, denunciou a trégua em 12 de março de 1849. O exército austríaco tomou a iniciativa militar na Lombardia. Sob o comando do marechal Josef Wenzel Radetzky von Radetz, que tomaram a cidade fortaleza de Mortara.

A apreensão de Mortara levou a uma batalha entre as tropas austríacas e piemonteses em Novara, 45 km a oeste do Milão, onde 70 000 soldados austríacos, mais disciplinados do que os 85 000 piemonteses, derrotaram o seu adversário como na Batalha de Custoza do ano anterior. O Reino da Sardenha (do qual o Piemonte fazia parte) também sofreu com a falta de apoio dos estados menores italianos. O general Girolamo Ramorino foi acusado de desobedecer ordens antes da Batalha de Novara, e, no mesmo ano, foi executado.

Os piemonteses foram levados de volta para Borgomanero, nos Alpes, e as forças austríacas ocuparam Novara, Vercelli e Trino, com a estrada para a capital de Piemonte, em Turim.

O general austríaco barão Julius Jacob von Haynau subjugada Bréscia, a 87 km de Milão, e Carlos Alberto abdicou em favor de seu filho Vítor Emanuel, que mais tarde se tornaria o primeiro rei da Itália unificada. Friedrich Engels escreveu "que, após esta derrota, uma revolução e proclamação de uma república em Turim seria esperada, decorrente do fato de que a tentativa estava sendo feita para evitar a abdicação de Carlos Alberto, em favor de seu filho mais velho." [1] A República Piemontesa não foi criada, embora a República Romana já tivesse sido proclamada em fevereiro, e existisse uma República de Veneza também. Carlos Alberto se exilou para o Porto, em Portugal, onde morreu pouco depois.

Notas

  1. A batalha ocorreu na atual região italiana do Piemonte na época parte do Reino da Sardenha, razão pela qual às vezes o exército do Reino da Sardenha é referido como exército piemontês.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.