Batalha de Culloden – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Batalha de Culloden.

A Batalha de Culloden no dia 16 de abril de 1746, entre as tropas do governo britânico e os rebeldes jacobitas, ocorreu no pântano de Culloden (Culloden Muir, também conhecidos como Drummossie Muir) perto de Inverness, na Escócia, e terminou com uma vitória para as tropas do governo inglês.[1] Os jacobitas (católicos), fiéis ao jovem pretendente ao trono, foram derrotados por cerca de 9 mil soldados, fiéis à casa de Hanôver, comandados pelo Duque de Cumberland.

Várias foram as tentativas dos jacobitas de colocar novamente um Stuart no trono, mas as esperanças terminaram com a derrota na batalha de Culloden. A causa jacobita foi aniquilada, e a constituição de clans e o uso do tartan foram proibidos por mais de 100 anos. Carlos Eduardo Stuart, aspirante ao trono de Inglaterra foi definitivamente derrotado, juntamente com o seu exército de apoiantes jacobitas, recrutados sobretudo nas Highlands (zonas católicas) escocesas. Com esta derrota, a carreira política do "young pretender" conheceu o seu fim, e a revolta que ele incitou na Escócia, procurando apoio entre os Highland Clans, foi definitivamente dominada. Foi o fim de uma campanha de mais de um ano, na qual as tropas jacobitas conheceram algumas vitórias e tentaram marchar sobre Londres (vindas da Escócia) para alcançar o poder.

As tropas do exército britânico, cerca de 9 mil homens, eram comandadas por William Augustus, Duque de Cumberland, conhecido por sua brutalidade. Com a derrota, Carlos Eduardo Stuart foi obrigado a fugir, às escondidas, tendo regressado a França com a ajuda de Flora MacDonald.

A batalha de Culloden foi também a última batalha terrestre a ter lugar na Grã-Bretanha. É frequentemente percebida como um desastre nacional, na Escócia, até hoje, as crueldades de Cumberlands e subsequente a destruição da velha ordem social do Highlander. Como um trauma nacional, claro também discutida na literatura e poesia, z. B. Robert Burns poema O lovelylass de Inverness.

Museu dedicado a batalha de Culloden[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2008, como parte das comemorações ao ano da cultura de Highlands, foi inaugurado o Culloden Battlefield Visitor Center[2]. O Projeto foi conduzido pelos arquitetos da Hoskins Architects[3] e foi estrategicamente projetado para inserir os visitantes em um memorial a céu aberto da batalha[4].

Entre os destaques do projeto estão um centro de exposição com obras artísticas que retratam a batalha, uma parede de pedras cujas peças salientes representam os escoceses que perderam sua vida em batalha[5] e o Culloden House - um hotel instalado numa antiga mansão que foi utilizada como base por Bonnie Prince Charlie entre 1745-1746[6].

Referências

  1. «Culloden Moor, Battlefield | Canmore». canmore.org.uk (em inglês). Consultado em 26 de março de 2022 
  2. «On the trail of innovative contemporary architecture». National Trust for Scotland (em inglês). Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  3. «Culloden Battlefield Visitor Centre». www.hoskinsarchitects.com (em inglês). Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  4. Birolini, Claudia Vianna (22 de maio de 2018). «Museu e Campo de batalha de Culloden, Inverness». Dona Arquiteta. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  5. Birolini, Claudia Vianna (22 de maio de 2018). «Museu e Campo de batalha de Culloden, Inverness». Dona Arquiteta. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  6. Birolini, Claudia Vianna (22 de maio de 2018). «Culloden House, Inverness». Dona Arquiteta. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.