Batalha de Brémule – Wikipédia, a enciclopédia livre

Batalha de Brémule
Data 20 de Agosto de 1119
Local Gaillardbois-Cressenville, Normandia
Desfecho Vitória decisiva dos normandos.
Beligerantes
Normandos rebeldes
Reino de França
Ducado da Normandia
Reino de Inglaterra
Comandantes
Luís VI de França
Guilherme Clito
Henrique I de Inglaterra
Guilherme Adelin
Forças
400 500
Baixas
140 cavaleiros capturados desconhecidas

A batalha de Brémule resultou do encontro fortuito, a 20 de agosto de 1119, entre dois vizinhos que conduziam uma operação de policiamento nas suas respectivas marcas de fronteira, sendo os limites de seus reinos na região de Vexin e no vale do Sena bastante imprecisos.

Henrique I Beauclerc, rei de Inglaterra e duque da Normandia, obrigará o Luís VI o Gordo, rei de França, a fugir e refugiar-se em Andelys.

Os cronistas do lado francês descrevem o combate como uma batalha sangrenta onde Luís o Gordo, levado pela sua energia, entra em contacto com os cavaleiros adversários e, no momento em que um normando segura a sela de seu cavalo gritando "O rei está preso!", abate-o com um golpe respondendo "Não se prende o rei, nem na guerra, nem no xadrez!".

As crónicas do lado normando indicam que os cavaleiros normandos enriqueceram com os resgastes pagos pelos numerosos prisioneiros que fizeram, e que teria havido somente três mortos.

O local da batalha de Brémule situa-se no departamento de Eure, em território da comuna de Gaillardbois-Cressenville.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Christian Delabos, La bataille de Brémule. 20 août 1119 : les Normands écrasent le roi de France, Annecy-le-Vieux, Historic'one, 1999 ISBN 2912994020
  • Eusèbe Girault de Saint-Fargeau, Dictionnaire géographique, historique, industriel et commercial de toutes les communes de la France et de plus de 20,000 hameaux en dépendant, Paris, F. Didot, 1844-1846 [1] (em francês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]