Batalha de Bataan – Wikipédia, a enciclopédia livre

Batalha de Bataan
Parte da invasão japonesa das Filipinas, Guerra do Pacífico

Soldados japoneses comemorando a vitória em Bataan.
Data janeiro a abril de 1942
Local Península de Bataan, Manila, Filipinas
Desfecho Vitória japonesa
Beligerantes
Estados Unidos
Filipinas
Japão Império do Japão
Comandantes
Douglas MacArthur
Jonathan Mayhew Wainwright IV
George M. Parker
Edward P. King
Vicente Lim
Japão Masaharu Homma
Japão Susumu Morioka
Japão Kineo Kitajima
Japão Kameichiro Nagano
Forças
79 500 soldados americanos e filipinos 75 000 soldados japoneses
Baixas
115 000:
10 000 mortos,
20 000 feridos,
75 000 prisoneiros
19 000:
7 000 mortos,
12 000 feridos,

A Batalha de Bataan foi uma das primeiras e mais duras batalhas acontecidas entre norte-americanos e japoneses durante a II Guerra Mundial, no início da Guerra do Pacífico, durante a invasão das Filipinas pelo Japão entre fevereiro e abril de 1942, poucos dias após o ataque japonês a Pearl Harbor.

Soldados filipinos e norte-americanos se rendem em Bataan.

A batalha teve lugar na Península de Bataan, na ilha de Luzon, principal ilha das Filipinas, de janeiro a abril de 1942, entre as forças invasoras japonesas comandadas pelo General Masaharu Homma e os defensores norte-americanos e filipinos comandados pelo General Douglas MacArthur.

Uma base naval dos EUA após a queda de Bataan.

Determinados a se defender em Bataan e na ilha de Corregidor, uma fortaleza naval situada no meio da Baía de Manila, após a tomada da capital e da quase totalidade do país pelo exército japonês, MacArthur e seus soldados se entrincheiraram na península, onde durante mais de três meses lutaram atacados por terra, mar e ar, aguardando reforços (tropas, munições e provisões) a serem trazidos pela Marinha dos Estados Unidos.

Entretanto, a falta de recursos dos americanos no começo da guerra, que tiveram quase toda a sua frota no Pacífico destruída em Pearl Harbor, impediu essa ajuda e em 9 de abril de 1942, após a partida de MacArthur para a Austrália, quando proferiu sua famosa frase: "Eu voltarei!", mais de 70 000 soldados americanos e filipinos renderam-se aos japoneses. Logo depois, filipinos e americanos prisioneiros de guerra foram forçados a Marcha da Morte de Bataan.[1]

A queda de Bataan acarretou na tomada de Corregidor um mês depois e na rendição total dos norte-americanos nas Filipinas. Porém, o tempo que as tropas de MacArthur conseguiram resistir a um inimigo superior em armas e munição e provisões, permitiu aos americanos ganharem tempo para se prepararem melhor contra os japoneses nas batalhas vindouras no Pacífico, em que começariam a virar a sorte da guerra.

A península de Bataan voltaria a ser retomada por tropas americanas e filipinos em 8 de fevereiro de 1945, com a reocupação aliada das Filipinas e da rendição japonesa.

Referências

  1. William L. O'Neill, A Democracy at War: America's Fight at Home and Abroad in World War II, p 115 ISBN 0-02-923678-9

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Mayer, Sydney L. - MacArthur História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial, Renes 1975

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial, Abril 2009- Fascículo 13


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Batalha de Bataan