Barra do Piraí – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Não confundir com Piraí.
Barra do Piraí
  Município do Brasil  
Área central de Barra do Piraí
Área central de Barra do Piraí
Área central de Barra do Piraí
Símbolos
Bandeira de Barra do Piraí
Bandeira
Brasão de armas de Barra do Piraí
Brasão de armas
Hino
Gentílico barrense
Localização
Localização de Barra do Piraí no Rio de Janeiro
Localização de Barra do Piraí no Rio de Janeiro
Localização de Barra do Piraí no Rio de Janeiro
Barra do Piraí está localizado em: Brasil
Barra do Piraí
Localização de Barra do Piraí no Brasil
Mapa
Mapa de Barra do Piraí
Coordenadas 22° 28' 12" S 43° 49' 33" O
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Piraí ao Sul; Valença ao Norte; Vassouras e Mendes a Leste; Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral a Oeste
Distância até a capital 100 km
História
Fundação 3 de novembro de 1885 (138 anos)[1]
Emancipação 10 de março de 1890 (134 anos)
– de Piraí, Valença e Vassouras[1]
Administração
Prefeito(a) Mario Reis Esteves (Republicanos, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [3] 578,471 km²
População total (est. IBGE/2021[4]) 101 139 hab.
Densidade 174,8 hab./km²
Clima Tropical (Aw)[2]
Altitude 363 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 27110-000 até 27113-400
Indicadores
IDH (PNUD/2010[5]) 0,733 alto
 • Posição RJ: 20º
PIB (IBGE/2008[6]) R$ 1 061 885,050 mil
PIB per capita (IBGE/2008[6]) R$ 10 361,17
Sítio www.barradopirai.rj.gov.br (Prefeitura)
Catedral de Santana
Fazenda do Ciclo do Café
Museu do Escravo, na Fazenda Ponte Alta
Pousada Fazenda Ponte Alta

Barra do Piraí é um município brasileiro situado na região do Médio Paraíba, no sul do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 363 metros.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do município é devido ao fato de o Rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul, formando, no município, a barra do rio Piraí.

História[editar | editar código-fonte]

Barra do Piraí em 1864. Arquivo Nacional.

Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios xumetos, pitas e araris, também chamados de coroados.[7] Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, no século XVIII, diversas trilhas de tropas de mulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas[7]

Inauguração da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, em Barra do Piraí, em 1888.

O povoamento de origem portuguesa de Barra do Piraí teve início em terras de sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.

Visita do Presidente Eurico Gaspar Dutra a Barra do Piraí , 1947. Arquivo Nacional.

Em 1853, as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela, levantou-se o Hotel Piraí e, mais tarde, novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, ergueram o pequeno povoado de Santana.

O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a 7 de agosto de 1864. Em seguida, iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.

Presidente Getúlio Vargas recebe em audiência o Prefeito de Barra do Piraí, João Camerano, 1953. Arquivo Nacional.
Inauguração de viaduto em Barra do Piraí pelo então Ministro dos Transportes, Dirceu Nogueira, 1976. Arquivo Nacional.

Barra do Piraí foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o terceiro Barão do Rio Bonito.

Política[editar | editar código-fonte]

Poder Executivo

O atual prefeito de Barra do Piraí é Mário Reis Esteves - Republicanos, reeleito, cujo mandato se estende até 2024.

Poder Legislativo

O Poder Legislativo é representado pela câmara municipal, composta por quinze vereadores com mandato de 4 anos. Cabe aos vereadores na Câmara Municipal de Barra do Piraí, especialmente fiscalizar o orçamento do município, além de elaborar projetos de lei fundamentais à administração, ao Executivo e principalmente para beneficiar a comunidade. O atual presidente da casa é o vereador Thiago Felipe Ponciano Soares, do PL em virtude do falecimento de Luís Roberto Coutinho (Tostão) em 22 de julho de 2021..

A Câmara de Vereadores da cidade é composta para a legislatura 2021, pelos seguintes nomes:

Nome Partido
Elves Costa Cidadania
Kátia Miki Cidadania
Tostão DEM
Pedrinho ADL Republicanos
Thiago Soares PL
Rafael Couto PL
Juliano da Padaria Republicanos
Beto Jabá PRTB
Pastor Brum DEM
Roseli Enfermeira Patriota
Luiz Carlos Paulista Patriota

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se em posição estratégica no Vale do Paraíba Fluminense, pois situa-se aproximadamente 100 km da capital do Estado e possui o entroncamento ferroviário mais importante da América Latina, interligando os municípios de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Faz divisa com os municípios de Valença, Vassouras, Mendes, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Barra do Piraí é composta de 6 distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo, Califórnia da Barra.

Decreto(s) ou Data Divisão administrativa
Decretos nº 5019 de fevereiro de 1890 e nº 5910 de março de 1890 Barra do Piraí, Dores do Pirahi, Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Em 1911 Barra do Piraí, Dores do Piraí, Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Em 1933 Barra do Piraí, Nossa Senhora das Dores do Piraí, São José do Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Decreto-lei estadual nº 392-A31 de março de 1938 Barra do Piraí, Nossa Senhora das Dores, São José do Turvo, Mendes e Vargem Alegre
decreto-lei nº 641 Barra do Piraí, Nossa Senhora das Dores, Turvo, Mendes e Vargem Alegre
Decreto-lei estadual nº 1.05631 de dezembro de 1943 Barra do Piraí, Conservatória, Ipiabas, Mendes, São José do Turvo, Vargem Alegre e Dorândia (ex-Nossa Senhora das Dores)
Em 20 de junho de 1947 O distrito de Conservatória é transferido para Valença.
Lei estadual nº 1.55911 de julho de 1952 Desmembra-se Mendes (elevada a município).
Em 1 de Julho de 1960 Barra do Piraí, Dorândia, Ipiabas, São José do Turvo e Vargem Alegre
Hoje em dia Barra do Piraí, Califórnia da Barra, Dorândia, Ipiabas, São José do Turvo e Vargem Alegre

Economia[editar | editar código-fonte]

Principais atividades: agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária.

O município possui atualmente 303 indústrias e 2.621 empresas instaladas, dentre as quais destaca-se a Casa do Arroz como maior empregador de salário mínimo da cidade. A economia da cidade baseia-se também no comércio, onde estão presentes várias empresas de renome nacional como: Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Cem.

Depois de longo período abandonado, o galpão da CASERJ na BR-393 vai abrigar, em seus 4 050 metros quadrados, o Condomínio Empresarial de Barra do Piraí. O galpão foi cedido em 25 de junho de 2008 pelo governo do Estado à Prefeitura Municipal de Barra do Piraí.[8] As principais indústrias presentes na cidade são:

  • Metalúrgica Barra do Piraí
  • Vigor Alimentos
  • Metalurgia Schioppa
  • BR Metals (Atualmente a empresa se encontra desativada)
  • Svili industrial
  • Entre outras

Nas décadas de 1970 e 1980, Barra do Piraí viveu momentos áureos em sua economia, com o crescimento da indústria alimentícia (Belprato).

Mas a liderança econômica de Barra do Piraí foi abalada pelos seguintes fatores:

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Rodoviário

Barra do Piraí é cortado pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393), a Antiga Rio-Bahia e tem ligação com a Rodovia Presidente Dutra por meio da RJ-145.

Em junho de 2008, algumas empresas associadas ao Sindpass colocaram à disposição dos usuários de transporte coletivo o sistema de bilhetagem eletrônica, com previsão de extinguir a longo prazo o vale-transporte de papel.[9]

Ferroviário

Barra do Piraí orgulha-se de ter sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, dando acesso ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Por suas terras passavam duas importantes linhas ferroviárias: a Estrada de Ferro Central do Brasil e a Rede Mineira de Viação.

Esse entroncamento é formado hoje pelas seguintes ferrovias: Linha do Centro (sentido Minas Gerais) e Ramal de São Paulo (sentido São Paulo), ambas pertencentes à antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.[10]

Durante muitos anos, nesse entroncamento se situava a ponta terminal da Linha da Barra da Rede Mineira de Viação, que seguia para o sul de Minas Gerais, passando pelo distrito de Conservatória, na cidade próxima de Valença.[11]

Atualmente, a malha ferroviária é concessão da MRS Logística. O uso atualmente é para o transporte de minério e carga. A Rede Mineira de Viação foi extinta na região durante a década de 1960 e, atualmente, onde passava a ferrovia, existem casas, não restando quase nada do que outrora foi a Rede Mineira, apenas suas antigas estações ferroviárias, o seu antigo armazém e a sua antiga ponte de ferro sobre o Rio Paraíba do Sul, hoje somente de rodagem.

Até o ano de 1996, a CBTU operava a Linha Barrinha[12] que ligava Japeri e Barra do Piraí e passava pelas estações: Mário Belo, Engenheiro Gurgel, Palmeira da Serra, Paulo de Frontin, Humberto Antunes, Mendes, Martins Costa, Morsing e Santana da Barra.

Aeroviário

Barra do Piraí não possui aeroportos. A única pista de pouso existente pertence ao Hotel Fazenda Ribeirão, uma pista com dimensões de seiscentos metros por dezoito metros, com piso de grama.

O município será beneficiado com a futura construção do Aeroporto Regional do Vale do Aço[13] na região que compreende os municípios vizinhos de Piraí e Volta Redonda.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Principais hospitais da rede pública:

  • Casa de Caridade Santa Rita de Cássia (Santa Casa)
  • Hospital Maternidade Maria de Nazaré (Hospital da Mãe Pobre)
  • Cruz Vermelha Brasileira - Filial Barra do Piraí

Barra do Piraí conta com diversas clínicas e consultórios particulares.

Educação[editar | editar código-fonte]

O Centro Universitário Geraldo Di Biase é umas das instituições de ensino superior da cidade, apresenta uma ampla variedade de cursos como: Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Administração, Letras, Gestão Ambiental, Gestão em Logística, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Turismo, História, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Artes (Teatro e Artes Visuais), Computação, Enfermagem, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

Há também, no município, uma unidade do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, sendo essa semipresencial, oferecendo os cursos de Administração (UFFRJ) ,Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO) , Tecnologia de sistemas de computação(UFF),Licenciatura em Geografia (UERJ) e o novo curso,no Polo de Barra do Piraí de Tecnologia em Segurança Pública (UFF) para quem já atua na área , creditados pela Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Segurança e criminalidade[editar | editar código-fonte]

Polícia Militar

O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 1ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (10º BPM/1ªCia), com sede no Centro da cidade, contando Barra do Piraí, ainda, com cinco Destacamentos de Policiamento Ostensivo, em seus distritos de Califórnia, Dorândia e Vargem Alegre.

Na cidade também se localiza a delegacia regional da Corregedoria Interna da Polícia Militar, a 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, com circunscrição sobre todo o efetivo de militares desta corporação na região correspondente ao 5º Comando de Policiamento de Área, localizada no bairro Matadouro.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro mantém no município a 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª CRPI) e a 88ª Delegacia Policial (88ª DP), subordinada àquela coordenadoria.

Guarda e Defesa Civil Municipais

A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais, bem como mantém uma Guarda Municipal, responsável pela vigia do patrimônio público e organização do trânsito na cidade.

Corpo de Bombeiros Militar

O município é assistido pelo 1º Destacamento do 22º Grupamento (22ºGBM/1º DBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Barra do Piraí faz parte da região Vale do Ciclo do Café, tendo, como principais eventos:

  • Circuito de Outono: Café, Cachaça e Chorinho;
  • Festival Vale do Café;
  • Exposição Agropecuária de Barra do Piraí.

Entre os principais pontos turísticos da cidade inclui-se o Beco da Carioca [14]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Histórico». Cidades IBGE. Consultado em 16 de janeiro de 2023 
  2. «Clima: Barra do Piraí - Gráfico climático, gráfico de temperatura, table climática». Climate-Data.org. Consultado em 2 de janeiro de 2017. Cópia arquivada em 2 de janeiro de 2017 
  3. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 29 de Julho de 2013 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  7. a b Portal do cidadão. Disponível em http://www.pmbp.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53. Acesso em 12 de janeiro de 2013.
  8. Economia de Barra do Piraí no PMBP.rj.gov.br http://www.pmbp.rj.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100133008&iIdNoticia=45538 Economia de Barra do Piraí no PMBP.rj.gov.br Verifique valor |url= (ajuda)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  9. «Sistema Inteligente de Transporte» 
  10. «Barra do Piraí -- Estações Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 29 de agosto de 2020 
  11. «Barra do Piraí-RMV -- Estações Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 29 de agosto de 2020 
  12. «Trem Barrinha» 
  13. «Aeroporto Regional do Vale do Aço». Consultado em 25 de Junho de 2008 
  14. «Beco da Carioca» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Barra do Piraí
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Barra do Piraí.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Barra do Piraí