Bandeira do Amazonas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira do estado do Amazonas
Bandeira do estado do Amazonas
Aplicação
Proporção 15:21 (5:7)
Adoção 14 de janeiro de 1982
Tipo estaduais

A Bandeira do Estado do Amazonas é um dos símbolos oficias do estado brasileiro do Amazonas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi adotada por ocasião da Lei nº 1513 de 14 de janeiro de 1982.

Descrição vexilológica[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento igual a 15:21 dividido em três faixas horizontais de mesma largura nas cores branco, vermelho, branco. Há no canto esquerdo superior um cantão azul sobre a faixa branca na qual há 25 estrelas prata de cinco pontas na qual uma destas está sempre coltada para a parte superior. As estrelas estão dispostas do seguinte modo: a primeira fileira terá 8 (oito) estrelas; a segunda terá 4 (quatro); a terceira terá 4 (quatro); a quarta terá 8 (oito) estrelas, equidistantes uma da outra proporcionalmente ao interior do retângulo. No centro há uma estrela de tamanho maior que as demais.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

As 25 estrelas no canto esquerdo superior representam os 25 municípios em que se dividia o estado em 4 de agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus. As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.

Na bandeira amazonense, ao branco e azul somou-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense (atual Polícia Militar do Estado do Amazonas), que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.

Referências

  1. ALVES. Derly Halfeld. Bandeiras: nacional, históricas e estaduais. Brasília. Edições do Senado Federal, 2011. ISBN 978-85-7018-358-3.
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.