Bandeira da Suíça – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira da Suíça
Bandeira da Suíça
Proporção 1:1
Adoção 1848
Tipo Nacionais
Notas
O seu inverso é a bandeira do CICV

A bandeira da Suíça foi posta pela Constituição Suíça em 1848. Consiste em uma cruz grega branca grossa e equilátera, inserida no centro de um quadrado vermelho. O comprimento de cada braço da cruz é 1/6 maior do que a sua largura.

A bandeira foi desenhada pelo General Dufour, com base na bandeira do cantão de Schwyz, a qual, por sua vez, deriva de uma das bandeiras de guerra do Sacro Império Romano.[1]

E ao lado da Bandeira do Vaticano, são as únicas bandeiras nacionais quadradas do mundo. bandeiras de estados soberanos [2]

Significado[editar | editar código-fonte]

O símbolo da cruz branca sobre fundo vermelho aparece pela primeira vez na história suíça como emblema do cantão de Schwytz, um dos cantões fundadores da Confederação Suíça, em 1291. A bandeira deste cantão ainda hoje tem a cruz branca no ângulo superior direito do seu fundo vermelho. O símbolo do crucifixo simbolizava a liberdade concedida pelo império aos habitantes daquele cantão.

Mais tarde, durante o século XV, as tropas de diversos cantões da antiga confederação combateram sob os seus estandartes cantonais respectivos, nos quais figurava todavia a cruz branca sobre fundo vermelho, signo da sua aliança e promessa de vitória. A partir da guerra da Suábia e ao longo do século XVI, as tropas compostas por regimentos de diferentes cantões combateram no estrangeiro sob a bandeira vermelha com a cruz branca.

Durante os séculos XVII e XVIII, os diferentes emblemas comunais e cantonais foram substituídos por bandeiras com as cores cantonais em forma de labaredas que rodeavam a cruz branca.

Todavia, só no século XIX, após a criação do Estado federal em 1848, a atual bandeira suíça se tornou o estandarte oficial da Confederação.

Quanto à bandeira do movimento internacional da Cruz Vermelha, criada em fins do século XIX por iniciativa do genebrino Henri Dunant, é uma transposição da bandeira suíça, traduzindo assim tanto a origem do fundador do movimento como as tradições humanitárias do país.

Bandeira de guerra do Sacro Império usada nos séculos XIII e XIV.

Referências

  1. Flags Of The World. Switzerland - Suisse - Schweiz - Svizzera - Svizra - Confoederatio Helveticae
  2. Universidade de Brasília. «Todos os olhos sobre o Vaticano - Bandeira». Consultado em 29 de abril de 2013 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da Suíça
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.