Bandeira da Califórnia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira da Califórnia
A bandeira original, fotografada em 1890.

A Bandeira da Califórnia consiste em um campo branco no qual estão inseridas uma estrela vermelha do lado superior esquerdo, um urso-cinzento no centro, a inscricão em inglês "CALIFORNIA REPUBLIC", que significa "República da Califórnia" e uma faixa vermelha na parte inferior. O urso é símbolo de força.

O desenho atual foi baseado em uma bandeira hasteada em Sonoma em 14 de junho de 1846 quando um grupo de norte-americanos proclamou a independência da República da Califórnia. Em 1911 foi adotada como bandeira estadual.[1] Em 1953, as especificações para o desenho foram padronizadas em uma lei assinada pelo governador Earl Warren. A bandeira da Califórnia é frequentemente chamada de "A Bandeira do Urso" e, de fato, na lei de adoção da bandeira está escrito: "The Bear Flag is the State Flag of California", ou seja, "A bandeira do urso é a bandeira do estado da Califórnia".

Referências

  1. https://www.library.ca.gov/california-history/state-symbols (sítio oficial do Estado de California):
    "On June 14, 1846, a small band of settlers marched on the Mexican garrison at Sonoma and...issued a proclamation which declared California to be a Republic independent of Mexico. This uprising became known as the Bear Flag Revolt after the hastily designed flag depicting a grizzly bear and a five pointed star over a red bar and the words “California Republic.” The grizzly bear was a symbol of great strength...It was adopted as the State Flag by the State Legislature in 1911."
    ("O 14 de junho, 1846, um bando pequeno de colonos marchava na guarnição mexicana de Sonoma e...anunciou uma proclamação que declarou California como uma Republica independente de México. Esta insurreção foi chamada a Revolta da Bandeira de Urso por causa da bandeira precipitadamente desenhada mostrando um urso-cinzento e uma estrela de cinco pontas sobre uma faixa vermelha e as palavras “California Republic.” O urso-cinzento foi um símbolo de força grande...Foi adotada como a Bandeira Estadual pela Legislatura Estadual em 1911.")
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.