Bandeira da Alemanha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha
Aplicação
Proporção 3:5
Adoção 23 de maio de 1949
Descrição Linhas horizontais nas cores preta no topo, vermelha no meio e dourado abaixo.
Tipo Nacional

A bandeira da Alemanha (em alemão: Flagge Deutschlands) é um tricolor que consiste em três faixas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha: preto, vermelho e dourado[1]. Esta versão foi adotada pela primeira vez como a bandeira nacional da Alemanha moderna em 1919, durante a República de Weimar, até 1933[2].

A Alemanha possui duas tradições concorrentes em termos de cores nacionais, preto-vermelho-dourado (Amarelo ouro) e preto-branco-vermelho, que desempenharam um papel importante na história moderna alemã. O tricolor preto-vermelho-dourado apareceu pela primeira vez no início do século IX e alcançou proeminência durante as revoluções de 1848 nos Estados alemães. O curto Parlamento de Frankfurt propôs a tricolor como a bandeira para um único Estado alemão unificado e democrático. Esta versão foi adotada como a bandeira nacional pela República de Weimar ao final da Primeira Guerra Mundial. O tricolor foi novamente designado como a bandeira tanto da Alemanha Ocidental quanto da Oriental em 1949. As duas eram idênticas até 1959, quando a versão Oriental recebeu a adição de um brasão de armas. O tricolor preto-vermelho-amarelo limpo voltou a ser bandeira nacional após a Reunificação da Alemanha em 3 de outubro de 1990.

A Confederação da Alemanha do Norte adotou o tricolor preto-branco-vermelho em 1866 após a Guerra Austro-Prussiana. Esta posteriormente tornou-se a bandeira do Império Alemão, formado em 1871 depois da Unificação Alemã, e usada até seu fim em 1918. As cores foram reintroduzidas como as cores nacionais do país com o estabelecimento da Alemanha Nazista em 1933, substituindo as cores republicanas com as cores imperiais até o final da Segunda Guerra Mundial.

As cores da bandeira moderna são associadas com a democracia republicana formada depois da Primeira Guerra e representam a unidade e liberdade alemã.[3] Essas mesmas cores foram usadas como cores dos partidos políticos Social-Democrata da Alemanha, Centro Alemão e Democrático Alemão durante a República de Weimar para defender o país contra extremistas da direita e esquerda.

Variantes da bandeira[editar | editar código-fonte]

Bandeira civil[editar | editar código-fonte]

A bandeira nacional alemã ou Bundesflagge (bandeira federal), contendo somente a tricolor preta-vermelha-dourada, foi introduzida como parte da constituição da Alemanha (Ocidental) em 1949.[4] Seguindo a criação de bandeiras separadas para governo e exército nos últimos anos, a somente tricolor é usada agora como a bandeira civil e insígnia civil alemã. Esta bandeira é também usada por autoridades não-federais para mostrar sua conexão ao governo federal — por exemplo, as autoridades dos estados alemães usam a bandeira nacional alemã junto com suas próprias bandeiras.

Bandeira governamental[editar | editar código-fonte]

A bandeira governamental da Alemanha é oficialmente conhecida como Dienstflagge der Bundesbehörden (bandeira estatal para as autoridades federais) ou o nome mais curto, Bundesdienstflagge. Introduzida em 1950, a bandeira governamental é a bandeira civil desfigurada com uma insígnia conhecida como Bundesschild (insígnia ou escudo federal), que se sobrepõe em até um quinto das bandas pretas e douradas.[5] A Bundesschild é uma variante do brasão de armas da Alemanha, onde as principais diferenças são a ilustração da águia e a forma do escudo: a Bundesschild é arredondada, o brasão de armas padrão não é. A bandeira governamental só pode ser usada por autoridades do governo federal e seu uso por outros é uma ofensa, punível com uma multa.[6] Uso público de bandeiras similares à Bundesdienstflagge (ou seja, uso do brasão de armas oficial ao invés do Bundesschild) é, ainda que não realmente existente, tolerada e tais bandeiras são por vezes vista em eventos esportivos internacionais.

Nem todas as autoridades federais usam a bandeira estatal. Algumas das mais altas autoridades federais — o Bundestag, o Bundesrat, o Bundesversammlung, a Chancelaria e a Corte Constitucional — usam a bandeira nacional.

Bandeira Federal[editar | editar código-fonte]

A diferença entre a bandeira civil e a bandeira federal (Bundesdienstflagge em alemão) é que a bandeira federal leva ao centro uma águia negra num fundo dourado semelhante ao Brasão da Alemanha, mas não idêntico. É usada somente por autoridades federais.

Bandeira de guerra[editar | editar código-fonte]

Kriegsflagge

Na atualidade a bandeira de guerra (Kriegsflagge), corresponde a uma versão modificada da bandeira nacional, com um triângulo do lado exterior da bandeira. Também se assemelha bastante com a bandeira federal. Ao longo da história a Alemanha teve diversos emblemas para suas Forças Armadas, e que em geral correspondem a versões modificadas de suas bandeiras nacionais

A primeira bandeira de guerra utilizada pela Confederação Germânica consta da bandeira nacional, a qual se agrega uma águia de duas cabeças negra, sobre um fundo amarelo, no canto superior esquerdo da bandeira. Esta bandeira foi utilizada entre 1848 e 1867, quando foi substituída por uma bandeira branca com uma cruz negra (símbolo da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e símbolo das Forças Armadas Alemãs até hoje). Sobre a cruz negra uma águia igual a da bandeira da Prússia. No canto superior esquerdo da bandeira se encontrava a bandeira imperial, e a Cruz de Ferro sobreposta a ela.

Esta bandeira nunca foi utilizada e foi substituída em 1922, pela bandeira imperial com a Cruz de Ferro. Com a chegada dos nazistas ao poder a bandeira foi eliminada e criou-se em 1935 a Reichkriegsflagge (Bandeira de Guerra do Reich), agora incorporando os símbolos do nazismo. Após o fim da guerra, a bandeira só foi reincorporada, com seu atual desenho em 1956.

Desenho[editar | editar código-fonte]

Especificações da bandeira da Alemanha
Especificações da bandeira da Alemanha

O Artigo 22 da Lei Fundamental da República Federal da Alemanha — a constituição alemã — afirma: "A bandeira federal deverá ser preta, vermelha e dourada."[4] Seguindo especificações determinadas pelo governo alemão (Ocidental) em 1950, a bandeira apresenta três barras de larguras iguais e possui uma proporção de comprimento-largura de 3:5;[5] a tricolor usada durante a República de Weimar possuía uma proporção de 2:3.[7]

As cores exatas usadas para a bandeira da Alemanha não foram oficialmente definidas na época da adoção da bandeira e mudaram desde então.[8] O gabinete federal introduziu uma identidade corporativa para o governo alemão em 2 de junho de 1999, a qual atualmente utiliza as seguintes cores:[9]

Esquema de cores Preto Vermelho Dourado
RAL 9005
Jet black
3020
Traffic red
1021
Cadmium yellow
HKS 0, 0, 0 5.0PB 3.0/12 6.0R 4.5/14
CMYK 0.0.0.100 0.100.100.0 0.12.100.5
Pantone Black 485 7405*
RGB 0,0,0 255,0,0 255,204,0
HTML/HEX #000000 #FF0000 #FFCC00

*O valor dado aqui é uma alternativa as seguintes combinações mais complicadas: Amarelo (765 g), Vermelho 032 (26 g), Preto (11 g), Branco Transp. (198 g)

História[editar | editar código-fonte]

A teoria mais provável para a bandeira alemã é que ela foi inspirada nos uniformes dos Freikorps, tropas voluntárias do major Lützower, que lutaram para libertar a Alemanha do domínio do estadista francês Napoleão Bonaparte. As jaquetas dos soldados eram pretas, com botões cor de ouro e as barras eram enfeitadas com tecido vermelho.

Outra hipótese é que ela é uma reprodução da bandeira do Sacro Império Romano-Germânico, que era composta de um fundo amarelo com uma águia preta e com garras e bico vermelhos. De qualquer forma, a bandeira foi oficialmente adotada como símbolo nacional em 10 de Março de 1848, pela Confederação Germânica.

Após a formação da Confederação da Alemanha do Norte, foi criada uma nova bandeira mesclando as cores tradicionais da Prússia (preto e branco), e a dos pequenos estados da Liga Hanseática (branco e vermelho). Esta bandeira foi posteriormente adotada pelo Império Alemão.

Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, o império foi dissolvido e se formou a República de Weimar que retomou a antiga Schwarz-Rot-Gold a partir de 11 de Agosto de 1919.

A luta entre monarquistas e republicanos por qual bandeira se deveria usar durou vários anos, até que em 1926 se permitiu o uso da bandeira imperial em delegações estrangeiras. Em 1933, após assumir o controle do país, o Partido Nazista, junto com seu Führer Adolf Hitler, suprimiu a bandeira republicana e instaurou a bandeira imperial, que foi substituída em 15 de Setembro de 1935 pela Bandeira Nazista, que incluía uma suástica preta, em um disco branco sobre um fundo vermelho.

Em 1945 o regime nazista foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, pelas forças aliadas, a Alemanha Nazista foi desmantelada, e o uso de símbolos nacionais foi vetado, principalmente símbolos nazistas.

As embarcações alemãs precisavam de algum símbolo para serem identificadas em alto-mar, então criaram uma bandeira baseada no Código internacional de navegação marítima. A bandeira representa a letra C (de Charlie), e foi usada com um triângulo do lado direito.

Esta bandeira foi utilizada até 1949, quando os estados da República Federal Alemã e República Democrática Alemã retornaram a bandeira Schwartz-Rot-Gold. Em 1959, a Alemanha Oriental desenhou sua própria bandeira, para se diferenciar de sua contraparte ocidental, que foi utilizada até 1990, quando ambos estados se reunificaram sobre a mesma bandeira.

Referências

  1. «Anordnung über die deutschen Flaggen» (em alemão). Bundesministerium der Justiz und für Verbraucherschutz. Consultado em 10 de setembro de 2019 
  2. «Die Verfassung des Deutschen Reichs - Weimarer Reichsverfassung» (em alemão). 11 de agosto de 1919. Consultado em 10 de setembro de 2019. Artigo 3 
  3. «Schwarz Rot Gold: Symbol der Einheit». Parlamento Federal da Alemanha. 15 de dezembro de 2004. Consultado em 18 de julho de 2016 
  4. a b «Lei Fundamental da República Federal da Alemanha Ver Artigo 22» 🔗 (PDF) (em alemão). 23 de maio de 1949. Consultado em 19 de janeiro de 2009 
  5. a b Governo Federal da Alemanha (7 de julho de 1950). «Anordnung über die deutschen Flaggen». documentArchiv.de (em alemão). Consultado em 19 de janeiro de 2009 
  6. «§ 124 OWiG: Benutzen von Wappen oder Dienstflaggen» (em alemão). Federal Government of Germany. 24 de maio de 1968. Consultado em 22 de janeiro de 2009 
  7. Governo do Reich Alemão (11 de abril de 1921). «Verordnung über die deutschen Flaggen». documentArchiv.de (em alemão). Consultado em 19 de janeiro de 2009 
  8. «Colours of the Flag (Germany)». Flags of the World. 5 de agosto de 1998. Consultado em 19 de janeiro de 2009  Contém a carta do Ministério do Interior da Alemanha (30 de julho de 1998)
  9. Governo Federal da Alemanha (17 de dezembro de 2007). «Primärfarben». Documentação de identidade corporativa (em alemão). Consultado em 19 de janeiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bandeiras da Alemanha