Baixa do Boqueirão (Santa Cruz das Flores) – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Baixa do Boqueirão é um afloramento rochoso marítimo localizado no oceano Atlântico junto à costa da ilha das Flores, no concelho de Santa Cruz das Flores. Encontra-se nas coordenadas geográficas de Latitude 39º27.72'W (39.462ºN) e de Longitude 31º07.2'N (31.12ºW).

Descrição[editar | editar código-fonte]

A formação geológica da Baixa do Boqueirão (Santa Cruz das Flores) apresenta-se com fundos relativamente regulares formados por grandes rochas de forma plana de escoadas de lavas vulcânicas muito fluidas parcialmente recobertas por calhaus roladas e grande, media e pequena dimensão, formando assim uma zona que apesar de homogénea na globalidade apresenta uma heterogeneidade suficiente para albergar uma biodiversidade bastante variada. Nas zonas mais profundas e protegidas das correntes marítimas existem depósitos de áreas de média dimensão.

O acesso a esta formação geológica pode ser feito por terra, visto a sua proximidade com a mesma, sendo este acesso mais fácil com a praia-mar. Durante a Baixa-mar pode haver dificuldades de acesso casou existam ondulação com orientação Leste. A profundidade desta formação é bastante variada tendo em atenção as formações rochosas que lhe dão forma estando no entanto numa conta que ronda dos 11 aos 25 metros.

Este recife é utilizado para a realização de mergulho de escafandro diurno e nocturno e permite observar não só a vida marítima que a habita como um raro depósito de ossadas de baleia e de Cachalote provenientes muitas décadas de baleação e que ali foram depositados por um antiga fábrica de processamento de baleia já desactivada também há muitas décadas.

A fauna e a flora dominante[editar | editar código-fonte]

A fauna e a flora dominante desta formação geológica são a Apogon imberbis, a Stenopus spinosus, a Zonaria flava e a Lithophylum incrustans, sendo no entanto possível observar-se uma grande variedade de fauna e flora marinha em que convivem mais de 27 espécies diferente, sendo de 4.9 o Índice de Margalef de.

Foi proposto nos trabalhos de Martins & Santos (1991) e Santos (1992), medidas de protecção da biodiversidade a este ilhéu.

Fauna e flora observável[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]