Baixa Rasa do Lajedo (Lajes das Flores) – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Baixa Rasa do Lajedo (Lajes das Flores) é um afloramento rochoso marítimo localizado no oceano Atlântico junto à costa da ilha das Flores, no concelho das Lajes das Flores. Encontra-se nas coordenadas geográficas de Latitude 39º22.960'N (39.383ºN) e Longitude 31º15.538'W (31.259ºW), a cinco milhas marítimas do Porto das Lajes das Flores e do Porto da Fajã Grande (Lajes das Flores).

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta formação geológica apresenta-se com uma composição geológica bastante variada cujos matérias de origem vulcânica são originados em escoadas lávicas, principalmente compostas por basaltos do tipo Hawaiítos Palagonitizados e bastante alteradas. Estas escuadas apresentam um elevado índice de facturação, com os planos dessa fracturação orientados principalmente na vertical.

Depositados sobres estas formações existem blocos basálticos de grandes dimensões e depósitos arenosos depositados nas zonas mais profundas ou protegidas das correntes marítimas. Existem ainda grutas de pequena dimensão e planos negativos em relação ao fundo circundante aliados a covas de gigante.

A profundidade média desta formação ronda os 27 metros. O acesso a esta formação geológica pode ser feito a partir da terra indo a nado, no entanto devido às correntes marítimas e aos agrestes acessos por terra geralmente o acesso é feito por barco.

Esta recife é utilizado para a realização de mergulho de escafandro predominantemente diurno, sendo que em caso de acidente em que haja a perda de embarcação, é possível nadar até terra firme, visto esta não se encontrar distante.

Fauna e a flora dominante[editar | editar código-fonte]

A fauna e a flora dominante desta formação geológica são a Asparagopsis armata, a Dictyota dichotoma e a Coris julis, sendo no entanto possível observar-se uma grande variedade de fauna e flora marinha em que convivem mais de 92 espécies diferente, sendo de 10.4 o Índice de Margalef.

Foi proposto nos trabalhos de Martins & Santos (1991) e Santos (1992), medidas de protecção da biodiversidade a este ilhéu.

Fauna e flora observável[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]