Búfalo-asiático – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como ler uma infocaixa de taxonomiaBúfalo
Búfalo-asiático em Sri Lanka
Búfalo-asiático em Sri Lanka
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Bovinae
Tribo: Bovini
Género: Bubalus
Espécie: B. bubalis
Nome binomial
Bubalus bubalis
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

Búfalo (Bubalus bubalis) ou búfalo-d'água (water buffalo) é um búfalo originário da Ásia e atualmente distribuído por todo o mundo, devido à domesticação.

Tais búfalos chegam a pesar até 1 200 quilos e podem ter de 2,4 a 3 metros de comprimento. Foram domesticados há mais de 5 000 anos fornecendo leite, carne e couro. Seu leite é mais rico em gordura e proteína do que o leite de gado. A carne de búfalo é frequentemente vendida como carne bovina em certas regiões devido ao sua aparência e sabor muito parecidos, no entanto a carne de búfalo possui 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 11% mais proteínas e 10% mais minerais do que a bovina, sendo que o consumo de carne de búfalo parece estar associado a vários efeitos benéficos no perfil de risco cardiovascular.[1]

Quando o dia fica muito quente os búfalos-asiáticos tomam banho de lama, para se refrescar e afastar insetos.

Não são animais territorialistas, vivem em rebanhos de fêmeas com filhotes, lideradas pela fêmea mais velha, a matriarca.

Passam grande parte do dia debaixo de água, seus cascos são bastante palmados, e isso lhes permite caminhar em locais de muita lama. Esses pântanos lhes proporcionam uma quantidade muito grande de plantas aquáticas como alimento, porém, preferem pastar.

É um animal nativo do sudeste da Ásia, porém tem sido fortemente domesticado no Norte de África e no Oriente Médio, bem como a Austrália, Brasil e América Central. Os búfalos fortemente selvagens são encontrados na Índia, Nepal, Tailândia, Butão, Filipinas, Indonésia, Austrália, Camboja, Laos e Myanmar.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Giordano, G.; Guarini, P.; Ferrari, P.; Biondi-Zoccai, G.; Schiavone, B.; Giordano, A. (setembro de 2010). «Beneficial impact on cardiovascular risk profile of water buffalo meat consumption». European Journal of Clinical Nutrition (em inglês). 64 (9): 1000–1006. ISSN 1476-5640. doi:10.1038/ejcn.2010.108 

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.