Azeris – Wikipédia, a enciclopédia livre

Azeri
آذربایجان تورک لری
Meninas azeris em trajes típicos
População total

16 700 000 (2019)[1]

Regiões com população significativa
 Irã 6 a 15 milhões [a]
 Azerbaijão 8 172 800 [10][11]
 Rússia 603 070 [12][13]
 Turquia 530 a 800 mil [13]
 Geórgia 233 178 [14]
 Cazaquistão 114 586 [15]
 Ucrânia 45 176 [16]
 Uzbequistão 44 400 [17]
 Turquemenistão 33 365 [18]
 Estados Unidos 24 377 [19][20][21]
 Alemanha 20 a 30 mil [22]
 Países Baixos 18 000 [23]
 Quirguistão 17 823 [24]
 França 70 000 [25]
 Emirados Árabes Unidos 7 000 [26]
 Canadá 6 425 [27]
 Reino Unido 6 220 [28]
 Bielorrússia 5 567 [29]
 Suécia 2 935 [30]
 Letónia 1 657 [31]
 Austrália 1 036 [32]
 Áustria 1 000 [33]
 Estónia 940 [34]
 Noruega 806 [35]
 Lituânia 648 [36]
 Itália 552 [37]
Línguas
Azeri, persa e turco
Religiões
No Irã[38]
Islão
  
98,2%
Cristianismo
  
1,8%
No Azerbaijão[39]
Islão
  
87%
Irreligião
  
12,5%
Cristianismo
  
0,4%
Etnia
Túrquicos
Grupos étnicos relacionados
Turcomenos

Azeris (em azeri: Azərilər آذربایجان تورک لری, lit. "turcos azerbaijanos"), azerbaijanis, azerbaijanos ou azerbaijaneses[40] (Azərbaycanlılar) são um grupo étnico túrquico com cerca de trinta milhões de indivíduos no mundo; a maioria, entre 16 e 23 milhões (as estimativas variam),[41][42] vive no Irã, onde chamam a si próprios azaris.[43] Os demais, cerca de oito milhões, vivem na República do Azerbaijão.

Há também comunidades consideráveis na Turquia, Geórgia, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

A maioria esmagadora é muçulmana xiita. Devido aos laços históricos com vários dos antigos povos iranianos e aos laços culturais com os persas, algumas fontes incluem os azeris como um povo iraniano, embora o moderno azeri seja uma língua turcomana. O assunto permanece aberto a debates.

Origens[editar | editar código-fonte]

Têm sido debatidas as origens étnicas, culturais e linguísticas do povo azerbaidjano (ou azeri). Este debate tem levado a reivindicações históricas sobre os seus territórios, assim como às noções de nacionalismo do século XX, envolvendo basicamente três pontos de vista conflitantes:

- se os azeris são de origem turca, originários da Ásia Central,

- se são um povo iraniano que simplesmente mudou sua língua após as invasões turcas ou

- se são um povo nativo do Cáucaso que simplesmente adotou uma língua turca e se converteu ao Islã.

Portanto, a determinação de sua origem — turca, iraniana ou caucasiana — define os azeris e as visões históricas de seus vizinhos.

Análise da origem turca[editar | editar código-fonte]

Invasores turcos chegaram ao Azerbaijão em várias ocasiões ao longo dos séculos, mas é incerto se todos ou a maioria se fixou e permaneceu no Azerbaijão, ou se chegaram e partiram, até que um grupo tornou-se numericamente grande o bastante para modificar a região.

Fatores morfológicos do povo azeri em áreas rurais isoladas mostram-se completamente similares aos de alguns povos turcos próximos, especialmente os turcomenos e os turcos da Turquia.

De acordo com o historiador albanês caucasiano Moses Kalankatly, no período entre 191 e 200 da Era Cristã, hordas de turcos barsis e cazares cruzaram o rio Kura, onde hoje é o Azerbaijão.

Dentre outros historiadores conhecidos, Atabari descreve em detalhes várias incursões de tribos uralo-altaicas (hunos e cazares) no Azerbaijão, durante os séculos IV e V. Atabari também cita uma significativa presença turca no Azerbaijão e em regiões adjacentes, na metade do século VI.

Kalankatly também declara que, no ano de 629, o exército dos Gokturks, assim como várias tribos cazares adentraram no Azerbaijão, declarando-o "possessão eterna" dos turcos.

Fontes bizantinas da metade do século VI referem-se a "assentamentos turcos cazares" na margem esquerda do rio Kuna. Kalankatly faz referência a um "estado huno" na margem esquerda do rio Kuna no século VII.

De acordo com o professor Peter B. Golden, no decorrer do século VII, as duas principais uniões tribais emergiram sob a bandeira turca: os cazares e os búlgaros... os cazares formaram a maior parte das forças turcas usadas pelo imperador bizantino Heráclio (610-640) na sua contra-ofensiva aos sassânidas (governantes) no Azerbaijão".

A presença pré-islâmica é evidenciada na literatura após a conquista islâmica da região, numa era que ficou famosa por suas análises histórica, geográfica e científica do mundo pelos acadêmicos muçulmanos. De acordo com o trabalho do século VII de Ubeid ibn Shariyya al-Jurhumi, o califa muçulmano Mueviyyen (661-680) contou que o Azerbaijão "tem sido uma terra de turcos. Tendo lá se reunido, eles se mesclaram com outros, completando-se".

Deve-se também notar que o famoso "Livro de Dede Korkut", o épico dos turcos oguzes (considerados pelos azeris como seus principais ancestrais) foi escrito na Ásia Central nos séculos VI e VII.

Deve ser notado que as condições demográficas e sociais são difíceis de se certificar, sob domínio turco. Muitas questões permanecem sem resposta, como, por exemplo, se as tribos turcas substituíram os povos que viviam no Azerbaijão antes de sua chegada ou se simplesmente se mesclaram com estes.

Possíveis origens iranianas[editar | editar código-fonte]

Devido aos laços históricos com várias tribos ancestrais iranianas e laços culturais com os persas, algumas fontes incluem os azeris entre os povos iranianos, embora a moderna língua azeri seja uma língua turca, deixando a questão aberta a debates. Muitas cidades no Azerbaijão têm nomes iranianos (Tabriz, Baku, Maku, Ganja). Sem levar em consideração, muito tem se descoberto sobre os albaneses caucasianos, inclusive sua língua e história na região assim como sua conversão ao Cristianismo. Adicionalmente, alguns acreditam que a língua udi, que é uma língua caucasiana, é um remanescente dos antigos albaneses que foram assimilados pelas várias culturas invasoras através dos tempos. Finalmente, animosidades étnicas e rivalidades com muitos dos povos próximos têm possivelmente impedido os modernos azeris de examinar possíveis laços com seus vizinhos. Difícil de determinar é o número completo de invasores turcos, que não deve ter sido suficientemente grande para alterar a população dramaticamente no sentido genético.

Evidência genética[editar | editar código-fonte]

A população do Azerbaijão é indubitavelmente diversa, mas lá apresenta traços distintos descobertos através de testes genéticos que talvez revelem mais sobre as origens dos modernos azerbaijanos. A composição genética do Azerbaijão (como da Turquia) atualmente é muito mais parecida à de seus vizinhos mais próximos como os iranianos, povos do Cáucaso e libaneses (embora nenhuma seja uma população de língua turca) que às populações de línguas turcas da Ásia Central. Além disso, há evidências de mistura genética derivada de grupos turcos centro-asiáticos, em particular os turcomenos encontrados em no outro lado do Mar Cáspio, mais alta que entre seus vizinhos, inclusive georgianos, armênios e persas. A conclusão preliminar desses testes genéticos mostra que os azeris como sendo uma população bastante miscigenada, aproximando-se, em ordem de grandeza de semelhança, principalmente com os povos do Cáucaso, com os povos turcos,libaneses e iranianos, seguindo-se a similaridade com os europeus e depois com os turcos da Ásia Central. Adicionalmente, análises genéticas de DNA mitocondrial têm mostrado que as populações caucasianas são geneticamente intermediárias entre os europeus e as populações do Oriente Próximo, sendo mais próximos dos europeus. Em contraste, análises do cromossomo Y mostram uma aproximação genética maior com o Oriente Médio que com a Europa. Esses estudos são imprecisos e qualquer conclusão deve ser bastante cautelosa. As análises tem sido feitas com uma porção limitada de genes, assim como nenhuma amostra foi colhida no Irã onde a maioria dos azeris vive. Análises de autossomos e de amostras mais abrangentes são necessárias para a verificação dessas hipóteses controversas.

Língua[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: língua azeri e Línguas do Azerbaijão

Os azerbaijanos falam azeri (também chamado azerbaijano ou turco azerbaijano), uma língua turca que é mutuamente inteligível com o turco, com pequenas variações de sotaque, vocabulário e gramática. As línguas turcas incluem o turcomeno, yakut e uzbeque. O idioma azeri padrão se desenvolveu progressivamente a partir do século X.

A moderna língua escrita dos azerbaijanos se desenvolveu do século X ao século XIII, depois das migrações dos turcos oguzes e do declínio do estado Yabgu Oguz na Ásia Central. Este é o período que é chamado de era de ouro cultural e linguística azeri.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Há um total entre 23 e 40 milhões de azeris no mundo, não havendo precisão nos dados.

Desde o início do século XX sucessivos governos iranianos têm evitado publicar qualquer estatística sobre os grupos étnicos. Esta política dificulta qualquer estimativa sobre distribuição e tamanho dos grupos étnicos no Irã. Os tamanhos das populações de grupos étnicos turco-falantes são estimados como sendo bem maiores que os publicados oficialmente no Irã.

De acordo com duas fontes mais importantes, temos a população de falantes da língua azeri nos dois principais países da etnia, Azerbaijão e Irã. Estas estimativas diferem de 23,4 a 30 milhões no total. Este total não inclui os falantes de língua azeri no Iraque, Afeganistão, Turquia, Geórgia, Daguestão e outros pequenos bolsões no Oriente Médio e na Rússia. O Ethnologue [2] acrescenta 864.000 falantes azeris fora do Irã e do Afeganistão.

Fonte

Número de falantes
(Quando dado)
CIA Facts Book on Azerbaijan] 7.911.974 90,6% 7.168.248
CIA Facts Book on Iran] 68.017.860 24% 16.324.286
__________
Total 23.492.534
Ethnologue on Azerbaijan 6.069.453
Ethnologue on Iran 11.200.000
__________
Total 17.269.453

Regiões onde o azerbaijano é falado por grupos significantes de pessoas:

  • Azerbaijano (dialeto setentrional) [3]

Azerbaijão, sul do Daguestão, ao longo do litoral do Mar Cáspio e ao sul da cordilheira do Cáucaso. Também falado na Armênia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Turcomenistão e Uzbequistão.

  • Azerbaijano (dialeto meridional)

Províncias de Azerbaijão Ocidental, Azerbaijão Oriental, Ardabil, Zanjan, e parte da província de Markazi, no Irã. Muitos distritos de Teerã. Alguns grupos azeri-falantes estão na província de Fars e em outras partes do Irã. Também falado no Afeganistão, Azerbaijão, Iraque, Jordânia, Síria, Turquia e Estados Unidos.

Estima-se entre 16 e 23 milhões o número de azeris no Irã, oito milhões no Azerbaijão, entre 0,6 e 2,2 milhões na Rússia, possivelmente mais de um milhão nos Estados Unidos, entre 50 e 500 mil na Ucrânia, entre 50 e 500 mil na Alemanha, mais de 800 mil na Turquia, mais de 400 mil na Geórgia, e entre 78 e 200 mil no Cazaquistão. Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Uzbequistão e Turcomenistão também têm populações significativas de azerbaijanos.

Mais de 90% dos azerbaijanos são muçulmanos xiitas, mas também há sunitas, judeus, zoroastrianos, cristãos e bahá'ís. Mas o Azerbaijão é um dos países mais seculares e irreligiosos do mundo.[44][45] De acordo com uma recente pesquisa do Gallup, 53% dos entrevistados indicando a importância da religião na sua vida como pouca ou nenhuma. A mesma pesquisa indica que apenas 20% dos entrevistados participaram de serviços religiosos.[46]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. 15 milhões (Encyclopædia Britannica)[2]
    10,9 a 15 milhões (CIA factbook,[3] Knüppel,[4] Ethnologue,[5] Swietochowski)[6]
    12 a 18,5 milhões (e.g. Elling,[7] Gheissari)[8]
    6 a 6,5 milhões (Arakelova)[9]

Referências

  1. https://www.ethnologue.com/language/azb
  2. «Azerbaijani (people)». Encyclopædia Britannica. Consultado em 18 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 6 de outubro de 2014 
  3. «Iran». CIA: The World Factbook. CIA. 14 de novembro de 2011. Consultado em 4 de outubro de 2012. Cópia arquivada em 10 de janeiro de 2021. 16% de 77 891 220 [12,5 milhões] 
  4. Knüppel, Michael. «Turkic languages of Persia: an overview». Encyclopaedia Iranica. Consultado em 1 de setembro de 2012. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2013. Altogether, one-sixth of today's Iranian population is turcophone or bilingual (Persian and Turkic; see Doerfer, 1969, p. 13) 
  5. «Iran». Ethnologue. Consultado em 26 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2019 
  6. Swietochowski & Collins (1999, p. 165): 15 million (1999)
  7. Elling, Rasmus Christian. Minorities in Iran: Nationalism and Ethnicity after Khomeini, Palgrave Macmillan, 2013. Excerpt: "The number of Azeris in Iran is heavily disputed. In 2005, Amanolahi estimated all Turkic-speaking communities in Iran to number no more than 9 milhões. CIA and Library of congress estimates range from 16 to 24 percent—that is, 12–18 milhões people if we employ the latest total figure for Iran's population (77.8 milhões). Azeri ethnicsts, on the other hand, argue that overall number is much higher, even as much as 50 percent or more of the total population. Such inflated estimates may have influenced some Western scholars who suggest that up to 30 percent (that is, some 23 milhões today) Iranians are Azeris." [1] Arquivado em 2015-04-05 no Wayback Machine
  8. * Ali Gheissari, "Contemporary Iran:Economy, Society, Politics: Economy, Society, Politics", Oxford University Press, 2 April 2009. pg 300Azeri ethnonationalist activist, however, claim that number to be 24 milhões, hence as high as 35 percent of the Iranian population"
  9. Arakelova, Victoria (2015). «On the Number of Iranian Turkophones». Iran & the Caucasus. 19 (3): 279–282. JSTOR 43899203. doi:10.1163/1573384X-20150306. Consultado em 18 de setembro de 2020. Cópia arquivada em 4 de fevereiro de 2021 
  10. Azerbaijan Republic | populaçãoulation by ethnic groups stat.gov.az
  11. «Azerbaijan». The World Factbook (em inglês). Central Intelligence Agency. 22 de abril de 2022. Consultado em 8 de maio de 2022 
  12. «Итоги переписи». 2010 census. Russian Federation State Statistics Service. 2012. Consultado em 24 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 24 de abril de 2012 
  13. a b van der Leeuw, Charles (2000). Azerbaijan: a quest for identity : a short history. [S.l.]: Palgrave Macmillan. p. 19. ISBN 978-0-312-21903-1. Consultado em 20 de junho de 2015. Cópia arquivada em 20 de março de 2015 
  14. «Ethnic groups by major administrative-territorial units» (PDF). 2014 census. National Statistics Office of Georgia. Consultado em 28 de abril de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 10 de outubro de 2017 
  15. «Численность населения Республики Казахстан по отдельным этносам на начало 2020 года». Комитет по статистике Министерства национальной экономики Республики Казахстан. Consultado em 27 de abril de 2020 
  16. «About number and composition population of Ukraine by data All-Ukrainian census of the population 2001». Ukraine Census 2001. State Statistics Committee of Ukraine. Consultado em 17 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2011 
  17. «The National Structure of the Republic of Uzbekistan». Umid World. 1989. Consultado em 17 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2012 
  18. Всесоюзная перепись населения 1989 года. Национальный состав населения по республикам СССР. Демоскоп Weekly (em russo) (493–494). 1–22 de janeiro de 2012. Arquivado do original|arquivourl= requer |url= (ajuda) em 14 de março de 2012 
  19. «Azerbaijani-American Council rpartners with U.S. Census Bureau». News.Az. 28 de dezembro de 2009. Consultado em 11 de julho de 2012. Arquivado do original em 7 de abril de 2014 
  20. http://www.azeris.org/images/proclamations/May28_BrooklynNY_2011.JPG[ligação inativa]
  21. «Obama, recognize us – St. Louis American: Letters To The Editor». Stlamerican.com. 9 de março de 2011. Consultado em 11 de julho de 2012. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2012 
  22. «A portrait of a migrant: Azerbaijanis in Germany». boell.de. HEINRICH-BÖLL-STIFTUNG - The Green Political Foundation. 12 de janeiro de 2022. Consultado em 7 de março de 2022 
  23. «The Kingdom of the Netherlands: Bilateral relations: Diaspora» (PDF). Republic of Azerbaijan Ministry of Foreign Affairs. Consultado em 17 de janeiro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 19 de janeiro de 2012 
  24. «5.01.00.03 Национальный состав населения» (PDF) (em russo). National Statistical Committee of Kyrgyz Republic. 2011. Consultado em 17 de janeiro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 19 de fevereiro de 2012 
  25. İlhamqızı, Sevda (2 de outubro de 2007). «Gələn ilin sonuna qədər dünyada yaşayan azərbaycanlıların sayı və məskunlaşma coğrafiyasına dair xəritə hazırlanacaq». Trend News Agency (em azerbaijano). Baku. Consultado em 8 de março de 2017. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2017 
  26. «UAE´s population – by nationality». BQ Magazine. 12 de abril de 2015. Consultado em 13 de junho de 2015. Arquivado do original em 11 de julho de 2015 
  27. «Ethnic Origin (279), Single and Multiple Ethnic Origin Responses (3), Generation Status (4), Age (12) and Sex (3) for the Population in Private Households of Canada, Provinces and Territories, Census Metropolitan Areas and Census Agglomerations, 2016 Census – 25% Sample Data». Statistics Canada. 2016. Consultado em 6 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 26 de outubro de 2017  In the 2016 census, 2,280 people indicated 'Azeri'/'Azerbaijani' as a single response and 4,145 as part of multiple origins.
  28. «Nationality and country of birth by age, sex and qualifications Jan – Dec 2013 (Excel sheet 60Kb)». www.ons.gov.uk. Office for National Statistics. Consultado em 11 de junho de 2014. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2015 
  29. «Population Census 2009» (PDF). National Statistical Committee of the Republic of Belarus. Consultado em 17 de abril de 2013. Arquivado do original (PDF) em 18 de janeiro de 2012 
  30. «Foreign born after country of birth and immigration year»  Statistics Sweden.
  31. Poleshchuk, Vadim (março de 2001). «Accession to the European Union and National Integration in Estonia and Latvia» (PDF). European Center for Minority Issues. Consultado em 18 de janeiro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 2 de março de 2011. 232 citizens 
  32. Azerbaijan country brief Arquivado em 2019-06-18 no Wayback Machine. NB According to the 2016 census, 1,036 people living in Australia identified themselves as of Azeri ancestry. Retrieved 18 June 2019.
  33. «The Republic of Austria: Bilateral relations» (PDF). Republic of Azerbaijan Ministry of Foreign Affairs. Consultado em 18 de janeiro de 2012 [ligação inativa] 
  34. «Population Census of 2011». Statistics Estonia. Consultado em 10 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 11 de novembro de 2018  Select "Azerbaijani" under "Ethnic nationality".
  35. «2020-03-09». ssb.no. Consultado em 3 de janeiro de 2021. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2020 
  36. «Population by ethnicity in 1959, 1970, 1979, 1989, 2001 and 2011» (PDF). Lithuanian Department of Statistics. Consultado em 10 de março de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 13 de março de 2020 
  37. http://demo.istat.it/str2019/index.html ISTAT - Foreign resident population in 2019
  38. Project, Joshua. «Azerbaijani, Azeri Turk in Iran». joshuaproject.net (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2023 
  39. Project, Joshua. «Azerbaijani in Azerbaijan». joshuaproject.net (em inglês). Consultado em 25 de janeiro de 2023 
  40. «Gentílico de Azerbaijão». Consultado em 23 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 29 de novembro de 2014 
  41. CIA World Factbook
  42. Ethnologue
  43. Farmanfarmaian, Fatema Soudavar. Claims and facts - On Azaris and Azarbaijan, The Iranian, 2 de outubro de 2002.
  44. «Gallup WorldView». Gallup. Consultado em 17 de agosto de 2013  (em inglês)
  45. «What Alabamians and Iranians Have in Common». Gallup. Consultado em 17 de agosto de 2013  (em inglês)
  46. «Gallup: "Azerbaijan is ranking 5th in the list of most atheistic countries of the world"». Today. Consultado em 17 de agosto de 2013  (em inglês)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]