Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (também conhecida pela sigla Asseba) é uma organização com sede em Santo Amaro, voltada para a valorização e preservação do samba de roda no Recôncavo baiano[1][2].

Foi criada em 17 de abril de 2005, como parte das medidas emergenciais propostas pelo Plano de Salvaguarda elaborado no ano anterior pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O plano previa diversas medidas de preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil[3]. No ano seguinte, a entidade ganhou sua sede, a Casa do Samba, em Santo Amaro, num sobrado do século XIX que hospedou D. Pedro II. Mais tarde, a casa passou a integrar a rede de pontos de cultura do Ministério da Cultura[4].

A Casa do Samba abriga projetos como oficinas de construção e aprendizagem da viola machete, oficinas de música e dança, pesquisa e registro do samba de roda[5]. Outras casas foram abertas em seguida nos municípios de Feira de Santana, Maragojipe, Antônio Cardoso, Saubara, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Irará e Cachoeira[6].

Em 2013, a Asseba recebeu a Ordem do Mérito Cultural[7].

Referências

  1. Dia 25 a Bahia é do Samba de Roda. DocExpoe
  2. Associação dos Sambadores e Sambadeiras promove seminário sobre a influência do Homem no Ecossistema. Secretaria de Cultura da Bahia, 09/09/2010
  3. CARMO, Raiana Alves Maciel Leal do.A política de salvaguarda do patrimônio imaterial e os seus impactos no samba de roda. UFBA, 2009, págs. 90-92
  4. Iphan realiza II Encontro de Mestres de Samba de Roda na Bahia. Portal Brasil, 12/05/2010
  5. Festival Um Ponto Ubuntu. Casa Via Magia
  6. Samba de roda é resgatado na Bahia. Bahia Todo Dia, 03/08/2011
  7. Ministério da Cultura. «Ordem do Mérito Cultural 2013». Consultado em 7 de novembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]