Aser – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aser
Aser
Aser representado em uma ilustração de Phillip Medhurst.
Nascimento Padã-Arã, Mesopotâmia
Progenitores Mãe: Zilpa
Pai: Jacó
Cônjuge Hadurá
(anteriormente Adon)
Tribo Tribo de Aser
Filho(s) Imna
Isvá
Isvi
Berias
Sera
Menção bíblica Livro de Gênesis

Aser (em hebraico: אָשֵׁר, hebraico moderno Ašer, hebraico tiberiano ʾĀšēr), segundo a Bíblia, é um dos 12 filhos de Jacó, resultado de sua união com Zilpa, criada de Lia.[1] Aser também é o fundador de uma das 12 Tribos de Israel, de mesmo nome.[1]

O personagem de Aser não possui grande destaque no livro de Gênesis, exceto por ter tomado parte na conspiração junto a seus irmãos que levou José a ser vendido como escravo para uma caravana em direção ao Egito, e também ter estado junto com seus irmãos no momento da reconciliação. Em 1ª Crônicas (I Crônicas 7:30–40) é traçada a descendência de Aser e seus filhos Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera.

Aser, junto com seus irmãos, tomou residência na parte leste do delta do rio Nilo, onde sua descendência multiplicou-se e originou a tribo de Aser. Segundo os livros do Pentateuco, Aser seguiu Moisés para a Terra Prometida, embora alguns estudiosos afirmem que Aser já era uma tribo localizada provavelmente na costa sul da Palestina antes do Êxodo, a região que, segundo o livro de Josué, ela teria conquistado quando da tomada de Canaã.

A região original de Aser coincidia com a terra da Filístia. Antes da ascensão do rei David, a terra de Aser já pertencia aos filisteus, de modo que a tribo pode ter continuado a existir apenas como indivíduos ou famílias vivendo em territórios de outras tribos, não mais como uma entidade individual e identificável entre as outras tribos de Israel. Os aseritas teriam se unido a Jeroboão quando este reivindicou para si o trono de Israel, e Aser teria feito parte das 10 tribos do norte que permaneceram independentes do governo de Jerusalém. A tribo desapareceu definitivamente dos registros quando Samaria foi tomada pela Assíria.

Família e Descendência[editar | editar código-fonte]

Aser casou primeiro com Adon, bisneta de Ismael; em seu segundo casamento casou com Hadurá, possível neta de Eber.

Os filhos de Aser foram Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera. Aser também é ancestral de Ana, a Profetisa e seu pai Fanuel.

Tribo[editar | editar código-fonte]


Tribos de Israel
As Tribos
Tópicos

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Terá
SaraAbraãoAgarHarã
Naor
IsmaelMilcaIscá
Ismaelitas7 filhosBetuel1ª filha2ª filha
IsaqueRebecaLabãoMoabitasAmonitas
EsaúJacóRaquel
Bila
EdomitasZilpa
Lia
1.Rúben
2.Simeão
3.Levi
4.Judá
9.Issacar
10.Zebulom
11.Diná
7.Gade
8.Aser
5.
6.Naftali
12.José
13.Benjamim

Referências

  1. a b Metzger, Bruce M.; Coogan, Michael David (1993). The Oxford Companion to the Bible (em inglês). Oxford: Oxford University Press. p. 62. ISBN 978-0-19-974391-9