Arthur Aguiar – Wikipédia, a enciclopédia livre

Arthur Aguiar
Arthur Aguiar
Aguiar em abril de 2022
Nome completo Arthur Queiroga Bandeira de Aguiar
Nascimento 3 de março de 1989 (35 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Estatura 1,73m[1]
Ocupação
Período de atividade 2008–presente
Prêmios Lista completa
Carreira musical
Período musical 2011–presente
Gênero(s) pop
Instrumento(s)
Gravadora(s) Som Livre
Religião cristão

Arthur Queiroga Bandeira de Aguiar (Rio de Janeiro, 3 de março de 1989[2]), mais conhecido como Arthur Aguiar, é um ator, cantor e compositor brasileiro.

Iniciou sua carreira nos esportes, durante menos de dez anos da sua vida dedicou-se à natação. Foi federado e treinado pelo Botafogo, onde conquistou títulos em diversos campeonatos e ganhou medalhas até os seus 19 anos, quando foi encontrado por um diretor que precisava de um ator com o seu perfil para sua peça. Assim, começou a traçar seus passos no mundo do teatro, surpreendendo toda a família e quem acreditava no seu potencial como atleta. Como nas piscinas, Arthur Aguiar dedicou-se ao teatro e à televisão e foi se destacando pelo seu talento. Seu primeiro trabalho notório foi na peça Os Melhores Anos de Nossas Vidas,[3] de Domingos de Oliveira e direção de Bia Oliveira, entre 2009 e 2010, interpretando Arthur.

Na televisão, teve seu nome reconhecido nacionalmente ao ser um dos protagonistas da versão brasileira da telenovela Rebelde, dando vida ao personagem Diego Maldonado,[4] em 2011, onde também integrou a banda Rebeldes. Ao lado dos cinco integrantes do grupo, gravou dois álbuns de estúdio, Rebeldes, em 2011, que recebeu disco de ouro[5] e disco de platina,[6] além de Meu Jeito, Seu Jeito em 2012. No mesmo ano lançaram mais um álbum, ganhando um disco de ouro[7] e também um DVD, alcançando um segundo DVD de platina.[7] Os dois últimos foram gravados em um show e receberam o nome de Rebeldes: Ao Vivo.

No ano de 2012, formou a banda F.U.S.C.A. (Fazendo Um Som Com Amigos) em parceria com os cantores Guga Sabatiê e Taty Cirelli e o músico Digão Lopes. O grupo com uma vertente Pop e composições próprias, lançou seu primeiro disco em 2013, que levou o nome do primeiro single da banda, "Pra Todo Mundo Ouvir".[8][9]

Em 2013, Aguiar foi co-protagonista de uma moderna adaptação da novela Dona Xepa, produzida pela RecordTV: seu personagem, o estudante Édison,[10] é filho de Xepa e passou por conflitos como a aceitação de sua família e o lugar de onde vive, escondendo esse fato de todos em sua faculdade, temendo os obstáculos que pudesse enfrentar ao revelar sua origem humilde.

Ainda em 2013, agora contratado pela TV Globo, Arthur retornou à emissora na novela Em Família, com autoria de Manoel Carlos e direção de Jayme Monjardim. Arthur interpretou o personagem Virgílio na 1ª fase da novela, que fora vivido por Nando Rodrigues na 2ª e por Humberto Martins na 3ª. A trama estreou em fevereiro de 2014.[11][12] Em 2014 e 2015, Arthur integrou no elenco da 22ª temporada da novela Malhação, onde interpretou o protagonista Duca.[13] Entre 2016 e 2018 Arthur participou de Êta Mundo Bom e O Outro Lado do Paraíso, ambas produções de Walcyr Carrasco. Em 2022, Aguiar foi consagrado o campeão da vigésima segunda temporada do reality show Big Brother Brasil, após 100 dias de confinamento.[14]

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Arthur Aguiar nasceu em 3 de março de 1989 no Rio de Janeiro. Atualmente vive no Rio de Janeiro (a cidade natal dele) ao lado da mãe, a professora de educação física e natação Kátia Aguiar, e do irmão mais novo Lucas Queiroga.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2008–12: Natação e início da carreira de ator[editar | editar código-fonte]

Natação[editar | editar código-fonte]

Influenciado (provavelmente) pela mãe, Arthur começou a nadar na infância e logo foi se destacando. Pelo Clube BFR/RJ (Botafogo de Futebol e Regatas) foi federado e treinado por quase dez anos, obtendo várias conquistas. Foi campeão estadual, sendo recordista da categoria; em 2001 alcançou o 2° lugar nos 400 metros nado livre, com o tempo de 04′51"83;[15] em 2002, o 14° lugar (de 50 posições) nos 100 metros do nado borboleta, com 01′10″57.[16] Além das boas colocações no Ranking Brasileiro Junior I de piscina longa da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), por exemplo, no ano de 2006 ocupou o 4° lugar (de 25 posições) nos 200 metros do nado borboleta, com o tempo 02'11"51.[17] No mesmo ano, no Troféu Júlio Delamare, foi 12° lugar nos 100 metros do nado borboleta, com o tempo de 00'58"75.[18] Posteriormente foi vice-campeão brasileiro júnior nos 200 metros nado borboleta e dono de diversas medalhas e títulos.

Início da carreira de ator[editar | editar código-fonte]

Mesmo sendo atleta, não negava seu gosto pelas artes; aos 14 anos aprendeu a tocar violão sozinho, pois tinha uma grande paixão pela música.

No decorrer da sua carreira, fez cursos a fim de aprimorar seus talentos. Dentre eles, cursos de teatro e interpretação como no CN Artes com Cininha de Paula (2008), no Espaço Cultural Felipe Martins (2008) e com o grupo Nós Do Morro (2009); aulas de canto com Maíra Lautert (2010); Oficina de preparação Rebelde, na RecordTV, com Roberto Bomtempo (2010),[3] onde passou por uma maratona de aulas de interpretação, expressão corporal e canto.[19]

Quando voltava de um de seus treinos da natação, Arthur foi encontrado por um diretor que precisava de um ator com aquele perfil, e a partir dali, o nadador deixou as piscinas de lado para se dedicar ao teatro. Tudo começou em 2008, com as peças Caminhando Pelo Passado, com texto e direção de Moisés Bittencourt, onde interpretava Gaspar. Logo após atuou no musical Segredos De Um Show Bar, fazendo o Cafetão e o Cartola, e no mesmo ano ainda atuou na peça A Pena e a Lei, de Ariano Suassuna, dando vida ao Benedito e ao Pedro.

Em 2009, prosseguindo no teatro, fez o musical Um Rio Chamado Machado, uma adaptação de contos de Machado de Assis por Carlos Eduardo Caetano e Rômulo Rodrigues, como Inácio (no conto Uns Braços) e o Irmão do enfermeiro (no conto O Enfermeiro). Fez ainda a peça infantil Princesas no Faz de Conta, com Direção de Alessandro Dovalle, vivendo o bruxo Malvino. No final de 2009 a meados de 2010, foi um dos protagonistas de Os Melhores Anos de Nossas Vidas, de Domingos Oliveira, interpretando um personagem que levava o seu nome, Arthur.[20] Ainda no ano de 2009, Aguiar estreia na TV fazendo uma participação especial na telenovela Malhação, com direção de Luis Henrique Dias e Luis Antonio Pilar, representando um grafiteiro. Na temporada seguinte da novela teen, denominada Malhação ID, interpretou um aluno do 3° ano, desta vez comandada por Mário Márcio Bandarra. No mesmo ano, participou também da novela Cama de Gato com autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes, onde fez parte do elenco de apoio, como Lucas.[21] Logo depois veio mais uma participação especial, dessa vez no programa humorístico Zorra Total, no quadro do Pacheco (Nelson Freitas) em novembro de 2009, sendo o Pedrinho. No cinema, seu primeiro trabalho foi em uma pequena participação no longa metragem High School Musical: O Desafio, cuja direção foi de César Rodrigues e a produção da Walt Disney Studios Motion Pictures Brasil.

No ano seguinte, na novela Tempos Modernos, de Bosco Brasil, foi um aluno do conservatório. Em seguida, foi integrante da série Bicicleta e Melancia (Multishow) escrita por Rodrigo Nogueira, dando vida ao Estevão. No cinema, foi o cadete do filme Ponto Final (adaptação do texto Tudo Passageiro de Francisco Azevedo) com direção de Marcelo Taranto.[3]

2011–13: Reconhecimento com Rebelde[editar | editar código-fonte]

2011 foi o ano em que se consolidou a carreira de Arthur Aguiar, marcando-o como ator e cantor num só papel, com o personagem Diego,[4] na novela Rebelde e na banda Rebeldes. Ainda em março de 2010, Arthur começa a bateria de testes de voz, atuação, dança e outros, para enfim conquistar o Diego e ser um dos protagonistas da trama. A seleção dos seis protagonistas durou quatro meses e teve cerca de 600 candidatos.[19] A novela, exibida de 21 de março de 2011 a 12 de outubro de 2012 em duas temporadas (totalizando 410 capítulos), contava a típica história do cotidiano de jovens que viviam numa escola em regime de semi-internato e enfrentavam dramas típicos de suas idades, além dos temas que a trama ocasionou ao longo da novela, como alcoolismo (problema enfrentado por Diego no início, personagem do Arthur na trama), bullying, distúrbios alimentares, problemas familiares, dentre outros; escrita por Margareth Boury e dirigida por Ivan Zettel, é inspirada na telenovela mexicana homônima de Pedro Damián, que fez a adaptação da telenovela Argentina, Rebelde Way para a Televisa no México.

Arthur Aguiar durante show da banda Rebeldes.

Ao lado de Chay Suede, Lua Blanco, Mel Fronckowiak, Micael Borges e Sophia Abrahão, deu o pontapé inicial na banda Rebeldes (que surgiu junto à novela, e ganharam todo o país com cerca de 90 shows ao longo de três anos), com a primeira Turnê Rebelde, que se iniciou no dia 30 de outubro de 2011 e finalizou em 30 de janeiro de 2012. Nela, Arthur fez inclusive o cover da música "Toda Forma de Amor" (Lulu Santos), que no final, contabilizaram cerca de 90 mil espectadores ao longo de nove shows. Em seguida veio a Turnê Nada Pode Nos Parar, que foi de 30 de janeiro de 2012 a 18 de agosto do mesmo ano, também percorrendo todo o país. Nessa etapa os seis chegaram a fazer dez dias de shows seguidos, pelo nordeste. Depois lançaram a Turnê Asepxia, durando cerca de 1 mês (de 25 de agosto a 23 de setembro de 2012). E por último, a Turnê Rebeldes Para Sempre, que teve início em 30 de setembro de 2012, onde Arthur, Chay, Lua, Mel, Micael e Sophia, fizeram shows de despedida em algumas cidades por onde já haviam passado.

O encerramento oficial da banda foi em Belo Horizonte, dia 4 de maio de 2013, show cercado de muita emoção, e que marcou o fim de uma história de muito sucesso e conquistas, fechando o ciclo Rebelde. Ao longo da história da banda, foram lançados CDs e DVD. No dia 23 de setembro de 2011, foi lançado o primeiro álbum da banda Rebeldes, o Rebeldes, que vendeu cerca de 120 mil cópias e ganhou disco de ouro[5] e disco de platina.[6] Para a divulgação do mesmo, foi lançado o videoclipe do single "Do Jeito que eu Sou", em dezembro do mesmo ano.

No começo de 2012, os seis protagonistas da novela embarcaram para Buenos Aires, na Argentina, onde gravaram comerciais para produtos especializados no combate às espinhas, que somente meses depois se descobriria que era o Asepxia e os mesmos foram veiculados na mídia[22] (que inclusive, foi patrocinadora oficial e levou o nome de uma das turnês da banda). No dia 11 de abril do mesmo ano, foi lançado o primeiro álbum ao vivo e DVD do grupo, o Rebeldes Ao Vivo. O CD e o DVD foram extraídos de um show na cidade de São Paulo, ganhando o disco de ouro,[7] pelas 40 mil cópias vendidas e DVD de platina[7] equivalente a 50 mil cópias, respectivamente, e juntos renderam 140 mil cópias. Junto ao DVD foi lançado um videoclipe da música, até então inédita, "Nada Pode Nos Parar", e posteriormente, no mês de junho a música "Depois da Chuva" (uma das canções que Arthur interpretava) também se transformaria em mais um single e videoclipe, contendo cenas dos bastidores e do show da banda. Já no dia 9 de dezembro de 2012, foi lançado o segundo álbum em estúdio ao lado dos Rebeldes, o Meu Jeito, Seu Jeito, com uma tiragem inicial de 20 mil cópias.

Logo após o término de Rebelde, o ator foi convidado para estrelar dois dos diversos especiais de fim de ano que a RecordTV produziu, o telefilme A Tragédia da Rua Das Flores, baseada no romance homônimo de Eça de Queirós, uma produção da Academia de Filmes. Arthur viveu o jovem Victor, que na trama se apaixona por uma mulher mais velha (que ao longo da história descobrira ser sua mãe), que resultou em um amor fatal e suas trágicas consequências, sendo retratado nos tempos atuais. O telefilme contou ainda com a presença de atores consagrados, como Daniela Galli e Jonas Bloch, que foram sua mãe e seu tio, consecutivamente.[23] Fazendo uma retrospectiva do grande sucesso que foi Rebelde, Arthur participou de um documentário, também produzido para a programação de fim de ano da RecordTV, o Rebeldes Para Sempre, onde mostraram os bastidores da novela e da banda durante os dois anos que ficaram no ar.[24]

O artista, desde que descobriu sua veia artística, sempre se sentiu mais a vontade atuando, mas ao longo da sua carreira, a música foi tomando espaço e importância em sua vida. Dessa vez, trabalhando somente com a música, embarcou em um projeto com o cantor e ator Guga Sabetiê, a cantora Taty Cirelli e o músico Digão Lopes, intitulado como Um Fusca Um Violão. O projeto inicial era de viajar o Brasil afora em um Fusca, levando sua música de maneira mais intimista a diversos lugares, e assim, registrando e documentando cada um deles. A parte musical do projeto ganhou forças, a banda (com uma ideia vinda de Arthur) pensou em unir suas carreiras, suas vertentes musicais, e a experiência dos quatro integrantes para formarem a banda F.U.S.S.C.A., cujo significado é Fazendo Um Som Só Com Amigos. Suas músicas são autorais e tem estilo próprio, mesclam Pop e MPB. No dia 5 de novembro de 2012 deram início à divulgação do projeto, lançando o primeiro single, "Pra Todo Mundo Ouvir", que chegou a quase 30 mil visualizações nas primeiras 11 horas, no canal oficial do grupo, e hoje chega a quase 500 mil visualizações no Youtube.[9] Daí por diante foram lançadas diversas músicas do CD, sempre disponibilizadas no canal da banda no Youtube, como forma de familiarizá-las junto aos seus admiradores.

O início de 2013 foi marcado com a gravação do primeiro CD da banda, o "Pra Todo Mundo Ouvir". O primeiro single do grupo foi a faixa que deu origem ao nome do CD, e com o sucesso do mesmo, no dia 27 de abril de 2013, o F.U.S.S.C.A. fez o primeiro show da sua turnê (também homônima do CD) em Campina Grande/PB. O repertório dos shows é composto pelas onze músicas do CD e mais onze releituras de grande sucessos, como "Pequena Eva" (Banda Eva), "Fico Assim Sem Você" (Claudinho e Buchecha), "Não Precisa Mudar" (Ivete Sangalo), dentre outras; dando a essas músicas versões conforme o estilo da banda. A turnê se estendeu para cidades como Belo Horizonte, João Pessoa, Natal, Recife e outras, obtendo sucesso e boa repercussão por onde passaram. Arthur também realizou tardes de autógrafos em Campina Grande e João Pessoa, mais uma vez, como forma de integração da banda com os que o admiram.

Voltando para a TV, Arthur foi escalado para a novela Dona Xepa de Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel, é adaptada da peça teatral homônima criada por Pedro Bloch que inspirou a primeira versão brasileira escrita por Gilberto Braga, sendo esta a terceira adaptação da obra para a televisão. Aguiar foi um dos coprotagonistas da trama, interpretando o estudante de Arquitetura e Urbanismo Édison, que esconde sua verdadeira origem e a sua família, por medo que esse fato lhe prejudique diante dos colegas ricos e dos professores da faculdade. A novela ficou no ar de 21 de maio a 24 de setembro de 2013, tendo sua história desenrolada por 96 capítulos.[10]

Ainda no ano de 2013, marcando o seu retorno ao cinema, dessa vez estreando como dublador, Arthur emprestou sua voz e interpretação ao pequeno Antônio Perez, no filme Meu Malvado Favorito 2.[25]

No dia 28 de agosto do mesmo ano, em São Paulo, a banda F.U.S.S.C.A. foi uma das atrações nacionais do Z Festival, um importante festival de música destinado ao público jovem do país, e onde nomes como Demi Lovato e Justin Bieber já se apresentaram. No dia 1° de setembro, o grupo subiu ao palco e cantou mais uma vez os seus sucessos no mesmo festival, porém, desta vez na cidade do Rio de Janeiro.[26][27] A banda chegou ao fim em setembro de 2013, onde os integrantes preferiram por seguir individualmente, priorizando o momento de cada um em suas carreiras e atuais trabalhos.

No mês de dezembro, Aguiar voltou ao teatro com participações especiais no Musical Tudo Por Um Pop Star, nas cidades de Rezende, Vitória, Curitiba e Brasília. Baseada no livro homônimo da escritora Thalita Rebouças, com adaptação de Gustavo Reiz, dirigida por Pedro Vasconcelos e com direção musical de Jules Vandystadt, a peça retrata a aventura de três amigas do interior que viajam para capital com o objetivo de assistir ao show dos seus maiores ídolos. Aguiar subiu ao palco para cantar com o elenco, interpretando as músicas "I'm Yours" de Jason Mraz, e ainda "A Flor", "Amor Ou Engano" e "Rio de Janeiro", de sua autoria.[28]

2014–21: Retorno a TV Globo e carreira solo[editar | editar código-fonte]

Terminado seu trabalho em Dona Xepa, Arthur também encerrou seu contrato de três anos com a RecordTV, onde foi reconhecido nacionalmente. Um mês depois, em setembro de 2013, retornou para a emissora onde sua carreira na TV começou, fechando contrato com a TV Globo. Lá participou de testes de elenco para uma novela no horário das 19 horas, porém, por opção do canal o ator foi escalado para uma novela no horário nobre, que teve estreia no dia 3 de fevereiro de 2014. Em Família[29][30] é a trama escrita por Manoel Carlos e com direção de Jayme Monjardim, onde Arthur viveu Virgílio em sua primeira fase,[11] um jovem que numa segunda etapa foi vivido pelo ator Nando Rodrigues, e em seu ápice foi vivido por Humberto Martins. Também participam da novela artistas consagrados como Julia Lemmertz, Gabriel Braga Nunes, Bruna Marquezine, dentre outros.[12] As gravações do núcleo em que Arthur participou foram iniciadas em Goiás, na cidade de Pirenópolis, e também no Rio de Janeiro. Com a repercussão da novela, Arthur foi a programas como o Encontro com Fátima Bernardes (onde posteriormente teve outras participações), na TV Globo, e a noites de autógrafos, com outros atores da novela, para falar sobre a trama, os personagens que viveram, e uma aproximação maior com os admiradores da história. Já no início de 2014, além da estreia na novela, Arthur fechou contrato com uma das empresas da cantora Claudia Leitte, 2Ts, para representá-lo no mundo musical. Começou a gravar seu primeiro EP solo, ainda sem previsão de lançamento devido sua dedicação à atuação.[31]

Arthur Aguiar em março de 2014

Durante o carnaval do mesmo ano, começou a fazer alguns shows importantes, como as parcerias no trio elétrico da cantora Claudia Leitte e do cantor Tomate, e ainda apresentações para uma plateia VIP, com vários cantores e artistas, no camarote da empresa Brahma, abrindo os shows da Claudia Leitte.[32] No dia 22 de fevereiro, fez sua primeira apresentação da carreira solo num evento que a TV Globo promoveu, o Jovens Tardes, onde lançou sua música da trabalho, “Vou Te Dizer”, outras canções que vão compor seu EP, e ainda releituras de músicas consagradas, como “Mulher”, de Projota, "Exagerado",Bete Balanço de Cazuza, entre outras, com uma pegada no seu estilo de show.[33] Em julho de 2014, a TV Globo iniciou um novo formato da novela teen Malhação, com tecnologia de alta resolução em suas gravações, preparações mais específicas do elenco, com aulas de dança, canto, luta e interpretação. Como nas primeiras versões, a trama voltou a ser ambientada em uma academia de artes marciais e artes teatrais, dança e canto.[34] Arthur que antes havia feito participações especiais em outras temporadas da trama, volta na 22ª temporada como o protagonista Duca,[13] um jovem que tem o sonho e se dedica para se tornar um grande lutador de muay thai, e acredita que seu mestre Gael (Eriberto Leão), pode lhe preparar para isso. Como o título da novela, os personagens buscam por sonhos e estão determinados a conquistá-los. Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, com direção de Luiz Henrique Rios e José Alvarenga Jr.. O elenco conta ainda com Isabella Santoni, Bruna Hamú, Maria Joana e artistas consagrados como Emanuelle Araújo, Leo Jaime, Patrícia França, Daniele Suzuki entre outros.[35][36] Ainda em 2014, no mês de outubro Aguiar foi convidado especial do espetáculo Deu Branco - Cenas Improvisadas, na última sessão da peça em São Paulo. O ator participou como ele mesmo, e a peça, dos gêneros comédia e estilo stand-up, possui as cenas baseadas em jogos de improviso.[37] Em dezembro de 2014, Arthur participou da vinheta de final de ano da emissora TV Globo, onde diversos artistas contratados comemoram a chegada do ano novo.

Já no início de 2015, foi convidado para cantar no programa Altas Horas em um especial da Jovem Guarda, o grande sucesso de Roberto Carlos, "É Proibido Fumar".[38] Ainda em 2015, após o fim da 22ª temporada da novela Malhação, Arthur foi convidado para participar da 12ª temporada da Dança dos Famosos, que é um quadro exibido pelo Domingão do Faustão. O ator foi vice-campeão do talent show, perdendo o título para Viviane Araújo.[39] Em 2016, Arthur atuou na novela das seis Êta Mundo Bom!, na qual interpretou o personagem Osório.[40] Trabalhou também na gravação de seu primeiro disco solo. Em 2017 viveu Diego na novela O Outro Lado do Paraíso.[41]

Em setembro de 2020, Arthur foi novamente contratado pela RecordTV para atuar na novela bíblica Gênesis, onde então interpretaria o personagem bíblico José do Egito.[42] Pouco tempo depois, no começo de janeiro de 2021, quando as gravações da novela Gênesis já vinham ocorrendo e faltavam poucos dias para a exibição da novela da tela da Record, o contrato entre o ator e a emissora foi rescindido. Arthur usou as suas redes sociais para dizer que o contrato com a Record foi rescindido em comum acordo entre as duas partes.[43] O ator Juliano Laham, que em 2020 foi um dos participantes da décima sétima temporada da Dança dos Famosos, acabou sendo escolhido pelos diretores da novela Gênesis para herdar o papel de Arthur Aguiar, interpretando então o personagem bíblico José do Egito.[44][45]

2022–presente: Big Brother Brasil e novos singles[editar | editar código-fonte]

Arthur durante a final do Big Brother Brasil 22

Em 14 de janeiro de 2022, Arthur foi confirmado como um dos 20 participantes da vigésima segunda temporada do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo.[46][47] O primeiro membro do camarote anunciado, Arthur entrou na casa três dias depois do início do jogo, após ser diagnosticado com COVID-19 no pré-confinamento. Ao longo de 100 dias ele foi líder uma vez, anjo três vezes e passou por sete paredões para chegar à final. Depois de um começo mais isolado, o ator acabou se aproximando do trio formado pelo ator Douglas Silva, o atleta Paulo André Camilo e o surfista Pedro Scooby. O grupo ainda se expandiu para receber Gustavo Marsengo, que entrou no programa pela dinâmica da Casa de Vidro. A passagem do ator também ficou marcada pela maior rivalidade da edição. Depois de ser indicado ao paredão pela líder Jade Picon duas vezes seguidas, ele venceu o embate em um disputa direta contra a influencer, que o mandou uma terceira vez após atender um Big Fone que também a colocou entre os indicados.[48]

Na final de 26 de abril de 2022, o ator foi anunciado o vencedor com 68,96% dos votos, superando os amigos Paulo André (29,91%) e Douglas Silva (1,13%).[14] Com 751 milhões de votos, a votação foi a maior entre as finais de todas as edições e a segunda maior da história do programa.[49]

Como deixou planejado antes de se confinar na casa do BBB, Arthur Aguiar lançou o segundo single da retomada da carreira musical enquanto permanecia como um dos protagonistas da 22ª edição do programa exibido pela TV Globo.[50] O primeiro foi com Matheus & Kauan, em fevereiro de 2022. A faixa "Casa Revirada" chegou a tocar nas festas da casa, e a dupla sertaneja foi convocada para se apresentar na grande final do programa.[51] Um mês depois, em março, o single "Fora da Casinha", em parceria com Matheus Fernandes, chegou ao mercado.[52]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2011, durante as gravações da novela Rebelde, começou a namorar a atriz Lua Blanco, seu par romântico na novela, o relacionamento chegou ao fim em 2012. No entanto, existem boatos que em 2014 tiveram um relacionamento escondido da rede nacional.[53][54] Em 2012 teve um breve relacionamento com a atriz Alice Wegmann.[55][56] Em outubro do mesmo ano, assumiu namoro com a atriz Giovanna Lancellotti; o relacionamento chegou ao fim em outubro de 2013, após um ano juntos.[57][58] Entre 2015 e 2016, namorou a atriz Camila Mayrink.[59][60]

Em julho de 2017, assumiu namoro com a coach Maíra Cardi, casando-se com ela em dezembro do mesmo ano.[61][62] Em outubro de 2018, nasceu Sophia, a primeira filha do casal.[63] Em maio de 2020, Cardi anunciou o fim do relacionamento após descobrir mais de 50 atos de infidelidade conjugal por parte de Aguiar.[64][65] Em 2021, eles decidiram reatar o relacionamento.[66] Em outubro de 2022, ela anunciou através de suas redes sociais o fim do seu casamento com ele.[67]

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Arthur também já fez comerciais publicitários. No ano de 2009 participou de um comercial político do Governo do Estado do Rio de Janeiro denominado Prestação de contas; em julho do mesmo ano, participou de um comercial para o SENAI Rio sobre o Sistema FIRJAN; em abril de 2010 fez o comercial da Sadia - "O 'S' Que Junta"; e em junho participou de um comercial para a construtora Gafisa.[3] Já em 2011, ao lado dos colegas da banda Rebeldes, foi garoto propaganda da marca de cosméticos Asepxia.

Em fevereiro de 2014, Arthur fotografou para a Revista Ego, um ensaio no estilo street wear, onde vestiu um misto de marcas nacionais e internacionais.[68] Já em março, o ator foi garoto propaganda da coleção de verão 2014 da Rimas Camisetas, uma marca nacional de vestuário masculino e feminino.[69]

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Pelo menos desde 2011, Arthur participa de projetos de cunho social, apoiando a iniciativa da TF Teen, onde o ator e várias personalidades da RecordTV lutaram contra o bullying em algumas campanhas.

Já em 2012, ao lado do elenco da novela Rebelde, participou de uma campanha, promovida pela Força Jovem, na luta contra o crack, com uma caminhada em prol da causa. Apoiou o movimento Incentive o hábito da leitura, do projeto Educar Para Crescer do Grupo Abril, usando sua imagem para incentivar crianças e jovens ao hábito da leitura.[70] No final do ano de 2012, fez um ensaio fotográfico em prol do Espaço Cultural Biarte, destinado à capacitação artística, como forma de incentivo ao surgimento de novos profissionais da arte.[71][72]

Em dezembro do mesmo ano, Arthur, juntamente com o ator Rodrigo Simas e outros amigos, levaram conforto e alegria ao visitarem um hospital que cuidava de crianças com câncer.[73]

No dia 22 de março, Arthur realizou uma palestra no Curso de TV e Teatro Marcelo Pires, lugar onde ele também deu seus primeiros passos na vida artística, e voltou para conversar com os alunos, sobre as responsabilidades, os compromissos, entre outros assuntos da arte de se tornar um ator. E para quem não era alunos, puderam assistir, doando 1 kg de alimentos não perecíveis, que foram entregues para crianças carentes.[74]

Em agosto de 2014, aconteceu em 16 cidades do Brasil simultaneamente a Corrida e Caminhada da Esperança, onde os valores adquiridos foram revertidos ao projeto Criança Esperança, uma parceria da TV Globo e a UNESCO. Arthur foi um dos artistas da emissora que correu em prol da causa, participando deste evento solidário na cidade do Rio de Janeiro.[75] Nesta mesma edição do projeto, artistas se revezaram no Mesão da Esperança para atender às ligações dos telespectadores e incentivar que mais pessoas doassem prol das crianças e jovens carentes de todo o país.

Neste mesmo ano, participou da campanha #pulsação_riocalifornia, onde todo o dinheiro arrecadado com a venda das pulseiras do projeto realizado pela marca Rio Califórnia, foram revertido para crianças carentes do Rio de Janeiro. Ainda em 2014, Aguiar demonstrou em uma rede social seu apoio à campanha Contra o câncer de pele - Proteja-se do Sol da empresa de cosméticos Dermage Brasil com e a Casa de Apoio à Criança com Câncer.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2009 Malhação Grafiteiro Episódio: "2 de agosto"
2009 Malhação ID Rapaz na festa Episódio: "23 de novembro"
Cama de Gato Lucas Episódios: "30–31 de outubro"
2010 Tempos Modernos Aluno do conservatório Episódio: "8 de abril"
Bicicleta e Melancia Estevão
2011–12 Rebelde Diego Maldonado
2012 A Tragédia da Rua Das Flores Victor Especial de fim de ano
2013 Dona Xepa Édison Losano
2014 Em Família Virgílio Machado (jovem) Episódio: "3 de fevereiro"
2014–15 Malhação Sonhos Carlos Eduardo Menezes (Duca)
2015 Dança dos Famosos Participante (Vice-campeão) Temporada 12[76]
Não se Apega, Não Gustavo (Gu)
2016 Êta Mundo Bom! Osório Dias
Vai que Cola Formiga Episódio: "Mercado Paralelo"
2017 O Outro Lado do Paraíso Diego Barros Vasconcelos
2018 Malhação: Vidas Brasileiras Fábio Santos
2019 Segunda Chamada Evandro
2021 Super Dança dos Famosos Participante (15º lugar) Temporada 18
2022 Big Brother Brasil Participante (Vencedor) Temporada 22

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2010 Ponto Final Cadete
2013 Meu Malvado Favorito 2 Antônio (voz)
2022 Pluft, o Fantasminha Sebastião[77]

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2016 Chega Aí! Docu-série

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2008 A Pena e a Lei Benedito/Pedro
Segredos de um Show Bar Cafetão/Cartola
Caminhando Pelo Passado Gaspar
2009 Princesas no Faz de Conta Bruxo Malvino
Um Rio Chamado Machado Inácio/Enfermeiro
Os Melhores Anos das Nossas Vidas Arthur
2013 Tudo Por Um Pop Star Participação
2014 Deu Branco - Cenas Improvisadas Participação
2015 A-traídos Felipe

Discografia[editar | editar código-fonte]

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbum Detalhes
O Que Te Faz Bem
  • Lançamento: 26 de agosto de 2016
  • Formatos: CD, download digital
  • Gravadora: Zeropontodois Entretenimento lltda.

Extended Plays (EPs)[editar | editar código-fonte]

Álbum Detalhes
Eu Já Sabia
Singles
Ano Título Melhor posição Álbum
BRA
2016 "A Flor" 94 O Que Te Faz Bem
2017 "Vai na Fé"

(feat. Levi Lima)

- Apenas Single
"Covinha do Sorriso Dela"

(feat. Tierry)

-
2018 "Maior Presente Que Deus Me Deu"
"Minha Mina"
2021 "Para de Brincar Comigo"
2022 "Casa Revirada"

(feat. Matheus e Kauan)

"Fora da Casinha"

(feat. Matheus Fernandes)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Como mérito e reconhecimento de sua carreira, Aguiar tem várias conquistas e indicações à premiações. Em 2011, vivendo o Diego[4] em Rebelde, concorreu e levou o prêmio de Melhor Ator Nacional, Melhor Banda Nacional (com a banda Rebeldes) e Melhor Programa de TV (a novela Rebelde) na premiação promovida pela revista Capricho, o Capricho Awards.[78] Ganhou também na categoria de Ator Revelação no Melhores do Ano do PopTevê. Também como reflexo do sucesso que foi sua atuação como Diego Maldonado,[4] no ano de 2012 Arthur foi indicado ao Prêmio Extra de TV como Ídolo Teen, mais uma vez ao Capricho Awards, dessa vez como Garoto Nacional e Melhor Banda Nacional (com a banda Rebeldes). Em 2013, concorreu ao Prêmio Extra de TV como Ídolo Teen e Melhor Ator pelo Troféu Imprensa e Troféu Internet, os dois últimos prêmios promovidos pelo canal SBT.

Já início do ano de 2014, Arthur Aguiar encontrou-se entre os finalistas doThe Shorty Awards nas categorias Singer, Music, Brazil, Celebrity e Best Twitter.[79] Ainda em 2014, com a novela Malhação, Arthur foi indicado ao Capricho Awards como Melhor Ator Nacional e com seus colegas de elenco, venceram na categoria Programa de TV Nacional. No mesmo ano, foi indicado a Melhor Ator de Novela, como Édison, em Dona Xepa, pelo Prêmio Contigo! de TV.

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado Ref
2011 Capricho Awards Melhor Ator Nacional Rebelde Venceu [80]
Cantor Nacional Ele mesmo [81]
Melhores do Ano do PopTevê Ator Revelação Rebelde [82]
2012 Prêmio Extra de TV Ídolo Teen Indicado [83]
2013 Troféu Imprensa Melhor Ator [84]
Troféu Internet
2014 The Shorty Awards Singer Ele mesmo [79]
Music
Brazil
Celebrity
Best Twitter
Prêmio Contigo! de TV Melhor Ator de Novela Dona Xepa [85]
Capricho Awards Melhor Ator Nacional Malhação [86]
2015 Troféu Imprensa Melhor ator de novela [87]
Troféu Internet
Prêmio Jovem Brasileiro Melhor ator jovem Venceu [88]
2022 SEC Awards Estrela em Reality Show Big Brother Brasil 22 Pendente [89]

Referências

  1. «Saiba qual a altura de Jade Picon e outros participantes do BBB 22». DCI. 2 de fevereiro de 2022. Consultado em 8 de setembro de 2023 
  2. «Arthur Aguiar». Caras. Consultado em 20 de Setembro de 2013 
  3. a b c d «Nogueira e Grain». Nogueira e Grain - Agentes Associados. Consultado em 20 de Setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  4. a b c d «Conheça o Personagem Diego Da Novela Rebelde». Cultura Mix. Consultado em 16 de abril de 2022 
  5. a b «Gugu entrega disco de ouro para Banda Rebeldes». R7. 6 de novembro de 2011. Consultado em 16 de abril de 2022 
  6. a b «Eles são show! Relembre as participações dos Rebeldes nos programas da Record». RecordTV. Consultado em 17 de abril de 2022 
  7. a b c d «Banda Rebeldes Ganha Disco de Ouro e Platina em SP». Caras. 9 de junho de 2012. Consultado em 17 de abril de 2022 
  8. «Arthur Aguiar e os integrantes da banda F.U.S.C.A lançam primeiro CD em janeiro». Caras. 14 de dezembro de 2012. Consultado em 17 de abril de 2022 
  9. a b «Conheça a banda F.U.S.C.A., de Arthur Aguiar». Todateen. 29 de novembro de 2012. Consultado em 17 de abril de 2022 
  10. a b «Personagens – Édison». R7. Consultado em 20 de setembro de 2013 
  11. a b «Arthur Aguiar será apaixonado por Bruna Marquezine em novela da Globo». Caras. 2 de outubro de 2013. Consultado em 17 de abril de 2022 
  12. a b «Em Família: conheça história e elenco da nova novela das nove da Globo». TV Globo. 6 de novembro de 2013. Consultado em 17 de abril de 2022 
  13. a b Marcela Ribeiro (9 de julho de 2014). «Arthur Aguiar vive lutador de muay thai em "Malhação": "Um cara sensível"». UOL. Consultado em 16 de abril de 2022 
  14. a b «Arthur Aguiar é o campeão do 'BBB22', com 68,96% dos votos». G1. Consultado em 27 de abril de 2022 
  15. «Resultado Petiz». CBDA. Consultado em 20 de setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  16. «Resultado fase final - 3ª e 4ª etapa». CBDA. Consultado em 20 de Setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  17. «Ranking Brasileiro Junior I de piscina longa - Top 25». Revista Nadar. Consultado em 20 de setembro de 2013 
  18. «Ranking Junior I - piscina de 50 metros - 01/01/2006 à 31/12/2006» (PDF). CBDA. Consultado em 20 de setembro de 2013. Cópia arquivada (PDF) em 21 de maio de 2015 
  19. a b Giselle de Almeida (5 de janeiro de 2011). «Rebelde: Atores suaram a camisa para entrar no elenco da novela». Extra. Consultado em 17 de abril de 2022 
  20. «Arthur Aguiar». SP Escola de Teatro. Consultado em 20 de setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  21. «Elenco de apoio de Cama de Gato». SP Escola de Teatro. Consultado em 20 de Setembro de 2013. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2013 
  22. «Atores de Rebelde viajam para Argentina para gravar comercial». R7. Consultado em 20 de Setembro de 2013 
  23. «Um amor proibido e trágico no especial A Tragédia da Rua das Flores». R7. Consultado em 20 de Setembro de 2013 
  24. «Acompanhe a trajetória da turnê Rebeldes Para Sempre na tela da Record». R7. Consultado em 20 de Setembro de 2013 
  25. «Filhos de Angélica e Luciano Huck vão ao cinema sem os pais, acompanhados de amigos e seguranças». Extra. 10 de julho de 2014. Consultado em 17 de abril de 2022 
  26. «Z Festival 2013». XYZ Live. Consultado em 20 de Setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  27. «Z Festival traz para SP boyband do The X Factor e ex-Rebeldes». UOL. 19 de junho de 2013. Consultado em 16 de abril de 2022 
  28. «Plugue bate-papo com Arthur Aguiar que fez parte de 'Tudo por um PopStar'». Plugue (TV Globo). Consultado em 30 de Janeiro de 2015. Arquivado do original em 7 de abril de 2014 
  29. «Em Família: veja a versão adolescente dos protagonistas da novela das nove». TV Globo. 6 de novembro de 2013. Consultado em 17 de abril de 2022 
  30. «Em Família: veja personagens Virgílio e Laerte nas primeiras fases da novela». TV Globo. 6 de novembro de 2013. Consultado em 17 de abril de 2022 
  31. Teresa Perosa (8 de dezembro de 2013). «Tá na área: Cláudia Leitte vai representar o cantor Arthur Aguiar». Época. Consultado em 17 de abril de 2022 
  32. Beatriz Bourroul (4 de março de 2014). «Arthur Aguiar canta em pool party de Claudia Leitte: "Estou solteiríssimo"». Revista Quem. Consultado em 17 de abril de 2022 
  33. «Jovens Tardes leva Arthur Aguiar para a Cidade das Artes neste sábado, 22». TV Globo. 20 de fevereiro de 2014. Consultado em 16 de abril de 2022 
  34. «Como tudo começou: veja teste de elenco da galera para entrar em 'Malhação'». GShow. Consultado em 30 de Janeiro de 2015 
  35. «Arthur Aguiar será protagonista de Malhação». Caras. 25 de março de 2014. Consultado em 17 de abril de 2022 
  36. «Arthur Aguiar muda o visual para viver protagonista em 'Malhação'». Gshow. 1 de junho de 2014. Consultado em 17 de abril de 2022 
  37. Leonardo Torres (10 de outubro de 2014). «Deu Branco receberá Arthur Aguiar e Marcelo Serrado em última sessão». Teatro Em Cena. Consultado em 17 de abril de 2022 
  38. «Arthur Aguiar revela suas influências musicais: 'Eu cresci ouvindo Cazuza'». Gshow. 3 de janeiro de 2015. Consultado em 17 de abril de 2022 
  39. «Arthur Aguiar relembra parceria ao lado de Mayara Araújo: 'Me levou ao vice campeonato'». Gshow. 25 de agosto de 2017. Consultado em 17 de abril de 2022 
  40. «Arthur Aguiar sobre personagem em 'Êta Mundo Bom!': 'É bem distante de mim'». Gshow. 29 de dezembro de 2015. Consultado em 17 de abril de 2022 
  41. Vinícius Nader (3 de maio de 2018). «Na reta final de O outro lado do paraíso, Arthur Aguiar comemora sucesso de Diego: "me ensinou bastante"». Correio Braziliense. Consultado em 16 de abril de 2022 
  42. Leo Dias (28 de setembro de 2020). «Arthur Aguiar fecha contrato com a Record e fará José do Egito em Genêsis». Metrópoles. Consultado em 16 de abril de 2022 
  43. «Arthur Aguiar nega demissão da Record por mau comportamento e fala em insatisfação». Folha de S.Paulo. 8 de janeiro de 2021. Consultado em 16 de abril de 2022 
  44. Anny Ribeiro (26 de setembro de 2020). «Juliano Laham fala de sonho no 'Dança dos Famosos': 'Me via muito naquele quadro'». Gshow. Consultado em 16 de abril de 2022 
  45. «Juliano Laham vai substituir Arthur Aguiar no papel de José do Egito em 'Gênesis'». Folha de S.Paulo. 7 de janeiro de 2021. Consultado em 16 de abril de 2022 
  46. Flávio Oliveira (14 de janeiro de 2022). «BBB 22: Arthur Aguiar é confirmado no Big Brother Brasil; saiba detalhes». Jornal do Commercio. Consultado em 16 de abril de 2022 
  47. «Arthur Aguiar no BBB 22: saiba quem é o participante confirmado no reality». O POVO. 14 de janeiro de 2022. Consultado em 16 de abril de 2022 
  48. «Da traição ao milhão: como Arthur se tornou o favorito e venceu o 'BBB 22'». www.uol.com.br. Consultado em 27 de abril de 2022 
  49. «Arthur Aguiar é o campeão do BBB 22». Gshow. Consultado em 27 de abril de 2022 
  50. «Campeão do 'BBB22', Arthur Aguiar lançou dois feats enquanto estava no reality; relembre carreira musical do vencedor». G1. Consultado em 27 de abril de 2022 
  51. «Arthur Aguiar lança o single 'Fora da casinha', gravado com Matheus Fernandes». G1. Consultado em 27 de abril de 2022 
  52. «Arthur Aguiar lança feat com Matheus Fernandes». Jornal de Brasília. 25 de março de 2022. Consultado em 27 de abril de 2022 
  53. Patrícia Teixeira (19 de setembro de 2012). «Finalmente! Giovanna Lancellotti assume: 'Estou feliz com o namoro'». EGO. Consultado em 17 de abril de 2022 
  54. «Arthur Aguiar e Lua Blanco terminam o namoro». Caras. 4 de abril de 2012. Consultado em 17 de abril de 2022 
  55. «OMG! Arthur Aguiar está namorando a atriz Alice Wegmann». Capricho. 16 de agosto de 2016. Consultado em 17 de abril de 2022 
  56. «Rebeldesmaníacos: BOMBA: Arthur Aguiar e Alice Wegmann terminam namoro». Rebeldesmaníacos. 18 de julho de 2012. Consultado em 30 de março de 2019 
  57. «Arthur Aguiar assumiu o romance no palco do 'Programa do Gugu'». Purepeople. 3 de março de 2013. Consultado em 17 de abril de 2022 
  58. «Chega ao fim o namoro de Giovanna Lancellotti e Arthur Aguiar». EGO. 22 de outubro de 2013. Consultado em 17 de abril de 2022 
  59. «Arthur Aguiar assume namoro com atriz e modelo Camila Mayrink». Caras. 21 de julho de 2015. Consultado em 30 de março de 2019 
  60. «Arthur Aguiar termina namoro de um ano com atriz». Jornal Correio. 20 de julho de 2016. Consultado em 16 de abril de 2022 
  61. «É o amor! Mayra Cardi assume namoro com Arthur Aguiar». Revista Quem. 5 de julho de 2017. Consultado em 17 de abril de 2022 
  62. «Arthur Aguiar fala sobre casamento surpresa com Mayra Cardi: "Não desconfiei"». Revista Quem. 22 de dezembro de 2017. Consultado em 17 de abril de 2022 
  63. «Arthur Aguiar comemora o nascimento da 1ª filha após 10 meses de gestação». Contigo!. 20 de outubro de 2018. Consultado em 17 de abril de 2022 
  64. «Maíra Cardi descobriu mais de 50 traições de Arthur através de Lexa». Splash. 22 de fevereiro de 2022. Consultado em 17 de abril de 2022 
  65. Rebeca Oliveira (3 de maio de 2020). «Aos prantos, Arthur Aguiar revela por que se separou de Mayra Cardi». Metrópoles. Consultado em 17 de abril de 2022 
  66. «Relembre todas as idas e vindas de Arthur Aguiar e Mayra Cardi». Jovem Pan. 14 de janeiro de 2022. Consultado em 16 de abril de 2022 
  67. «Maíra Cardi anuncia fim do casamento com Arthur Aguiar: 'Melhor para ambos'». Splash. 6 de outubro de 2022. Consultado em 6 de outubro de 2022 
  68. «Arthur Aguiar mostra o estilo street wear em ensaio de moda para o EGO». EGO. 3 de fevereiro de 2014. Consultado em 16 de abril de 2022 
  69. «Rimas Camisetas». Consultado em 30 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2014 
  70. «Incentive o hábito da leitura». Educar Para Crescer. Consultado em 20 de setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  71. «Arthur Aguiar e Guga Sebatiê fizeram ensaio fotográfico para o espaço cultural Biarte». Portal Arthur Aguiar. Consultado em 20 de setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  72. «Espaço BIARTE – Um espaço de estudos artísticos». Espaço BIARTE. Consultado em 20 de Setembro de 2013. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  73. «Rodrigo Simas visita crianças com câncer no Rio; assista». NaTelinha. 11 de outubro de 2015. Consultado em 16 de abril de 2022 
  74. «Curso de Tv e Teatro Marcelo Pires». Consultado em 20 de setembro de 2013 
  75. «Fábio Assunção, Arthur Aguiar e mais famosos participam de 'Corrida da Esperança'». Caras. 3 de agosto de 2014. Consultado em 16 de abril de 2022 
  76. «Arthur Aguiar arrasa no samba na final do 'Dança 2015'». gshow.globo.com. Gshow. 6 de dezembro de 2015 
  77. «Pluft, o Fantasminha». globofilmes.globo.com. Consultado em 30 de maio de 2022 
  78. «Novela Rebelde leva oito prêmios, confira a lista completa de vencedores». Foco na Telinha. 14 de agosto de 2012. Consultado em 17 de abril de 2022 
  79. a b «The Shorty Awards» (em inglês). Consultado em 30 de Janeiro de 2015 
  80. «Rebelde leva oito prêmios e é sucesso absoluto em 2011». Rebelde News. 15 de dezembro de 2011. Consultado em 17 de abril de 2022 
  81. «Lua Blanco vence prêmio e posa para capa de revista». EGO. 19 de dezembro de 2011. Consultado em 17 de abril de 2022 
  82. «"Rebelde" conquista três categorias da eleição Melhores do Ano do PopTevê». UOL. 22 de dezembro de 2011. Consultado em 17 de abril de 2022 
  83. «Prêmio Extra de TV 2012: vote nos melhores da televisão». Extra. 11 de outubro de 2012. Consultado em 17 de abril de 2022 
  84. «SBT divulga lista com os vencedores do "Troféu Imprensa 2013"». Na Telinha. Consultado em 30 de Janeiro de 2015. Cópia arquivada em 2 de abril de 2015 
  85. «16º Prêmio Contigo! de TV: vote em quem você gostaria que ganhasse». UOL. 14 de julho de 2014. Consultado em 17 de abril de 2022 
  86. Karol Santos (9 de outubro de 2014). «Capricho Awards 2014: Austin Mahone, Demi Lovato e Fifth Harmony, são alguns dos indicados!». Febre Teen. Consultado em 17 de abril de 2022 
  87. «Os vencedores do "Troféu Imprensa" e do "Troféu Internet" (SBT) :: TV - Premiações Artísticas». tv-premiacoes-artisticas.webnode.com. Consultado em 4 de maio de 2022 
  88. «Famosos agitam a 14ª edição do Prêmio Jovem Brasileiro - Anttenados». www.anttenados.com.br. Consultado em 4 de maio de 2022 
  89. «Conheça todos os indicados ao SEC Awards 2022». SEC Awards 2022. 28 de abril de 2022. Consultado em 4 de maio de 2022. Cópia arquivada em 29 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Arthur Aguiar:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata