Armagedom – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Armagedom (desambiguação).
Escatologia cristã
Diferenças escatológicas
Portal do cristianismo
João em Patmos escreve o Apocalipse - Bosch, 1505

O Armagedão (português europeu) ou Armagedom (português brasileiro) ( em hebraico: הר מגידו; romaniz.:har məgiddô; "Monte Megido"; em grego clássico: Ἁρμαγεδών; romaniz.:Harmagedōn;[1][2] em árabe: أرمجدون; em latim: Armagedōn[3]) é identificado na Bíblia como a batalha final de Deus contra a sociedade humana iníqua, em que numerosos exércitos de todas as nações da Terra iriam se encontrar numa condição ou situação, em oposição a Deus e seu Reino por Jesus Cristo no simbólico "Monte Megido". Segundo Jeremias (46,10) essa guerra seria perto do rio Eufrates.

No Livro do Apocalipse, conta-se que antes da batalha final, os exércitos se reúnem na planície abaixo de "Har Megido" (a colina de Megido).[4] Entretanto, a tradução foi malfeita e "Har Megido" foi erroneamente traduzido para "Armagedom", fazendo os exércitos se reunirem na planície antes do Armagedom, a batalha final.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Essa batalha é citada duas vezes no último livro da Bíblia (Apocalipse 16 14:16), mas ultimamente o nome Armagedom tem sido mais associado a uma catástrofe mundial ou a uma guerra nuclear global. A Bíblia fala do Armagedom como uma guerra que preparará o caminho para um tempo de paz e justiça e que destruirá a iniquidade (Salmos 92:7).

Em novembro de 2005 surgiu a notícia[5] de que arqueólogos israelenses encontraram na atual prisão de Megido (na mesma região onde algumas correntes religiosas afirmam que irá ocorrer o Armagedom) resquícios arquitetônicos muito antigos de uma igreja cristã[6] do século III ou IV, de uma época em que Roma ainda perseguia os primeiros cristãos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bible Translation
  2. Scripture Text
  3. Collins English Dictionary, HarperCollins, 3ª ed., p. 81
  4. a b «Walking in the Footsteps of Jesus» (em inglês). Slate. 18 de janeiro de 2008. Consultado em 19 de julho de 2011. Meggido is a marvelous tel, with 27 layers of occupation over thousands of years, but all anyone remembers about it is that before the final battle in the Book of Revelation, the armies will assemble on the plain below "Har Meggido" (the hill of Meggido)—mistranslated as "Armageddon." (Here is a priceless detail: The key excavator of Meggido in the first half of the 20th century was an Englishman named—I am not making this up—P.L.O. Guy.) 
  5. BBC notícias
  6. antiquities.org
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons

Bibliografia[editar | editar código-fonte]