Aquário (astrologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aquário/Aquarius
21 de janeiro a 19 de fevereiro
Elemento Qualidade Polaridade
Ar Fixo Masculino [Nota 1]
Planeta regente
Urano e Saturno [1]
Exílio Exaltação Queda
Sol Mercúrio Plutão
Casa natural
Casa XI
Signo
Anterior Oposto Seguinte
Capricórnio[2] Leão Peixes[2]

Aquário (♒) é o décimo primeiro[2] signo astrológico do zodíaco, situado entre Capricórnio[2] e Peixes[2] e associado à constelação de Aquarius[2]. Seu símbolo é o aguadeiro. Forma com Gêmeos[1] e Libra[2] a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Escorpião. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os aquarianos e aquarianas são as pessoas nascidas entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

Higino, em seu livro Astronomica, apresenta três versões da mitologia.[3] Muitos dizem que Aquário é Ganimedes, um rapaz muito belo que Zeus levou para o Olimpo, para se tornar o garçom dos deuses; por este motivo, ele é mostrado carregando uma urna que derrama água.

Segundo Hegesianax, Aquário é Deucalião, porque durante seu reinado caiu tanta água do céu que resultou no dilúvio. Segundo Eubulus, Aquário é Cécrope, comemorando a antiguidade da raça, e mostrando que os homens usavam água nos sacrifícios aos deuses, antes do conhecimento do vinho, pois Cécrope reinou antes da descoberta do vinho.

No que diz respeito ao signo e as pessoas aquarianas, as mesmas têm o dom da razão, o ser humano de outros signos do zodíaco deverá compreender que o(a) aquariano(a) é um ser extremamente sensitivo e desenvolvido em termos cognitivos, acima da média. Graças a essa capacidade o seu corpo produz menos pelo e mais libido.[4]

Notas e referências

Notas

  1. Os signos se alternam entre masculino e feminino, de acordo com o Tetrabiblos (ver Livro I, Capítulo XV), começando com Áries, masculino.

Referências

  1. a b Cláudio Ptolomeu, Tetrabiblos, Livro I, Capítulo XXI, As triplicidades [em linha]
  2. a b c d e Cláudio Ptolomeu, Tetrabiblos, Livro I, Capítulo IX, A influência das estrelas fixas [em linha]
  3. «The Aquarius Myth - The Story Behind the Constellation Aquarius». www.gods-and-monsters.com. Consultado em 19 de novembro de 2020 
  4. Higino, Astronomica, XXIX, Aquário ou O que serve água
Ícone de esboço Este artigo sobre esoterismo ou ocultismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.