Apúlia e Calábria – Wikipédia, a enciclopédia livre

Provincia Apulia et Calabria
Província da Apúlia e Calábria
Província do(a) República Romana e Império Romano
Séc. III a.C.—Séc. VII d.C.?


Regiões augustas no sul da Itália, inclusive a Apúlia e Calábria.
Capital Canúsio
Líder Corrector

Período Antiguidade Clássica e Antiguidade Tardia
Séc. III a.C. Anexada pela República Romana
c. 284 Subordinada à Diocese da Itália Suburbicária.
Séc. VII d.C.? ?

Apúlia e Calábria (em latim: Apulia et Calabria) foi a segunda das regiões criadas pelo imperador romano Augusto (r. 27 a.C.14 d.C.) na Itália, conhecida também como II Região (Regio II). Sua capital provavelmente era Canúsio (Canosa di Puglia)[1].

Nome[editar | editar código-fonte]

Como no caso das demais regiões augustas, a II região só recebeu recentemente o nome de Apúlia e Calábria no jargão acadêmico, uma referência ao muntibus Calabri histórica (o território que corresponde às modernas regiões da Múrgia, Vale da Ítria e Salento) e aos territórios dos dáunios e peucécios reunidos sob o nome de Apúlia. A região incluía ainda a região samnita da Hirpínia.

Território[editar | editar código-fonte]

O território compreendia as regiões modernas da Apúlia, a porção oriental da Basilicata e a província de Avellino.

Depois de termos descrito a Itália até Metaponto, é preciso falar das regiões seguintes. A primeira é a Iapígia: os gregos a chamam de Messápia enquanto que os nativos separam-na em Salento (a porção à volta do promontório de Iapígio) e a Calábria. Ao norte dali, os habitantes são chamados em grego de peucezos (peucezi) e dáunos (dauni), mas os nativos chamam de Apúlia a região toda depois da Calábria e de apúlios seus habitantes.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Giuliano Volpe, Contadini, pastori e mercanti nell'Apulia tardoantica, Edipuglia, Bari, 1996, ISBN 9788872281659, pagg. 36-41.