Antíoco de Siracusa – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Antíoco.
Antíoco de Siracusa
Nascimento século V a.C.
Siracusa
Morte século V a.C.
Ocupação historiador

Antíoco de Siracusa (em grego clássico: Ἀντίοχος; romaniz.:Antíochos; em latim: Antiochus) foi um historiador grego que viveu por volta do ano de 420 a.C.. Desconhecem-se os detalhes da sua vida, mas sabe-se que tinha grande reputação entre os seus contemporâneos, visto que as suas obras eram muito precisas. Destas, restam apenas alguns fragmentos hoje em dia. Foi autor de uma História da Sicília em 9 livros que compreendia a história da ilha desde o reinado de Cócalo sobre os sicanos até 424 a.C..[1][Nota 1] Esta obra foi consultada e documentada por autores e historiadores famosos como Tucídides, Pausânias, Teodoreto de Ciro, Clemente de Alexandria e Diodoro Sículo. Antíoco escreveu também A Colonização da Itália, citada com frequência por Estrabão e Dionísio de Halicarnasso.

Notas e referências

Notas

  1. Cócalo recebeu Dédalo quando este fugiu de Minos, rei de Creta. Minos perseguiu Dédalo, e foi morto pelas filhas de Cócalo

Referências

  1. Diodoro Sículo, Livro XII, 71.2
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.