Anuário Pontifício – Wikipédia, a enciclopédia livre

Anuário Pontifício
Anuário Pontifício
Edição de 2008
Autor(es) Vaticano
Idioma Várias traduções
País Vaticano
Assunto Cristianismo, catolicismo
Gênero Anuário
Linha temporal 1716 a atualidade
Editora Livraria Editora Vaticana
Lançamento 1716
Cronologia
Informazioni per l'Anno

O Anuário Pontifício (em italiano: Annuario Pontificio), precedido desde 1716 de várias publicações, passou a sair desde 1940 com a atual organização, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Vaticano, quando anualmente é apresentado ao Papa, pelo Secretário de Estado do Vaticano.

História[editar | editar código-fonte]

O periódico é uma continuação de diversas publicações que com diferentes nomes e desde o século XVIII tem facilitado esta mesma informação de maneira oficiosa, semioficial ou oficial. Assim, entre 1716 e 1859, ainda que com algumas interrupções, se publicou de forma totalmente extra-oficial um registro titulado Informazioni per l'Anno..

Vem sido publicado anualmente com a denominação: Anuário Pontifício, em italiano, desde 1912, pela Libreria Editrice Vaticana.

Temática[editar | editar código-fonte]

O Anuário contém informações sobre os cardeais, dioceses, bispos, dicastérios e organismos da cúria romana; representações diplomáticas do e no Vaticano, institutos religiosos e instituições culturais dependentes da Santa Sé. É elaborado pelo Departamento Central de Estatísticas da Igreja.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial do Anuário Pontifício

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.