Angiografia por ressonância magnética – Wikipédia, a enciclopédia livre

Time-of-flight MRA ao nível do Círculo de Willis.

A angiografia por ressonância magnética ( ARM ) é um grupo de técnicas baseadas na ressonância magnética (MRI) para a imagem dos vasos sanguíneos. A angiografia por ressonância magnética é usada para gerar imagens de artérias (e menos comumente veias) para avaliá-las quanto a estenose (estreitamento anormal), oclusões, aneurismas (dilatações da parede dos vasos, com risco de ruptura) ou outras anormalidades. A ressonância magnética é frequentemente usada para avaliar as artérias do pescoço e do cérebro, a aorta torácica e abdominal, as artérias renais e as pernas (o último exame é frequentemente chamado de "run-off").

Angiografia dependente de fluxo[editar | editar código-fonte]

Time-of-flight (TOF) ou angiografia de fluxo, usa um tempo de eco curto e compensação de fluxo para tornar o fluxo de sangue muito mais brilhante do que o tecido estacionário. À medida que o sangue fluindo entra na área sendo visualizada, ele vê um número limitado de pulsos de excitação, portanto não fica saturado, o que dá a ele um sinal muito mais alto do que o tecido estacionário saturado. Como esse método depende do fluxo sanguíneo, áreas com fluxo lento (como grandes aneurismas) ou fluxo no plano da imagem podem não ser bem visualizados. Isso é mais comumente usado na cabeça e pescoço e fornece imagens detalhadas de alta resolução. É também a técnica mais comumente utilizada para avaliação angiográfica de rotina da circulação intracraniana em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico.

ARM de contraste de fase[editar | editar código-fonte]

Reconstrução de projeção isotrópica (VIPR) amplamente subamostrada de uma sequência de ressonância magnética de contraste de fase (PC) de um homem de 56 anos com dissecções da artéria celíaca (superior) e da artéria mesentérica superior (inferior). O fluxo laminar está presente no lúmen verdadeiro (seta fechada) e o fluxo helicoidal está presente no lúmen falso (seta aberta).[1]

O contraste de fase (PC-MRA) pode ser usado para codificar a velocidade do sangue em movimento na fase do sinal de ressonância magnética. [2] O método mais comum usado para codificar a velocidade é a aplicação de um gradiente bipolar entre o pulso de excitação e a leitura. Um gradiente bipolar é formado por dois lóbulos simétricos de área igual. É criado ativando o gradiente do campo magnético por algum tempo e, em seguida, alternando o gradiente do campo magnético para a direção oposta pelo mesmo período de tempo.[3] Por definição, a área total (momento 0) de um gradiente bipolar, , é nulo:

(1)

O gradiente bipolar pode ser aplicado ao longo de qualquer eixo ou combinação de eixos, dependendo da direção ao longo da qual o fluxo deve ser medido (por exemplo, x).[4] , a fase acumulada durante a aplicação do gradiente, é 0 para spins estacionários: sua fase não é afetada pela aplicação do gradiente bipolar. Para spins movendo-se com uma velocidade constante, , ao longo da direção do gradiente bipolar aplicado:

(2)

Referências

  1. Hartung, Michael P; Grist, Thomas M; François, Christopher J (2011). «Magnetic resonance angiography: current status and future directions». Journal of Cardiovascular Magnetic Resonance. 13 (1). 19 páginas. ISSN 1532-429X. PMC 3060856Acessível livremente. PMID 21388544. doi:10.1186/1532-429X-13-19  (CC-BY-2.0)
  2. Moran, Paul R. (1985). «Verification and Evaluation of Internal Flow and Motion» (PDF). Radiology. 154 (2): 433–441. PMID 3966130. doi:10.1148/radiology.154.2.3966130 
  3. «CHAPTER-13». www.cis.rit.edu. Consultado em 13 de abril de 2020 
  4. Bryant, D. J. (agosto de 1984). «Measurement of Flow with NMR Imaging Using a Gradient Pulse and Phase Difference Technique» (PDF). Journal of Computer Assisted Tomography. 8 (4): 588–593. PMID 6736356. doi:10.1097/00004728-198408000-00002 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]