Anarquismo na França – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Anarquismo na França tem suas raízes no século XVIII. Muitos anarquistas, entre estes os Igualitários tomaram parte na Revolução Francesa. O pensador Pierre-Joseph Proudhon, que cresceu durante o período da restauração foi o primeiro a se auto-declarar anarquista.[1] Muitos outros intelectuais, artistas, propagandistas e entusiastas do anarquismo tiveram origem na França. Os anarquistas franceses também tomaram parte em diversos levantes posteriores, entre estes a Comuna de Paris de 1871.[2] Também lutaram na Guerra Civil Espanhola em 1936 como voluntários nas Brigadas Internacionais.

Comuna de Paris[editar | editar código-fonte]

Em 1870, Mikhail Bakunin liderou uma fracassada insurreição em Lyon nos princípios posteriormente exemplificado pela Comuna de Paris, pedindo uma insurreição geral em resposta ao colapso do governo francês durante a Guerra Franco-Prussiana, procurando transformar um conflito imperialista em revolução social. Em suas Cartas a Um francês sobre a Crise Atual, ele defendeu uma aliança revolucionária da classe operária e do campesinato estabelecendo o que mais tarde se tornaria conhecido como propaganda pelo ato.[3]

Organizações libertárias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Anarchism", BBC Radio 4 program, In Our Time, em 7 de Dezembro de 2006. Hosted by Melvyn Bragg of the BBC
  2. «"The Paris Commune" by Anarcho». Consultado em 21 de maio de 2014. Arquivado do original em 25 de junho de 2012 
  3. George Woodcock, Anarchism: A History of Libertarian Ideas and Movements (1962).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Maitron, Jean. Histoire du mouvement anarchiste en France (1880-1914) (primeira ed., SUDEL, Paris, 1951, 744 p.; Reedição em volumes por François Maspero, Paris, 1975, e reedição Gallimard)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Anarquismo na França



Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.