Alpes Cócios – Wikipédia, a enciclopédia livre

Alpes Cócios
Alpi Cozie
—  Maciço  —
Alpes Cócios
Os Alpes Cócios no mapa SOIUSA
Localização
Ficheiro:França
Localização
Coordenadas 44° 45' N 7° E
País  França -  Itália
Região administrativa  Ródano-Alpes - Piemonte
Cordilheira
Cume(s) mais alto(s)
Dimensões
Altitude 3,841 m - Monte Viso m
Rocha metamórfica e Rocha ofiolita

Os Alpes Cócios (em italiano: Alpi Cozie e em francês: Alpes cottiennes) são uma maciço que fazem parte dos Alpes Ocidentais que se encontram nos departamento francês da Saboia, Alta-Saboia, e Alpes da Alta Provença, e em Itália, no Piemonte. O ponto mais alto deste maciço é Monte Viso a 3.841 m.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo Cócios deriva do latim Cottiæ do nome das montanhas onde se encontrava o província romana de Cottius criada por Augusto, e que se chamavam Alpes Cócios[1] [nota 1] .

Geografia[editar | editar código-fonte]

Formada por rocha metamórfica e rocha ofiolita, os Alpes Cócios estão rodeados pelo Colo do Monte Cenis na França e o Colo de Larche na Itália, entre os Alpes Graios a Norte e os Alpes Marítimos a Sul.

São percorridos pelo Dora Riparia, Stura di Demonte, e o Rio Pó do lado italiano, e pelo Rio Ubaye, o Rio Durance e o Rio Arc do lado francês.

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Os Alpes Cócios faziam parte da divisão tradicional da partição dos Alpes adoptada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano na Itália, com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais aos quais pertenciam, os Alpes Centrais e dos Alpes Orientais.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA), dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Os Alpes Cócios são um dos oito grupos que constituem os Alpes Ocidentais e são formados pelo Maciço do Mont-Cenis, Maciço des Cerces, Maciço do Queyras / Alpes cottiennes, e Maciço da Ubaye e Maciço Orrenaye

Os Alpes do Monte Viso a Sul, com os Alpes do Monte Ginevro, e os Alpes do Monte Cenis formam os Alpes Cócios.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a classificação SOIUSA este acidente orográfico é uma secção alpina com a seguinte classificação:

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alpes Cócios

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. North of the Taurini and among the Alps lay the kingdom of Cottius from whom the neighbouring mountstains were called Alpes Cottiæ[2]

Referências

  1. J.-P. Martin, Les provinces romaines d’Europe centrale et occidentale, 31 avant J.-C. – 235 après J.-C., SEDES 1990 p. 97
  2. The Roman History Page 329