Alexandru Vaida-Voevod – Wikipédia, a enciclopédia livre

Alexandru Vaida-Voevod
Alexandru Vaida-Voevod
Nascimento 27 de fevereiro de 1872
Bobâlna (Áustria-Hungria)
Morte 19 de março de 1950 (78 anos)
Sibiu
Sepultamento igreja católica grega de Sibiu
Cidadania Romênia, Áustria-Hungria
Alma mater
Ocupação diplomata, médico, político
Religião Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma
Assinatura

Alexandru Vaida-Voevod (ou Vaida-Voievod) (Bobâlna, 27 de fevereiro de 1872Sibiu, 19 de março de 1950) foi um político romeno que apoiou e promoveu a união da Transilvânia, à época parte do Reino da Hungria na Áustria-Hungria, com o Reino da Romênia.[1][2] Mais tarde, ocupou por três vezes o cargo de primeiro-ministro da Romênia.

Atividades anteriores à unificação[editar | editar código-fonte]

Nasceu em uma família greco-católica em Bobâlna (naquele tempo conhecida como Olpret), povoado da Transilvânia. Inicialmente apoiou o plano de federalizar os domínios dos Habsburgos, ao longo dos Estados Unidos da Grande Áustria, que era uma proposta de estudiosos ligados ao arquiduque Francisco Fernando da Áustria-Hungria.

Em 1906, juntou-se ao grupo de nacionalistas romenos em Budapeste. Parlamentar eleito pelo Partido Nacionalista Romeno, tornou-se um importante opositor da política governamental húngara de forçar a assimilação de sua cultura pelos romenos, lutando pelo direito à autodeterminação da Transilvânia. Desapontado pela causa austríaca após o assassinato do arqueduque Francisco Fernando, passou a defender a união da Transilvânia com a Romênia. Ele e seu partido apresentaram um pedido de autodeterminação ao legislativo húngaro em outubro de 1918.

Em dezembro de 1918, após a derrota da Hungria na Primeira Guerra Mundial, Vaida-Voevod tomou parte do concílio da Transilvânia que proclamou a união com a Romênia. Foi um dos membros do grupo enviado para apresentar a decisão a Ferdinand I, rei da Romênia, em Bucareste.

Referências

  1. Komandoko, Gamal (2010). Ensiklopedia Pelajar dan Umum (em indonésio). Jacarta: Pustaka Widyatama. p. 510 
  2. Turda, Marius; Promitzer, Christian; Trubeta, Sevasti (2011). Health, Hygiene and Eugenics in Southeastern Europe to 1945 (em inglês). Budapeste: Central European University Press. p. 332 

Precedido por
Artur Văitoianu
Primeiro-ministro da Romênia
19191920
Sucedido por
Alexandru Averescu

Precedido por
Nicolae Iorga
Primeiro-ministro da Romênia
19321932
Sucedido por
Iuliu Maniu

Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19331933
Sucedido por
Ion Duca
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.