Alberico III de Túsculo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Alberico III de Túsculo
Nascimento 980
Morte 1044
Progenitores
  • Gregory I, Count of Tusculum
  • Maria
Cônjuge Emmelina
Filho(a)(s) Peter, Duke of the Romans, Papa Bento IX, Gregory II, Count of Tusculum
Irmão(ã)(s) Papa Bento VIII, Papa João XIX
Ocupação aristocrata
Título duque

Alberico III (falecido em 1044) foi Conde de Túsculo, juntamente com Galeria, Preneste, e Arce, a partir de 1024; quando seu irmão, o conde romano, foi eleito Papa João XIX, até sua própria morte. Foi filho de Gregório I de Túsculo e Maria, irmão dos Papas Bento VIII e João XIX, e cunhado de Thrasimund III de Spoleto.

Alberico usou o título de consul, dux et patricius Romanorum: "cônsul, duque, e patrício dos romanos". Isto representava a sua autoridade secular em Roma. Ele também tinha o titular de comes sacri palatii Lateranensis ("Conde do Sagrado Palácio de Latrão"), que significa a sua função eclesiástica na cúria papal. Durante o pontificado de seu irmão João XIX, foi feito senador, mas teve que abandonar este título para o decoro consular do supracitado, a fim de evitar tensões com o imperador Henrique II. Alberico não aparece em fontes depois de 1033, quando deixou os poderes para seu filho, o papa recém-eleito.

Casou-se com Ermelina e seu filho Teofilato III (ou IV) tornou-se o Papa Bento IX em 1032.[1] Foi sucedido por seu segundo filho Gregório II e deixou outros três filhos: o consul, dux et senator Romanorum Pedro, Otávio e Guido, todos intitulados "Condes de Túsculo".

Referências

  1. John-Peter Pham, Heirs of the Fisherman : Behind the Scenes of Papal Death and Succession, (Oxford University Press, 2004), 56.