Alésia – Wikipédia, a enciclopédia livre

O cerco de Alésia e a provável localização na França

Alésia (francês Alésia) é um ópido do povo gaulês dos mandúbios, teatro da batalha decisiva das Guerras da Gália que opôs Júlio César à coligação gaulesa liderada pelo arverno Vercingetórix em 52 a.C.

Localização[editar | editar código-fonte]

Segundo a historiografia dominante e após as escavações arqueológicas iniciadas por Napoleão III, é em Alise-Sainte-Reine (em Côte-d'Or) que é o sítio de Alésia.[1].

Estudos recentes põem em dúvida essa localização em benefício de Chaux-des-Crotenay, no Jura, sítio defendido pelo arqueólogo André Berthier até sua morte, e por seus amigos.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

De acordo com Diodoro Sículo, a cidade foi fundada por Héracles,[2] quando ele voltava do seu décimo trabalho, o roubo do gado de Gerião.[3] Ao voltar da Ibéria e passar pela Céltica, Héracles acabou com vários bandidos sem lei que assassinavam os estrangeiros, e uma multidão se juntou a ele; Héracles fundou uma grande cidade, que se chamou Alesia por causa da viagem que ele fez (alê).[2] Com o tempo, como os nativos eram em maior número, a cidade se tornou bárbara, se tornando a principal cidade dos celtas.[4] Esta cidade nunca havia sido saqueada, até os dias de Júlio César.[4]

A Batalha[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batalha de Alésia

Todos os achados arqueológicos ligados ao cerco de Alésia estão depositados no Museu de Antiguidades nacionais de Saint-Germain-en-Laye (Musée des Antiquités nationales de Saint-Germain-en-Laye). A apresentação das coleções oriundas desse sítio é uma das primeiras a ocorrer em Saint-Germain: assim, desde o começo das coleções, a Sala Alésia constituiu o coração do Museu de Antiguidades nacionais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Mot du jour: Alésia». Consultado em 4 de fevereiro de 2011 
  2. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 19.1 [ael/fr][en][en]
  3. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 17.1 [ael/fr][en][en]
  4. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 19.2 [ael/fr][en][en]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alésia