Ajuda Discussão:Guia prático – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

Desistiram disto? Indech::alô? 09:06, 26 Maio 2006 (UTC)

Após um ano, não entendi sua pergunta Indech.Hein? Brunoy Bruyanovich Bruyanov Mensagens 04h05min de 8 de Outubro de 2007 (UTC)

remover o template {Guia de edição}[editar código-fonte]

Causa mais confusão e poluição visual do que AJUDA: o guia rápido está apenas na lista de itens, os links do template não levam ao guia rápido. o comentário precedente não foi assinado por 143.107.230.53 (discussão • contrib.) JSSX uai 13h06min de 28 de Março de 2008 (UTC)

Revisão do artigo pelas normas do Acordo Ortográfico de 1990[editar código-fonte]

Em conformidade com a deliberação da comunidade, segundo a qual, a partir do primeiro dia de 2009, as normas do Acordo Ortográfico de 1990 devem passar a ser utilizadas nas páginas oficiais da WP-pt — menus, políticas, recomendações, resolução de problemas, guias de ajuda, FAQ e glossário —, assim como na página principal e nos títulos de todos os artigos, procedi à devida revisão ortográfica deste artigo. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 21h29min de 7 de Janeiro de 2009 (UTC)

Ajuda:Guia prático

Proponho redirecionar todas as páginas do Ajuda:Guia prático para as respectivas melhores páginas. Além do baixo número de acessos às páginas desse guia, temos atualmente um excesso de guias, a documentação está muito fragmentada e dispersa, o que acaba tendo o efeito oposto, apenas contribui para desorientar ainda mais os usuários que estão em busca das informações.

Essas são as páginas do Guia:

Vulcan (discussão) 23h14min de 12 de julho de 2013 (UTC)

Colocarei minhas sugestões acima (favor aguardem). sugestões adicionadas Vulcan (discussão) 23h56min de 12 de julho de 2013 (UTC)

  • Concordo com a mudança e as sugestões dadas. Já temos Ajuda:Tutorial como um 'resumo de tudo o que é importante', não precisamos de um guia prático para duplicar o objetivo disso.
Pra Imagem do dia, eu moveria para Wikipédia:Imagem em destaque/Tutorial já que é algo bem específico desse processo não precisa ficar junto com os outros, é só 'distração' pro editor comum. Rjclaudio msg 01h21min de 13 de julho de 2013 (UTC)
Boa sugestão, fica melhor lá em Wikipédia:Imagem em destaque/Tutorial mesmo. Vulcan (discussão) 04h53min de 14 de julho de 2013 (UTC)
  • Discordo Tudo bem que temos o guia prático, mas é importante termos várias páginas para aprender a trabalhar na Wikipédia para aprender melhor a editar aqui. Quanto mais informação melhor, e eu que aprendi a me familiarizar com a comunidade com o guia prático, confesso que nunca acessei o tutorial. Portanto, deixe as páginas do jeito que estão, pois não está prejudicando em nada aqui. WikiFer msg 04h29min de 14 de julho de 2013 (UTC)
O Tutorial de dezembro de 2009 (pelo que vi seu registro) não é o mesmo de agora, foram feitas algumas melhorias nas últimas semanas e todo o resto das páginas de ajuda e documentação em geral também evoluiu em algum grau nesse período. E não haverá perda de informação pois tudo que está nas páginas do Guia prático estará nas páginas destino também. O Guia prático foi criado em "Data de criação da página 16:59, novembro 28, 2004", talvez nessa época houvesse motivos para ele existir, mas hoje em dia sinceramente não vejo motivo algum para manter ele. Importante notar que o Tutorial foi criado depois do Guia prático, em "01:23, março 7, 2005" e o Guia de edição depois em "07:20, dezembro 12, 2006". Vulcan (discussão) 04h53min de 14 de julho de 2013 (UTC)

Embora o guia prático cumpra seu papel, eu Apoio fortemente a proposta. A dispersão e abandono da documentação da wiki é um problema a ser resolvido. Enquanto novato estas páginas só me confundiram. Cainã Marques 05h46min de 14 de julho de 2013 (UTC)

Eu me registrei na Wikipédia em 2009, mas só comecei a ter minha primeira edição válida em janeiro de 2010. Ter ambas páginas é importante não só para mim, mas para novos usuários que começarem a se registrar na Wikipédia. Não vejo motivo para quererem eliminar a página, pois tutorial e guia prático são métodos para o aprendizados dos novatos da comunidade. Só para deixar bem claro, eu ando acompanhando sempre as atualizações que ocorrem no guia prática, como a inclusão de um vídeo para aprender a criar tabelas, por exemplo. WikiFer msg 13h45min de 14 de julho de 2013 (UTC)
Citação: WikiFer escreveu: «é importante termos várias páginas para aprender a trabalhar na Wikipédia» - então termos 10 sistemas diferentes de ajuda é importante? E se tivermos 20, 50? Qual a vantagem pro novato poder escolher entre 10 modos diferentes de aprender? Se ao menos a metodologia deles fosse diferente, mas é praticamente a mesma coisa.
Ter várias páginas para aprender não é melhor, só deixa o novato perdido sobre onde olhar. E dá mais trabalho para atualizar quando algo muda (mais chance da página de ajuda ensinar algo errado para o novato).
Rjclaudio msg 13h54min de 14 de julho de 2013 (UTC)
Ter 10 sistemas diferentes de ajuda não é importante, porém apagar um artigo que já permaneceu por diversos anos ensinando usuários novatos na Wikipédia é considerado errado. Sempre quando eu acesso o livro de estilo, a primeira coisa que eu vejo para aprender a utilizar as ferramentas são o guia prático. O tutorial só fui ver agora. Enfim... a página do guia prático são os mais atualizados pela Wikipédia e a única que fica ao ler o livro de estilo. WikiFer msg 14h00min de 14 de julho de 2013 (UTC)
Citação: apagar um artigo que já permaneceu por diversos anos - achei que esse fosse o sistema da Wiki, nada é fixo, tudo é mutável, e vai evoluindo. Não importa que a página exista desde que se criou a Wiki, se atualmente ela pode ser mudada, ampliada, fundida, ou apareceu uma outra melhor, qual a razão de manter as coisas como estão?
Citação: a página do guia prático são os mais atualizados pela Wikipédia - o que tem isso? Pelo modo que fala, parece que considera as páginas do Guia prático que as páginas do Tutorial. É isso? Se for, ao invés de fazer o redirect é só fazer uma fusão das páginas de modo que o resultado continue tão atualizado como o Guia prático porém fique mais completo, e reduzindo a quantidade de sistemas de ajuda. Ou será que o que você tem é apego ao "guia prático"? Se for, só fazermos o contrário, acaba com o tutorial e move tudo para guia prático.
Não é uma eliminação ou uma punição. É uma fusão, um aprimoramento.
Rjclaudio msg 14h28min de 14 de julho de 2013 (UTC)
  • Então podemos fazer assim: Faz a fusão de cada tipo de assunto para "Ajuda:Guia de edição/nome da ajuda", mas sempre começando com Ajuda:Guia de edição, assim tenho certeza que ficaria ótimo WikiFer msg 20h56min de 14 de julho de 2013 (UTC)
Não. Veja lá no topo da proposta, algumas páginas vão para o Tutorial e outras vão para o Guia de edição. Vulcan (discussão) 06h46min de 27 de julho de 2013 (UTC)
Poderia adaptar as informações de ambas páginas e redirecionar para o exemplo que citei acima. Pois o "Guia de Edição" é uma forma do usuário aprender a editar bem na Wikipédia e se adaptar mais rápido com as funções wiki. WikiFer msg 13h58min de 27 de julho de 2013 (UTC)

O guia prático está mais próximo de WP:Tutorial que de WP:Guia de edição. Pelo o que entendi, o Tutorial é algo resumido, objetivo, do tipo "o que você precisa saber para usar a wiki", que é o objetivo do guia prático. Enquanto que o guia de edição é "tudo o que existe sobre edição". São páginas de ajuda com profundidade e níveis diferentes. Então o ideal seria redirecionar tudo para páginas dos tutoriais, e o que não der, ver se deve incluir isso no tutorial. Se o nome final será Tutorial ou Guia prático é o de menos (embora eu prefira Tutorial, acho que só aqui na wiki que vi usarem "guia prático").

Sugerindo então:

Rjclaudio msg 21h52min de 27 de julho de 2013 (UTC)

Apoio a proposta do Rjclaudio. Redireciona tudo então para o tutorial, tá de bom tamanho. WikiFer msg 22h02min de 27 de julho de 2013 (UTC)

Apoio também Por uma documentação menos confusa e dispersa. Cainã Marques 04h05min de 28 de julho de 2013 (UTC)

@Rjclaudio: o Tutorial atualmente não serve para ser um Guia prático caso contrário ele nem existiria, e o Tutorial não cobre todos os pontos do Guia prático(e nem deveria cobrir, Tutorial é algo introdutório bem resumido com o básico, veja o anglófono en:Wikipedia:Tutorial); o Guia prático tem 17 páginas, as sugestões que deu acima são apenas sobre algumas das páginas do guia, e o resto? Vulcan (discussão) 08h11min de 28 de julho de 2013 (UTC)
O resto você mesmo já indicou lá em cima que deveria redirecionar para o Tutorial. A minha lista foi só pros que estavam redirecionando para outros lugares. Rjclaudio msg 12h46min de 28 de julho de 2013 (UTC)

A página Ajuda:Tutorial/Tópicos avançados nem deveria existir no Tutorial, o Tutorial é para novatos terem contato com o básico da Wikipédia. E eu não estou disposto a perder tempo fundindo páginas, se não houver discordâncias eu vou redirecionar tudo em breve. TheVulcan (discussão) 13h34min de 6 de agosto de 2013 (UTC)

Se não está disposto, deixa comigo então. Farei em breve, verificando qualquer conteúdo em falta. Finalmente vamos dar um passo na direção duma documentação menos fragmentada e confusa! Cainamarques 14h43min de 6 de agosto de 2013 (UTC)

Atualizando[editar código-fonte]

Pelo que eu vi, já foram redirecionados para o Tutorial os itens abaixo:

TheVulcan (discussão) 22h09min de 2 de setembro de 2013 (UTC)

Terminei o resto e marquei como Feito. TheVulcan (discussão) 23h06min de 2 de setembro de 2013 (UTC)

Completar fusão com Ajuda:Tutorial[editar código-fonte]

Olá pessoal! As subpáginas do Guia Prático foram corretamente incorporadas a outras páginas de ajuda a fim de melhorar nossa documentação, conforme se discutiu em Wikipédia:Esplanada/propostas/Ajuda:Guia prático (12jul2013). Entretanto, a página principal do guia continuou a existir. Sendo assim, para completar o processo, está realizada fusão entre Ajuda:Guia prático e Ajuda:Tutorial. Igualmente, adicionei Predefinição:Guia prático como {{arquivo histórico}} e vou indicar a Categoria:!Guia prático para eliminação, visto que não há mais motivos para essa categoria. --Luan (discussão) 19h16min de 18 de janeiro de 2018 (UTC)