Air Flamenco – Wikipédia, a enciclopédia livre

Air Flamenco
IATA F4
ICAO WAF
Indicativo de chamada FLAMENCO
Fundada em 1976
Frota 14
Sede Culebra, Porto Rico
Pessoas importantes
  • Ruben Torres Jr
  • Francisco Torres
Sítio oficial flyairflamenco.com

A Air Flamenco é uma companhia aérea de táxi aéreo operada pela Air Charter, Inc., com sede em Culebra, Porto Rico.

História[editar | editar código-fonte]

A Air Flamenco remonta à Flamenco Airways, fundada em 1976 pelo Rubén Torres.[1] A primeira aeronave utilizada foi o Piper Cherokee 6 com voos entre as ilhas de Culebra e Vieques . Seis meses após a operação inicial, eles adquiriram seu primeiro Britten-Norman Islander um bimotor com capacidade para 9 passageiros. Com esta nova aeronave, seus serviços se expandiram com mais rotas de passageiros e serviços postais dos EUA entre as duas ilhas de Vieques e Culebra e a ilha principal de Porto Rico. Nos cinco anos seguintes, a companhia aérea aumentou sua frota para 6 aeronaves, expandindo seus serviços e voos charter nas ilhas do Caribe, incluindo os EUA e as Ilhas Virgens Britânicas. Em 2009, a companhia aérea adquiriu 2 outros Britten Norman Islanders para voos de carga.

A companhia aérea está baseada em 4 locais: Aeroporto Fernando Luis Ribas Dominicci, mais conhecido como o Aeroporto Isla Grande, San Juan; Aeroporto José Aponte de la Torre, Ceiba, Porto Rico; Aeroporto Benjamín Rivera Noriega, Culebra; e o Aeroporto Antonio Rivera Rodríguez, de Vieques. Os destinos atuais são cidades em Porto Rico, nas Ilhas Leeward e na República Dominicana. A Air Flamenco é atualmente a maior operadora da Britten-Norman Islander.

A Air Flamenco voou com uma licença de fretamento aéreo até 2011. A FAA ordenou que a transportadora parasse e desistisse de exceder os requisitos de uma empresa de fretamento aéreo, uma vez que, na verdade, operavam um serviço de transporte aéreo sem licença. Eles foram multados em $ 30.000. Desde então, eles obtiveram uma licença para voar como uma transportadora aérea de serviço aéreo suburbano. A transportadora aérea é uma transportadora aprovada apenas por VFR.

Frota[editar | editar código-fonte]

Britten-Norman Islander II da Air Flamenco no Aeroporto de Virgin Gorda

A frota da Air Flamenco consiste nas seguintes aeronaves:[2]

Frota da Air Flamenco
Aeronaves Quantidade Notas
Britten-Norman Islander 9
Britten-Norman Trislander 1
Shorts Brother 4

Além de serem operados no serviço de passageiros, as versões dos três tipos são voadas na configuração all-cargo pela Flamenco Cargo, uma divisão dd Air Flamenco.[3][4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]