Agência Internacional para as Energias Renováveis – Wikipédia, a enciclopédia livre


Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA)
Agência Internacional para as Energias Renováveis
Tipo Organização intergovernamental
Fundação 2009
Sede Masdar, Emirados Árabes Unidos
Sítio oficial www.irena.org

Agência Internacional para as Energias Renováveis (do inglês: International Renewable Energy Agency; abreviado: IRENA) é uma instituição criada com a finalidade de promover o uso de energias renováveis.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia da formação da IRENA foi apresentada em 1981 na Conferência das Nações Unidas para as Energias Renováveis, realizada em Nairobi.[1] Formalmente criada em 2009, durante a Conferência de Bona, a Agência tem sede em Abu Dhabi e conta, atualmente, com 154 Estados Membros, além de 26 Estados em processo de adesão.

A IRENA tem como principal missão auxiliar e apoiar países na transição para uma matriz energética sustentável, servindo como repositório e disseminador de conhecimento e boas práticas, plataforma de diálogo, e provedora de serviços, ferramentas técnicas, análises e de projetos de cooperação na área de energia renovável.

Em janeiro de 2018, o Brasil deu início ao processo de acessão à IRENA. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o procedimento demonstra a importância que o País "devota às energias renováveis, ao combate à mudança do clima e ao desenvolvimento sustentável, bem como ao engajamento construtivo na governança internacional".[2]

Portugal é um dos setenta e cinco países fundadores desta organização internacional.[3]

Referências

  1. «History of IRENA» (em inglês). Consultado em 18 de Dezembro de 2011 
  2. «Brasil dá início a processo de adesão à IRENA». www.itamaraty.gov.br. Consultado em 20 de janeiro de 2018 
  3. «Portugal é membro fundador da primeira Agência Internacional para as Energias Renováveis». 24 de Janeiro de 2009. Consultado em 18 de Dezembro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre associações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.