Agência Internacional de Energia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Agência Internacional de Energia
Agência Internacional de Energia

  Países membros
  Países associados
  Países que pediram adesão
Tipo Organização intergovernamental
Fundação 4 de abril de 1949 (75 anos)
Sede França Paris
Membros
Línguas oficiais Inglês
Diretora Executiva Adjunta Mary Burce Warlick
Sítio oficial www.iea.org

Agência Internacional de Energia (AIE - em inglês: International Energy Agency - IEA) é uma organização internacional sediada em Paris ligada a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Atua como a orientadora política de assuntos energéticos para seus 30 países membros. Os seus esforços tentam assegurar serem confiáveis, acessíveis para uma energia limpa para os seus cidadãos.

Foi fundada durante a crise do petróleo de 1973 1974. O papel inicial da AIE foi a fim de coordenar as medidas a serem tomadas em tempos da crise do petróleo.[1] Tal como os mercados da energia terem sido alterados, de modo a ter AIE como moderador. O seu mandato foi alargado a incorporar o equilíbrio da política energética: segurança energética, o desenvolvimento económico e a protecção do ambiente.[2] O trabalho corrente debruça - se sobre as políticas das alterações climáticas, mercado de reformas, tecnologias energéticas e a colaboração e proximidade com o resto do mundo, especialmente grandes consumidores e produtores de energia, como a China, Índia, Rússia e países da OPEP.

Com uma equipe de cerca de 190 colaboradores, principalmente especialistas na área da Energia entre os 29 países membros, a AIE realiza um amplo programa de investigação energética, compilação de dados, publicações e divulgação pública da política energética mais recente, análises e recomendações sobre as boas práticas.

Membros[editar | editar código-fonte]

Países Associados[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «IEA Energy Scenarios: Change We Have to Believe In». Allianz Knowledge. 23 de junho de 2008. Consultado em 3 de julho de 2008 
  2. «Environment». OECD/IEA. Consultado em 23 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]