Aeródromo de Pirassununga – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aeródromo de Pirassununga
Antonio Carlos Fávaro
Aeroporto
IATA: *** - ICAO: SDPY
Características
Tipo Público
Administração Municipal
Serve Pirassununga
Desativação ativo
Altitude 595 m (1 952 ft)
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície

1

21 / 03
860  m (2 822 ft)

Aeródromo de Pirasssununga é o aeroporto da cidade de Pirassununga, no interior do estado de São Paulo e é municipal.[1] [2]

SDPY/***

Características[editar | editar código-fonte]

Latitude: 22º 1’ 33’’ S - Longitude: 047º 25’ 8’’ W
Indicação ICAO: SDPY - Horário de funcionamento: diurno
Código de pista: 1 - Tipo de operação: VFR diurno
Temp. média: 20 °C
Distância da Capital (km) - Aérea: 187,2 km - Rodoviária: 206 km
Distância até o centro da cidade: 2,5 km
Endereço: Rua Siqueira Campos, 4609 - Zona Sul

Aeroclube[editar | editar código-fonte]

Histórico[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de Julho de 1942, convidados pelo Senhor Bellarmino Del Nero, na época Prefeito Municipal de Pirassununga, reunira-se, em sua residência, Walfrido de Alcântara e Silva, Emilio Simonetti, Felipe Malaman, Alvarino Bessa, Doutor João Wagmuller, Candido Dias Castejon, Lauro Pozzi e Fernando de Barros Silveira, a fim de deliberarem sobre a fundação, na cidade de Pirassununga, de um Aeroclube com a finalidade de estimular a juventude à prática de voo.

Aos 18 de Setembro de 1942, na residência do Senhor Bellarmino Del Nero em segunda reunião preliminar da comissão organizadora para promover a fundação do Aeroclube, onde ficou resolvido a convocação de uma assembleia na Prefeitura Municipal, a eleição de uma diretoria provisória e uma comissão encarregada de elaborar os estatutos.

Em 22 de setembro de 1942, na sala de seção da Prefeitura Municipal de Pirassununga, realizou-se Assembleia Geral dos interessados na fundação do Aeroclube de Pirassununga, onde foi aprovada a chapa:  Para Presidente Candido Dias Castejon; Vice–Presidente Doutor Lauro Pozzi; Tesoureiro Walfrido de Alcântara e Silva. Esta diretoria tratou da aprovação do estatuto e função da sociedade sempre com a ajuda de Bellarmino Del Nero.

Em 16 de agosto de 1944, reunidos no Clube Pirassununga foi eleita a nova diretoria: Presidente Bellarmino Del Nero, Vice-Presidente Doutor Fernando Costa Filho, Secretario Diogenir Ferreira, Tesoureiro Ernesto Vick, Conselho Fiscal: Doutor João Wegmuller, Eurico Godoy e Farid Elmor. No dia 5 de novembro de 1944, teve início a solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção do hangar.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

O Aeroclube, atualmente, faz parte da história da cidade há mais de 70 anos. Nesse local as pessoas podem realizar o Curso de Piloto privado (PP).

O Aeroclube de Pirassununga é escola de pilotagem aeronáutica, tendo por finalidade principal a formação e treinamento de pilotos civis. Para tanto, obedece o padrão de instrução determinado pela ANAC contando com equipamentos e aeronaves para instrução prática e teórica de seus alunos e pilotos. Os instrutores são credenciados pela ANAC e possuem qualificação. Há ainda a possibilidade de realizar o voo panorâmico e de contratação para filmagens/fotografias aéreas. O local ainda é utilizado como área para a "checagem" de alunos de Cursos de Formação de Pilotos de Helicópteros de outras escolas.

Atualmente, o Aeroclube conta com  uma infraestrutura composta por dois hangares, oficina, uma sala de aula, uma sede social, dependências administrativas, sala de confraternização, pista de 860 x 30 metros, além de uma casa de moradia para Guarda Campo.

No local, em setembro, é realizada a Festa do Aniversário do Aeroclube, com diversas atrações e demonstrações aéreas e terrestres.

No Aeroclube, as aeronaves disponíveis são: Paulistinha CAP-4, Fairchild PT-19, Cessna 152 e Aero Boero AB-180.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]